Driblando as Cores

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje é dia de brincar de bola e desenvolver a atenção e a coordenação dos pequenos!

Neste vídeo vou te ensinar uma brincadeira de coordenação óculo-manual com bola.

Essa brincadeira é divertida, desafiadora, e já adianto que é indicada para crianças a partir dos 6 anos de idade; mas, caso seu filho seja um pouquinho mais novo, isso não o impede de tentar praticá-la.

Vou utilizar uma bola de basquete e algumas formas geométricas de diferentes cores. Você poderá utilizar uma bola de borracha, que seja menor e mais leve que uma bola de basquete.

Durante a atividade, iremos quicar, driblar essa bola; então, antes de começar, certifique-se de que é possível realizar essa ação com a bola que você vai utilizar.

Dê uma olhada na atividade!

Antes de iniciá-la, peça para o seu filho quicar a bola 10 vezes com cada mão. Ele deverá realizar de 3 a 5 séries.

Se ele for capaz de manter o controle quicando a bola sem se deslocar, sem sair do lugar, estará preparado para iniciar a prática da atividade principal.

Coloque as formas geométricas, uma de cada cor, ao redor do seu filho: uma de cada lado e uma na frente dele.

Você dirá o nome de uma das formas geométricas, e ele, rapidamente, deverá dizer a cor dessa forma e quicar a bola 5 vezes sobre a figura e, então, tornar a segurar a bola com ambas as mãos.

Ele deverá utilizar a mão mais próxima da forma geométrica para quicar a bola. Por exemplo, se você disser “quadrado” e o quadrado estiver próximo ao lado direito dele, ele deverá usar a mão direita para quicar a bola sobre o quadrado, após dizer a cor dessa forma geométrica.

Quando você disser o nome da forma geométrica que está à frente dele, ele poderá escolher a mão preferida para quicar a bola sobre essa forma geométrica.

“Quadrado”, “Rosa”, “Triângulo”, “Amarelo”, “Círculo”, “Verde”.

Depois de praticar algumas vezes, em vez de dizer o nome da forma geométrica, diga a cor; então seu filho deverá dizer o nome da forma geométrica e, em seguida, quicar a bola sobre ela 5 vezes.

“Verde”, “ Círculo”, “Amarelo”, “Triângulo”, “Rosa”, “Quadrado”.

Se ele ficar craque nessa atividade, aumente um pouquinho o nível de dificuldade: torne a atividade mais imprevisível. Para deixá-la imprevisível, agora você poderá dizer ora o nome da forma geométrica – e ele terá de responder a cor dessa forma – ora a cor da forma – e ele terá então de dizer o nome da forma geométrica. Ele não saberá, você não terá definido previamente se você dirá o nome da forma geométrica ou a cor dessa forma.

“Quadrado”, “Rosa”, “Amarelo”, Triângulo”, “Círculo”, “Verde”, “Verde”, “Círculo”.

A última variação que quero propor é a seguinte: quicar a bola continuamente de acordo com o comando emitido.

Para essa variação não há uma quantidade predeterminada de batidas da bola sobre a forma geométrica. Você dirá o nome da forma geométrica, ou então a cor, seu filho responderá de acordo com o seu comando e vai começar a quicar a bola. Aí ele não vai parar de quicar a bola até que você fale o nome de outra forma geométrica, ou então outra cor, e ele vai quicando a bola até chegar a essa outra forma geométrica. E assim por diante.

Lembrando que tal variação é um pouquinho mais difícil; para realizá-la com sucesso, seu filho deve estar dominando o drible.

“Quadrado”, “Rosa”, “Verde”, “Círculo”, “Triângulo”, “Amarelo”, “Rosa”, “Quadrado”, “Verde”, “Círculo”, “Triângulo”, “Amarelo”.

Existem diversas outras variações para essa atividade, mas a minha intenção não é esgotar todas as possibilidades. Passei algumas variações para que seu filho comece a se familiarizar com o quicar da bola no solo e que também durante a atividade a mente dele seja “trabalhada”.

Se você acompanha o blog Como Educar seus Filhos e é professor de basquetebol, talvez esse seja um exercício interessante, uma alternativa, para você praticar o drible da modalidade com seus alunos.

É claro que, ao treinar o drible específico do basquete, instruções sobre o posicionamento do tronco, dos membros inferiores – como manter a perna contralateral ligeiramente à frente, esses detalhes técnicos – deverão ser fornecidas pelo professor da modalidade.

A minha intenção aqui foi propor uma atividade divertida e desafiadora, uma atividade manipulativa que contribua para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

Espero que você tenha gostado da dica.

Um abraço e fique com Deus.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *