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Você já teve um diário de viagem quando criança? Seu filho já fez um?
Os diários são uma ótima forma de guardar as recordações de uma viagem em família. Para as crianças alfabetizadas, eles oferecem uma oportunidade de exercitar a escrita, assim como de treinar a narração de experiências vivenciadas e a descrição de objetos, pessoas, locais e paisagens. A expectativa de registrar os momentos no diário serve também de incentivo para que as crianças fiquem mais atentas a tudo a seu redor – isso geralmente aguça-lhes o espírito observador e a atenção aos detalhes. O hábito pode ser cultivado desde cedo: os que ainda não escrevem são capazes de comunicar suas experiências por meio de desenhos ou oralmente.
Além disso, se porventura vocês estiverem em um restaurante aguardando um prato que nunca chega ou se por desventura o carro quebrar na estrada e for preciso esperar o reboque, escrever sobre o dia (ou ilustrá-lo com desenhos) manterá as crianças ocupadas e calmas por algum tempo.
Como fazer um diário de viagem
Antes da viagem, compre um caderno pequeno. Ele pode ser bem simples, ficando a ornamentação por conta da criança. Cole um envelope no verso da capa ou da contracapa. Ali poderão ser armazenadas coisas para colar mais tarde no diário: postais, ingressos, bilhetes de viagem, mapas, etiquetas de bagagem, folhas e flores secas, penas, adesivos, etc. É bastante útil levar, para cada criança, uma pasta plástica fina contendo o caderno, lápis de cor, canetas, giz de cera, cola, tesoura e fita dupla-face.
Desenhe ou imprima um mapa do trajeto que farão até o destino. Ajude a criança a colá-lo no caderno. Na ida e na volta, quando é comum os filhos ficarem entediados ou ansiosos, além de entretê-los com as atividades que indicamos aqui, use o mapa para indicar, de tempos em tempos, em que parte do caminho vocês estão. Se a criança souber escrever, poderá anotar ali os nomes de algumas cidades (ou países) por onde vocês passarem.
O que registrar
Ao longo da viagem, incentive seu filho a colocar no papel os episódios que se desenrolarem. A começar pelos preparativos mais ou menos caóticos que geralmente antecedem a viagem propriamente dita. Que divertido será recordar a mala esquecida em cima da mesa, a pressa do pai, o zelo exagerado da mãe, pondo nas malas roupas para um mês e remédios para quase todas as doenças conhecidas…
Chegando ao destino, motive seus filhos a levarem sempre o diário consigo para redigir – quando surgir oportunidade – os acontecimentos curiosos, engraçados e marcantes (e mesmo os mais triviais) em forma de narrativa e a trabalharem a descrição de paisagens, objetos e pessoas. Os menores, ainda não alfabetizados, podem fazê-lo por meio de desenhos, pinturas ou colagens.
Se viajarem para um lugar com fauna e flora ricas, vale a pena reservar uma parte do diário para as observações da natureza: colagens de folhas e flores secas, descrições e rascunhos de plantas e animais, fotos de pássaros, etc.
Dando uma mãozinha para as crianças
Nem todas as crianças se empolgam com o diário, nem todas desejam fervorosamente relatar cada pormenor da viagem. E, ao final de um longo dia, escrever (ou ilustrar) o que se passou é cansativo para qualquer um, principalmente para uma criança. Por isso, é importante motivá-las e dar-lhes algumas orientações e sugestões.
Os pais podem fazer perguntas orais ou redigi-las previamente no diário para que os filhos as respondam. As perguntas devem obviamente adequar-se à idade deles.
- Como se chama a cidade onde estamos?
- Que lugares visitamos?
- Como estava o tempo? Choveu muito? Ou o sol estava tão quente que era impossível ficar fora da água?
- Como é o lugar onde estamos dormindo?
- Do que você mais gostou no dia de hoje? (uma comida, um lugar, a companhia de alguém)
- Do que não gostou?
- O que comeu?
- Ouviu alguma história sobre o lugar que visitou? Qual?
- Aconteceu algo engraçado/estranho/incomum?
- Viu alguma coisa, pessoa ou animal interessante/estranho?
- Notou algo diferente do que está acostumado a ver em nossa cidade?
- Cite 3 palavras para descrever o dia de hoje.
- Aprendeu alguma palavra nova hoje?
Mas não deixe que esses incentivos transformem-se em cobranças; tampouco ceda à tentação de ditar à criança o que escrever ou dizer-lhe sempre o que desenhar.
Para quem não vai viajar…
Se vocês vão ficar em casa enquanto os conhecidos estão se divertindo na praia, na cachoeira ou na roça, um diário de férias pode ser feito ainda assim. Seja turista em sua própria cidade e incentive seus filhos a registrarem os passeios. Leve as crianças para conhecer parques e praças (em sua cidade ou nos arredores) aos quais nunca foram, visitem museus interessantes, façam um passeio usando um meio de transporte que não costumam utilizar no dia-a-dia, tirem fotos, tomem um sorvete, guardem bilhetes e folders. Mesmo sem viajar, elas gostarão de escrever sobre (ou desenhar) as experiências vivenciadas nessas férias e, mais tarde, de relembrá-las.
Um diário para ouvir
Outra opção para as crianças menores (de 2 a 5 anos) é registrar suas impressões com um gravador – ou com um aplicativo para celular com essa função. Como têm um vocabulário menor e um conhecimento mais restrito das estruturas sintáticas, elas terão mais dificuldade para se expressar. Portanto, ao longo da viagem, mostre-lhes a todo o tempo as coisas, pessoas e lugares e nomeie-os. Converse sobre os lugares por onde estão passando, conte-lhes detalhes históricos, aproveite cada momento para enriquecer o vocabulário e o imaginário deles e para praticar a modelagem da linguagem. Absorvidas as informações, faça algumas perguntas que os motivem a falar sobre aquilo que vivenciaram durante a viagem.
Não raro os mais pequeninos deixam-nos perplexos quando soltam de súbito observações perspicazes, descrições minuciosas e as mais deliciosas criações da imaginação infantil. Elas nos pegam de surpresa e costumam vir sempre quando não estamos gravando; mas nós as registramos com gosto em nossos próprios diários.
Ao voltar da viagem, tire fotos do diário de seu filho e compartilhe conosco nas redes sociais. Sua experiência pode inspirar muitos outros pais!
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