Lendo para Crianças Agitadas

Tempo de leitura: 5 minutos

Para algumas crianças, permanecer sentada e em silêncio para ouvir uma história é uma tarefa muito difícil e entediante. Há crianças que simplesmente não conseguem fazê-lo! Isso pode acontecer por uma série de fatores: por excesso de estimulação, por influência de adultos também agitados – sempre a correr e com dificuldades similares para se concentrar em uma atividade -, por falta de consciência corporal e de noção de como controlar seus movimentos, por temperamento ou por uma combinação de alguns desses fatores.

Já demos algumas dicas no blog sobre como proceder nesses casos, mas hoje trouxemos uma lista maior para os pais que ainda estão lutando para conquistar a atenção dos filhos.

DICAS PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES

  1. Prepare o ambiente. Muitas vezes o ambiente no qual as crianças estão é responsável pela agitação delas. Portanto, a primeira coisa a fazer é escolher um ambiente calmo, tranqüilo, com poucos objetos ao alcance – um ambiente favorável à concentração e à atenção.
  1. Evite excesso de estimulação logo antes da leitura. Quando você tira uma criança da frente da T.V., do computador ou do vídeo-game e lê para ela logo em seguida, ela dificilmente ficará quieta!
  1. Experimente ler em momentos diferentes do dia. Toda criança tem um ou outro momento do dia em que está mais propensa à concentração. Faça um teste. Leia em momentos diferentes do dia e veja em quais deles seu filho fica mais atento. Vale também escolher repertórios diferentes para horários diferentes. Tente, por exemplo, ler poesias e parlendas pela manhã, quando as crianças ainda estão descansadas, e histórias na hora de dormir, quando elas geralmente querem ficar um pouco mais de tempo acordadas.
  1. Insira a leitura na rotina da família. Depois de testar ler em vários momentos do dia, estabeleça um ou dois horários fixos para a leitura em voz alta: assim a criança saberá o que esperar e ficará ansiosa pela chegada da hora de ouvir histórias. Leia diariamente para criar o hábito! Depois de algumas semanas, você verá que as crianças ficarão mais calmas. No começo, quando os pais introduzem a prática da leitura em voz alta, às vezes as crianças têm resistência. Mas com o passar do tempo a tendência é aumentar o tempo de exposição à escuta de histórias. As crianças podem começar ouvindo de 2 a 5 minutos, passar a escutar por 10 minutos, até chegarem a desejar ouvir histórias por horas!
  1. Verifique se a criança está bem alimentada e descansada. Se a criança tem fome ou sono, isso poderá atrapalhar a atenção. Um bebê com a fralda cheia também tende a ficar inquieto.

DICAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS

  1. Dê-lhe um objeto para manipular. Escolha um objeto que não faça barulho nem bagunça – esqueça os brinquedos musicais! – e deixe-a brincar com ele. Isso não a impedirá de absorver o que escuta.
  1. Deixe-o manipular o livro vez ou outra. Permita que a criança manipule o livro por algum tempo e então retome a leitura. Esses primeiros contatos servem para criar familiaridade: assim seu bebê aprenderá a passar as páginas, a apreciar as imagens, a segurá-lo da maneira correta…
  1. Aplique a técnica Pam Pam Pam. O prof. Carlos Nadalim falou neste vídeo que cantar uma melodia em determinados momentos permite à criança um tempo maior para apreciar as ilustrações de um livro.

Quer saber mais sobre como ler para um bebê? Leia este artigo.

DICAS PARA CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS

  1. “Normalize” a criança antes de começar. Convide a criança a praticar atividades de vida prática ou faça a “Lição do silêncio” antes de iniciar a leitura. Elas ajudarão a criança a se concentrar, a adquirir consciência corporal, a coordenar seus movimentos e a controlar a própria vontade.
  1. Deixe-a com as mãos ocupadas. Ela pode colorir um desenho relacionado à história que está sendo lida, desenhar uma cena ou mesmo fazer um desenho livre. Brincar com massinha durante a escuta de histórias também é uma boa opção para deixá-la mais relaxada. Mas se seu filho se distrair demais a ponto de deixar de prestar atenção à leitura, tente outra solução.
  1. Experimente fazer leituras curtas durante as refeições. Algumas famílias mantêm a prática de fazer breves leituras em voz alta durante uma refeição do dia. Experimente ler poesias no café da manhã ou fazer uma leitura espiritual ou de um salmo durante os primeiros minutos do almoço. Se você tem filhos com leitura fluente, pergunte-lhes se eles gostariam de ler um pouco para a família.
  1. Tenha uma boa variedade de livros em casa. Se você tem livros de vários gêneros e temas diferentes, a chance de seu filho se encantar por um é muito maior! Tenha em casa livros de literatura (poesia e prosa), biografias, livros com muitas ilustrações, mas também livros de ciências, história, enciclopédias e bons dicionários ilustrados.
  1. Aproveite as curiosidades dos pequenos. Se a menina adora princesas, leia contos de fadas protagonizados por elas. Se o menino está obcecado por insetos, procure um bom livro sobre o assunto, com belas imagens. Toda criança salta de um interesse a outro: num ano está encantada com dinossauros, no seguinte só pensa em bombeiros, no outro gostaria de ser um cavaleiro… Há também os entusiastas de vulcões, vacas, palhaços, dragões, esportes, piratas, fadas, heróis, aventuras no mar… Fique atento e aproveite essas oportunidades para ler para as crianças!

E você? O que faz para atrair a atenção de um pequeno – e agitado – futuro leitor?


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

5 Comentários


  1. Olá Prof. Carlos; tenho acompanhado suas publicações e gostaria de pedir sua ajuda para alfabetizar meu neto que é hiperativo, ele está no 3º ano do ensino fundamental e ainda não sabe ler, e escreve com letras de forma; ele tem muita vontade de aprender é dedicado, mas eu tenho dificuldade de passar para ele por ele ser agitado,pode nos ajudar? Obrigado

    Responder

  2. Olá, prof. Carlos! Gostei bastante de seus artigos, mas gostaria de saber se o sr. teria dicas para estimular a leitura de crianças com TDAH, e com sérias dificuldades em leitura. Tenho um filho de 11 anos nesta situação e penso que as dicas já publicadas não se aplicam a ele devido a sua idade… Pode ajudar?

    Responder

  3. Muito interessante a leitura junto às refeições… até então não tinha pensado nesta situação. Obrigada.

    Responder

    1. Excelente, gostaria de participar de um seminário sobre o assunto, Valter

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *