Incrementando a Brincadeira de Corda

Tempo de leitura: 3 minutos

Sem idéia de atividades físicas para fazer com seu filho de 3 a 10 anos? Confira esta!

Existe uma infinidade de brincadeiras possíveis de se praticar com uma corda, não é verdade? Eu já me diverti muito com as brincadeiras que pratiquei com corda, na minha infância. E a brincadeira que vou apresentar para você hoje é uma delas.

É uma brincadeira tradicional, não sei se tem um nome específico, mas vou chamá-la de passa-corda.

Você vai precisar de uma corda de aproximadamente 2 ou 3 metros de comprimento e um local para amarrar uma das extremidades dessa corda. No primeiro momento, amarre a corda mais ou menos na altura das crianças que vão participar da brincadeira. Segure a outra extremidade da corda, mantendo-a esticada, e solicite que as crianças passem por baixo da corda, em pé mesmo, deslocando-se e andando, mas sem tocarem na corda.

É claro que no começo da brincadeira os participantes vão achá-la um pouco fácil; então a cada passagem você vai ajustar a altura da corda, aproximando-a cada vez mais do solo.

Dessa forma você estará aumentando a dificuldade da brincadeira, forçando os participantes a ajustarem a forma de deslocamento para conseguir concluir bem a atividade sem tocar nenhuma parte do corpo na corda.

Não instrua as crianças sobre como elas devem se deslocar, se com as mãos e os pés no solo, conforme o nível de dificuldade aumenta. Não! Deixe que elas descubram por si próprias qual a melhor forma de se deslocar para concluir a atividade: passar por baixo da corda sem tocá-la.

Esse aumento da dificuldade, conforme você vai baixando a altura da corda, desperta muito o interesse das crianças pela brincadeira. Caso as crianças consigam “zerar” o jogo, ou seja, caso elas consigam se rastejar, que é a única forma de elas se deslocarem para passar debaixo da corda, você pode reiniciar a brincadeira, agora instruindo-as sobre a forma de deslocamento.

Quero propor para você 7 maneiras de se deslocar por baixo da corda sem tocá-la.

Deslocamento 1: andando.

Deslocamento 2: andando agachado.

Deslocamento 3: andando em 4 apoios, ou caminhada de urso, com mãos e pés no solo.

Deslocamento 4: caminhada de caranguejo.

Deslocamento 5: deslocamento com os cotovelos no solo.

Deslocamento 6: rastejando de barriga para baixo.

Deslocamento 7: rastejando de barriga para cima.

O deslocamento com os cotovelos no chão é o mais desafiador. Caso seu filho, ou as crianças que estão participando da brincadeira, não consiga se deslocar dessa forma, não há problema algum, é natural. Então passe para os próximos deslocamentos.

Excelente! Essa é a maneira tradicional de brincar de passa-corda, com alguns deslocamentos que eu incluí para aumentar a consciência e o domínio corporal das crianças.

Agora vou mostrar para você uma maneira de variar essa brincadeira, para deixá-la ainda mais dinâmica, desafiadora e divertida.

Dos 7 deslocamentos que sugeri, utilizaremos agora apenas 4 deles.

Em vez de apenas se deslocar para passar por baixo da corda, a criança deverá se deslocar equilibrando um objeto em uma parte do corpo.

Então…

Deslocamento 1: andando equilibrando um objeto na cabeça.

Deslocamento 2: andando agachado equilibrando um objeto na cabeça.

Deslocamento 3: deslocamento em caranguejo equilibrando um objeto sobre a barriga.

Deslocamento 4: rastejando equilibrando um objeto sobre as costas.

O objeto que vou utilizar é um par de luvas dobradinho, enroladinho; mas você pode usar o objeto que você quiser, que tenha disponível aí na sua casa, que seja possível de equilibrar na cabeça, nas costas ou na barriga.

Tenho certeza de que essa é uma brincadeira que vai entreter as crianças por alguns bons minutos e ainda contribuir para o desenvolvimento delas.

Espero que você tenha gostado da dica.

Um abraço e fique com Deus.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *