Tempo de leitura: 4 minutos
É possível que uma criança aprenda a ler apenas ouvindo histórias? Essa é uma pergunta que frequentemente recebemos aqui no blog. Eu respondo a ela neste vídeo.
Hoje quero falar com você a respeito de uma pergunta que freqüentemente é enviada ao blog: “É possível uma criança aprender a ler apenas ouvindo histórias lidas pelos pais em casa?”.
A resposta é não. Definitivamente, a criança não conseguirá aprender a ler apenas ouvindo histórias, porém a leitura em voz alta e a exposição da criança à escuta de histórias constituem o primeiro passo. Digo mais, trata-se do passo decisivo para que ela tenha depois um alto desempenho em leitura e em escrita.
Nós sabemos que um texto é um mapeamento de realidades sonoras da fala. Assim como uma fotografia representa determinada pessoa, determinado ambiente, um texto também representa alguma coisa. Que coisa é essa? Realidades sonoras da fala. Em um primeiro momento, você precisa ter uma experiência auditiva: ouvir sons verbais, sons da fala. Para muitos pedagogos, não funciona assim, porque no Brasil há uma tradição em que o ensino da leitura começa com o treinamento de percepção visual, treinamento de letras, o nome das letras etc. Tudo isso realmente faz parte do processo de alfabetização, no entanto está no lugar e no momento errado. Você não deve começar por aí.
Voltemos à explicação. Em primeiro lugar, portanto, a criança precisa adquirir uma experiência auditiva, ouvindo sons verbais. E não há outra prática senão a da leitura em voz alta, ou leitura partilhada, em que o pai abre um livro e lê em voz alta para o filho histórias, contos, poesias, parlendas etc.
O que nós sabemos sobre os efeitos da leitura partilhada no período pré-escolar? Sabemos que crianças que ouviram histórias nessa fase terão um alto desempenho em leitura e em escrita no momento da alfabetização. Elas compreenderão com mais facilidade os textos a serem decodificados. Além disso, há uma relação indireta entre o tempo de exposição à escuta de histórias na infância e o desempenho das crianças em compreensão textual no 4º ano do Ensino Fundamental I. Veja que dado precioso!
Nós sabemos que crianças que ouvem com freqüência histórias aumentam o vocabulário. Tenho vários casos na escola. Vou contar o caso do filho de um amigo meu; o pai seguiu minhas dicas antes mesmo de eu começar a trabalhar no blog. Hoje o menino tem 4 anos e é muito eloqüente. Ele fala muito bem, tem um vasto vocabulário, e ficamos impressionados com a capacidade lingüística dessa criança. Como isso aconteceu? Muito simples, o pai lia todos os dias histórias para ele.
Então, você precisa fazer o mesmo, entendendo o seguinte esquema. De um lado, temos a leitura partilhada, que é a leitura em voz alta praticada pelos pais, decodificando as palavrinhas de um livro; no outro extremo, há a leitura silenciosa, aquela que se pratica depois da alfabetização, que muitos costumam chamar de leitura mental. Entre esses dois pólos está a leitura em voz alta. A leitura em voz alta será praticada pela criança no momento da alfabetização e é uma excelente transição entre a leitura partilhada, que ocorreu em casa no período pré-escolar ou na escola, e a leitura silenciosa.
O caminho seria então: leitura partilhada (escuta de histórias), leitura em voz alta (realizada pela criança no momento da alfabetização, quando ela aprender a converter grafemas em fonemas) e depois a leitura silenciosa (feita pela criança de forma autônoma). Há uma correlação entre um pólo e outro.
Portanto, a dica que lhes dou é que continuem praticando a leitura em voz alta com os seus filhos, pois, a longo prazo, vocês perceberão os efeitos dessa prática fantástica, que, além de aumentar o desempenho cognitivo das crianças, estabelece laços afetivos entre pais e filhos.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 100.000 famílias!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Link permanente
Olá. Tenho uma filha de 6 anos, e desde que ela era bebê leio para ela todas as noites, e as vezes durante o dia também. Ela já consegue ler em maiúsculas e escrever pequenas frases. Já escreveu um livrinho aos 4 anos. O que mais a encanta é uma boa estória!
P.S. Gosto dos seus vídeos, mas vc poderia ser mais objetivo, ou escrever a dica no blog. Abraços