Duas Brincadeiras com Blocos

Tempo de leitura: 3 minutos

Deixar as crianças brincando sozinhas com os blocos é importante, mas vez ou outra você pode participar da brincadeira e aproveitar para ensinar algumas coisas a elas. Experimente estas brincadeiras nestas férias!

Quando um adulto vê uma criança brincando de blocos, logo pensa: “O futuro desse menino já está garantido, ele será engenheiro!”. A associação mais óbvia é geralmente essa, porém há vários outros benefícios que tal prática pode proporcionar a seus filhos.

Brincar com blocos de madeira, de plástico, blocos magnéticos ou Lego pode ajudar a desenvolver a atenção, a imaginação produtiva, a coordenação motora fina, a coordenação visomotora, a orientação espacial e a capacidade de resolver problemas.

E você também pode incluir os blocos no processo de alfabetização de crianças, por exemplo, tornando as atividades mais divertidas e oferecendo um apoio sensorial para facilitar o aprendizado.

Muito bem. O mais comum é deixar as crianças brincando livremente com os blocos, e não há problema algum nisso. Isso é muito benéfico, pois elas usam a criatividade e aprendem a resolver problemas que admitem mais de uma solução.

Mas há muitas outras formas de brincar com os blocos; e, neste vídeo, apresentarei a você duas delas.

1ª Forma: Introduzindo conceitos básicos (para crianças de 3 a 6 anos).

Uma sugestão é que você entre na brincadeira com a criança e aproveite o momento para interagir verbalmente com o seu filho e usar alguns conceitos básicos, especialmente os conceitos espaciais, usando o contexto para que seu filho os assimile.

Esses são alguns exemplos: pouco, muito, grande, médio, pequeno, alto, baixo, sobre, sob, atrás, na frente, próximo, distante, direita e esquerda, linha reta, curva, vértice, horizontal, vertical e diagonal.

“Vamos fazer uma torre com muitos blocos?”

“Agora uma torre com poucos blocos”

“Filho, coloque o bloco pequeno sobre o bloco grande

“Filho, coloque o bloco amarelo longe do vermelho… e o verde perto do azul”

“Você consegue colocar dois blocos a sua direita e três a sua esquerda?”

“Agora faça um círculo com esses blocos”

“Que tal construirmos uma estrada? A estrada pode começar reta, mas adiante façamos uma curva para a direita.

Como você notou, a atividade não apenas amplia o vocabulário das crianças como também faz com que elas adotem conceitos necessários para compreender as coisas a sua volta, para entender instruções e comandos, por exemplo, e conceitos fundamentais durante a alfabetização e no aprendizado da matemática.

Passemos então para a próxima.

2ª Forma: Aprendendo padrões (para crianças a partir de 3 anos).

Disponha uma seqüência de 3 a 8 blocos, mantendo um determinado padrão, e peça a seu filho para continuar seguindo o padrão. Você pode começar usando um padrão de cores apenas, e deixe que seu filho faça as primeiras tentativas. Se ele não conseguir de maneira alguma, mostre-lhe o padrão desde o início e, então, peça a ele para completar.

Última dica: para tornar a atividade ainda mais desafiadora, faça padrões misturando formas e cores diferentes.

Então é isso!

Espero que você tenha gostado das atividades.

Fique com Deus e até a próxima.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *