Exercitando as Mãos das Crianças

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste vídeo vou apresentar algumas das inúmeras atividades voltadas ao fortalecimento e à coordenação motora das mãos das crianças. Durante praticamente todo o dia as crianças precisam de mãos fortes e coordenadas para executar as mais diversas atividades e tarefas, como pegar uma escova de dentes, abrir e fechar torneiras, vestir-se, desenhar, pintar, recortar, colar, escrever e assim por diante.

Em casa ou na escola, as mãos das crianças trabalham – e muito – todo santo dia, não é mesmo? Mas nós sabemos que algumas crianças enfrentam dificuldades ao resolver tarefas domésticas ou escolares consideradas simples. Qual a tendência dessas crianças? É a de evitar tais tarefas ou simplesmente solicitar a todo instante a ajuda dos pais ou professores para resolvê-las, o que as torna, dia após dia, cada vez mais dependentes.

A recusa das crianças em executar essas atividades de forma autônoma pode parecer um problema comportamental. Mas pare para pensar um pouquinho: se seu filho não executa atividades que exijam uma destreza manual que ele não possui, podemos encarar isso como um problema comportamental? Ou como uma simples limitação motora? É evidente que, na maioria das vezes, estamos diante de uma limitação motora que, caso não seja corrigida, pode ter um impacto negativo no dia-a-dia da criança, afetando a sua confiança e o desenvolvimento da sua autonomia e independência.

A seguir apresentarei alguns dos inúmeros exercícios voltados ao fortalecimento e à coordenação das mãos das crianças.

1) Pente. Peça para seu filho entrelaçar os dedos de uma mão com os dedos da outra (exemplo no vídeo) e em seguida ele estenderá ora os dedos da mão direita, ora os da mão esquerda, como se fossem um pente. Ele pode fazer isso várias vezes.

2) Fortalecendo os dedos. Peça para seu filho estender os dedos indicador e médio da mão esquerda e com a mão direita ele vai apertar e puxar esses dedos, várias vezes.

3) Garras de tigre. Seu filho terá de estender os dedos e flexioná-los. Ele poderá fazer isso várias vezes.

4) Escada. Trata-se de um exercício de que as crianças gostam muito e que vai exigir delas muita concentração. Peça para seu filho estender o polegar da mão direita e em seguida posicionar o polegar da mão esquerda sobre o polegar da mão direita. Peça para ele fazer o mesmo com o dedo indicador e assim por diante, até chegar ao último degrau, ao topo da escada.

5) Aranha rastejante. (Demonstrado no vídeo)

6) Esconde-esconde. (Demonstrado no vídeo)

São esses os exercícios de fortalecimento e coordenação das mãos que eu reservei para hoje. É claro que existem outros, até mesmo para a coordenação dos ombros e dos braços, mas essa é outra história.

Para encerrar, gostaria de fazer um convite a você que está preocupado com a educação de seus filhos. Do dia 11 ao dia 15 de setembro o blog Como Educar seus Filhos promoverá a 8ª Jornada da Alfabetização em Casa, um evento online e totalmente gratuito, no qual transmitirei a você dicas simples, práticas e divertidas para que você introduza seus filhos de maneira segura no universo da alfabetização. Para participar basta cadastrar o seu e-mail.

Então é isso, fiquem com Deus e até a próxima.


Participe da 8ª Jornada da Alfabetização em Casa. Cadastre-se e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 100.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

1 comentário


  1. GOSTARIA DE EXEMPLOS A SEREM TRABALHADOS COM CRIANÇAS DE 3 ANOS. OBG.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *