Tempo de leitura: 4 minutos
O tema de hoje é muito importante para a harmonia familiar. Trata-se da comunicação do casal. Ora, sabemos que existem 10 tipos de anomalias possíveis na comunicação do casal, ou seja, existem 10 coisas que podem atrapalhar uma comunicação transparente e de qualidade, em que o casal consegue comunicar as realidades do coração de um para outro. Hoje vou falar sobre uma dessas anomalias, que é o indiferentismo.
O indiferentismo é uma anomalia da comunicação do casal que faz com que um veja o outro como objeto e não como uma pessoa. Obviamente é muito difícil sermos indiferentes a uma pessoa, pois ela tem todas as qualidades maravilhosas que podem nos surpreender, dar amor e a quem podemos dar amor em troca. Já os objetos, em geral, são para nos servir. Uma caneta serve para a escrita, um celular serve para a comunicação, nós não temos uma relação de responsabilidade com os objetos, ao contrário do que acontece com as pessoas.
O indiferentismo, portanto, acontece quando vemos o outro e quando o outro nos vê como um objeto. Essa anomalia se apresenta quando a rotina, o excesso de familiaridade e a falta de respeito começam a entrar na vida do casal. Isso tudo vai se concretizando, se manifestando, por exemplo, quando um já não gosta mais de ouvir o outro. Quando, por exemplo, alguém do casal vai dizer algo do trabalho e o outro diz: “Não, não vamos misturar o trabalho com as coisas aqui de casa”. Isso é muito esquisito. Nós queremos nos derramar aos outros, ouvir o que o outro tem a nos comunicar.
Uma das formas que encontramos para bloquear o indiferentismo é derramar um olhar para nosso marido, ou nossa esposa, como se quiséssemos ver o que há de pessoa nele. Para que isso aconteça devemos estar atentos e querer ouvir o que o outro quer nos contar, por exemplo, sobre o trabalho, sobre as coisas de casa…
Temos de gostar de ajudar o outro naquilo que parece que é a tarefa do outro. Nas responsabilidades domésticas, nas atividades do lar, por exemplo, ambos devem se ajudar, pois o outro não vive em casa só para servir ou ser um objeto à disposição. Temos de estar muito atentos a isso se quisermos evitar o indiferentismo em nossa vida conjugal.
Para isso é importante quebrarmos os aspectos negativos da rotina. Criarmos oportunidades de estar com a pessoa que amamos: sair para jantar, para passear. Enfim, quebrar um pouco aquela lógica funcional na arrumação da casa, a responsabilidade apenas com os filhos e achar espaços de reencontro do casal. Quebrar a rotina é importantíssimo!
Outra questão bastante importante e que pode ser muito útil é o ato de evitar certas familiaridades. Não devemos ser muito formais com as pessoas que convivem conosco, mas precisamos evitar coisas muito informais, como porcarias quando sentados à mesa ou não se arrumar para o outro e estar sempre meio bagunçado quando a pessoa chega em casa ou quando vamos sair com ela. Ter um certo cuidado no vestir, no agir, no se comportar, sem perder a espontaneidade – evidentemente –, pois a espontaneidade é muito importante para o relacionamento conjugal, mas sem cair no desleixo.
Também é importante não disputar a atenção de nosso marido ou esposa com certos objetos tecnológicos. Por exemplo, o smartphone ou celular que fica em nossa mão, Whatsapp, Facebook, Instagram. Isso é muito incômodo e há muitas crises de comunicação deflagradas porque damos mais atenção a um dispositivo, um objeto, do que à pessoa que está ao nosso lado.
Focar a atenção quando estamos com a pessoa que amamos, que constrói a família conosco é muito importante para evitar o indiferentismo. Nada é pior do que estarmos ao lado de uma pessoa e essa pessoa deixar de nos dar atenção para dar atenção a um objeto. É de extrema importância estar atento aos pontos que elencamos aqui se quisermos qualidade na comunicação conjugal.
Quero convidá-lo para participar da nossa aula no dia 10 de julho, em que falaremos mais sobre Harmonia Familiar e Afetividade Infantil. Vamos trabalhar alguns aspectos da obediência das crianças, além de dicas específicas para que nossos filhos sejam mais obedientes, inteligentes e mais alegres. Basta cadastrar-se e participar da aula.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Para assistir à aula sobre como criar filhos obedientes, tranquilos e felizes, clique aqui: http://bit.ly/2sqdmfz
Link permanente
Excelente!
Link permanente
Excelente!!! Aprendendo a cada dia uma nova lição, show! Muito obrigada Dr. Ítalo.
Link permanente
Excelente assunto abordado…
Parabéns! Dr. Ítalo e a sua equipe.
Link permanente
Excelente conteúdo abordado pelo Dr. Ítalo e sua equipe.