Tempo de leitura: 5 minutos
Se seu filho lê com fluência, mas tem dificuldade em compreensão textual, não deixe de assistir a este vídeo.
Saiba quais habilidades lingüísticas ele tem de adquirir, antes mesmo da alfabetização formal, para no futuro compreender textos com facilidade.
Há algum tempo eu gravei um vídeo falando sobre o caso de uma menina que compreende o que ouve mas não o que lê. Nesse vídeo eu dei a seguinte dica: treine com essa criança as técnicas de decodificação para que ela comece a identificar automaticamente palavras, aumentando a velocidade e a precisão na leitura, conseqüentemente a levando à compreensão textual. Porém há um caso muito peculiar, que é o de crianças que reconhecem automaticamente as palavras, lêem com fluência, porém não compreendem textos. Por que isso acontece? Porque antes da alfabetização formal, aquela que acontece na escola ou até mesmo em casa, as crianças precisam adquirir habilidades lingüísticas que serão fundamentais para a futura compreensão textual. Quais são essas habilidades de linguagem oral que as crianças precisam adquirir para que no futuro compreendam textos com facilidade? São várias as habilidades, por isso vou destacar as principais.
A primeira é um bom vocabulário, ter um conhecimento semântico. As crianças precisam ter o foco no significado das palavras. Você pode aumentar o vocabulário de seus filhos, por exemplo, durante a leitura em voz alta, naquele momento em que a criança faz uma pergunta sobre o significado de alguma palavra. Por exemplo, eu indiquei o livro ”As aventuras de Pedro Coelho” e, na primeira história, fala-se que “Pedro é um coelho travesso”, meu filho Francesco perguntou: “O que é travesso?”. Eu expliquei para ele e hoje, em vez de perguntar se ele fez bagunça, eu pergunto: “Filho, você fez travessuras hoje?”. Em uma das conversas que tive com o professor Luiz, ele me passou a seguinte estatística: nos livros infantis nós encontramos 50% a mais de palavras raras do que nas conversações travadas entre universitários. Isso em uma pesquisa feita nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, certamente, livro infantil só tem palavra rara para os universitários.
Além do conhecimento semântico e do vocabulário, as crianças precisam de um conhecimento sintático. Fique tranqüilo, seu filho não precisará fazer análise sintática, nada disso. As crianças expostas à escuta de sons verbais começarão a perceber a repetição de certos padrões. Por exemplo, ela percebe que com freqüência os adjetivos vem depois dos substantivos. Tudo isso a criança adquire naturalmente por meio da exposição a sons verbais, por meio da escuta de histórias, e assim por diante.
Outra habilidade importante é a da memória auditiva de curto prazo. Ela dará à criança, por exemplo, condições de narrar uma história que ouviu, resgatar a seqüência dos fatos. Tudo isso tem impacto em compreensão textual, pois crianças com boa memória são capazes de relacionar informações verbais, fazer inferências e, por conseguinte, compreender o que estão ouvindo e aquilo que lerão.
São várias as habilidades, citei aqui as principais. Quero destacar aqui que há uma correlação entre o desempenho das crianças em linguagem oral e em sua futura compreensão textual. Uma criança pode ser alfabetizada de modo correto, mas, infelizmente, não conseguirá compreender textos por falta de vocabulário, conhecimento sintático, memória fonológica e tantas outras habilidades que precisa adquirir em casa.
Por que eu digo que elas precisam adquirir tais habilidades em casa? Porque nossas escolas não estão cumprindo com seu papel. Então, cabe aos pais promover essa estimulação, pois há períodos críticos para que isso aconteça. É possível entrar em uma discussão sobre quando introduzir as crianças no universo da alfabetização, se aos 5, 6 ou 7 anos, há argumentos de toda ordem. A aquisição dessas estruturas lingüísticas, porém, não pode acontecer em qualquer momento. Uma das principais funções do blog é justamente dar aos pais condições para que eles promovam em casa a estimulação que é a base da futura compreensão textual.
Se você quer proporcionar ao seu filho atividades para promover uma boa compreensão auditiva, não deixe de acompanhar a próxima Jornada da Alfabetização em Casa. Na Jornada vou transmitir dicas muito práticas para que você transforme seu filho não só em um bom ouvinte, como também o introduza corretamente no universo da alfabetização formal. Exatamente! Exercícios práticos, simples e eficazes para que seu filho comece a ler o quanto antes as primeiras palavras.
No próximo vídeo farei uma indicação de livro e também darei algumas dicas para que você promova em sua casa atividades voltadas à aquisição de algumas dessas habilidades que apresentei nesse vídeo. Por hoje é isso, fiquem com Deus e até a próxima.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Professor, li um livro para meu filho na semana retrasada que gostei muito. Muitas palavras pouco ditas no dia a dia.
Bem o que o professor Luis falou.
O livro se chama O Coral dos Bichos da autora Tatiana Belinky.
Se não conhece, espero que goste.
Abraço
Luciano Muselli