Tempo de leitura: 3 minutos
Quando você diz uma frase a uma criança pequena, em geral ela não tem consciência de que essa frase é composta de uma seqüência de unidades que chamamos de palavras. Por falta dessa consciência, ao aprender a escrever, muitas crianças aglutinam palavras, não separando umas das outras (“derepente”, “acasa”, “osmeninos”, “porisso”, etc.). Pode ocorrer também de separarem palavras que não deveriam ser segmentadas (“a inda”, “de pois”, etc.).
Para evitar que seu filho de 3 a 6 anos tenha esse problema no futuro, algumas coisas podem ser feitas. Uma delas é ler sempre em voz alta para ele e adotar o hábito de, vez ou outra, passar o dedo indicador sob as palavras lidas. Assim ele adquirirá, pouco a pouco, a noção de que, na escrita, as palavras são separadas umas das outras por pequenos espaços.
Há também alguns jogos simples que podem ajudar. Abaixo você encontrará dois deles. Eles são indicados para crianças de 3 a 6 anos que ainda não aprenderam a ler e escrever. Mas também podem ser usados, de maneira compensatória, com crianças maiores que ainda aglutinam palavras na escrita.
1. Quantas palavras tem esta frase?
Você vai precisar de:
- botões, tampinhas de garrafa ou feijões
Instruções:
1. Dê a seu filho alguns botões, feijões ou tampinhas de garrafa.
2. Diga a ele: “Filho, vou dizer algumas frases. Uma FRASE é composta de pedacinhos, que chamamos de palavras. Preciso que você me ajude a contar quantas PALAVRAS tem cada uma destas FRASES. Para cada PALAVRA da frase, você vai arrastar um botão (ou feijão, ou tampinha) sobre a mesa (ou sobre o chão).”
3. Dê um ou dois exemplos de como fazer: “Vou dar um exemplo: ‘João foi pescar.’” Pronuncie a frase bem devagar, segmentando cada palavra e, para cada uma, arraste sobre a mesa um botão. Ao final, conte quantos botões foram arrastados e diga: “Veja, a frase ‘João foi pescar’ tem 1, 2, 3 palavras!”
4. Agora repita a mesma frase e peça a seu filho para ele mesmo contar as palavras enquanto você a pronuncia.
5. Comece com frases de 2 ou 3 palavras. Quando a criança já estiver respondendo com muita facilidade, passe para frases maiores.
6. Repita o jogo diariamente até a criança estar bastante segura e acertando o número de palavras sempre ou quase sempre.
2. Passando a bola
Você vai precisar de:
- uma parlenda ou poesia que seu filho conheça bem e que goste de escutar e recitar
- uma bola pequena
Instruções:
1. Convide a criança a sentar-se no chão de frente para você.
2. Recite a poesia ou parlenda escolhida para ela.
3. Repita a recitação, separando bastante umas palavras das outras.
4. Proponha um desafio: “Agora você vai recitar os primeiros versos da poesia (ou parlenda) junto comigo. Mas tem de ser assim: eu digo a primeira palavra e passo a bola para você; você diz a segunda palavra do verso e passa a bola para mim; eu digo a terceira palavra e passo a bola de volta para você e assim por diante. Faremos isso até terminarmos o primeiro verso. Entendeu?”
5. Para que a criança entenda o funcionamento da brincadeira, é interessante fazer algumas demonstrações com a ajuda de outro adulto ou de uma criança mais velha.
Como na fala a separação entre as palavras não é tão fácil de perceber – especialmente quando falamos muito rápido – é importantíssimo que, durante os jogos, você fale pausadamente, sem emendar uma palavra na outra. Mas tome cuidado para não silabar.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.