Maneiras Divertidas de Aproveitar um Dia Chuvoso com as Crianças

Tempo de leitura: 7 minutos

Correr de um lado para o outro no parque, fazer castelos na caixa de areia, subir e descer o escorregador até cansar. Se em dias ensolarados é muito fácil entreter as crianças fazendo com que gastem bastante energia fora de casa, os dias chuvosos podem ser um verdadeiro desafio para evitar que elas fiquem irritadas dentro de casa.

Se você já passou por essa dificuldade, saiba que os dias chuvosos podem ser boas oportunidades para reunir a família e jogar um bom jogo de tabuleiro, para ler histórias em voz alta, dançar, organizar as fotografias ou fazer um bolo gostoso. Quer mais?  

Reunimos aqui várias maneiras divertidas de aproveitar um dia chuvoso com as crianças.

1. Recordar é viver. Chame as crianças para ajudarem a organizar as fotografias que ficam espalhadas pelas gavetas, colocando-as em álbuns. Espalhe as fotos no chão da sala e aproveite para relembrar bons momentos do passado e mostrar parentes, amigos e lugares para as crianças enquanto vocês organizam as fotos.

2. Teia de aranha. Faça uma teia gigante de barbante ou lã no corredor de casa, deixando alguns espaços para as crianças poderem passar por eles. Prenda as pontas do barbante na parede usando fita crepe. Agora deixe as crianças se virarem para atravessar o corredor. Às mais velhas, pode-se desafiar a não encostarem nos fios.

3. Brinquedos educativos e jogos de tabuleiro. Tenha em casa bons jogos de tabuleiro e brinquedos educativos. Além de divertir, eles promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças. Pega varetas, Cilada, Resposta Mágica, Lince, Imagem e Ação, Academia, Senha, Damas, Xadrez, são muitas as opções! Veja algumas sugestões aqui.

4. Andar na linha. Crianças adoram andar sobre linhas: rachaduras na calçada, muretas de pedra, cordas ou mangueiras. Ao andar sobre linhas seu filho está trabalhando equilíbrio, coordenação óculo-pedal, foco e concentração. Crie linhas no chão de casa com fita crepe ou barbante e oriente a criança a andar sobre elas mantendo os pés alinhados.

5. Atividades de vida prática. Reduza a agitação das crianças e treine seu autocontrole com atividades da vida prática. Para começar, misture em uma tigela um punhado de feijões claros e escuros e peça para seu filho separá-los com a ajuda de uma pinça. Uma atividade simples, mas que exige concentração e coordenação motora fina. Confira outras atividades de vida prática aqui.

6. Tangram e quebra-cabeça. Tire os quebra-cabeças e tangrams do armário e libere a mesa da sala para as crianças!

7. “Fui às compras”. Faça uma lista de itens e então comece a brincadeira. Diga, por exemplo: “Fui às compras e comprei uma maçã”. O próximo membro da família deve repetir o item anterior e adicionar mais um à lista, assim: “Fui às compras e comprei maçã e pera”. Exercite a memória auditiva do seu filho com esta brincadeira simples e divertida.

8. Contação de histórias. Dia chuvoso é perfeito para ficar enroladinho no cobertor. Mas, ao invés de ligar a tevê, que tal promover uma sessão de contação de histórias? Uma boa dica é contar uma história de sua infância, uma aventura que você já viveu ou a história de como a família de vocês começou. Neste artigo, há uma série de dicas para ler e contar histórias. Confira.

9. Projetos criativos com caixas de papelão. Caixa de papelão é um artigo super versátil, bom para aguçar a imaginação e a criatividade. Usando cola, tesoura, fita crepe e tinta, crie junto com as crianças castelos, casas, carros, pistas de corrida, navios…

10. Caça ao tesouro. Coloque dentro de uma caixa um objeto que sirva de tesouro: pode ser um brinquedo, um relógio de brinquedo, um livro, uma cartela de adesivos… Então, esconda a caixa. Crie uma sequência de pistas que os pequenos deverão seguir para encontrar o tesouro e esconda-as pela casa. Essa atividade pede um pouco de tempo na preparação, mas garante boas horas de diversão.

11. Uma caixa de areia e um mundo em miniatura. Forre o chão com jornal ou plástico. Forre uma caixa de plástico grande com areia, pedriscos e folhas e aguce a imaginação e os sentidos das crianças. Você pode voltar ao tempo jurássico, usando uma variedade de miniaturas de dinossauros para incrementar o cenário. Ou ainda criar uma floresta repleta de animais selvagens.

12. Cabaninha. Que criança não adora brincar de cabaninha? Coloque cobertores e almofadas no chão, enfileire as cadeiras com o assento virado para fora em ambas as laterais do cobertor. Cubra as cadeiras com lençóis. Prenda os lençóis sobre a cadeira usando prendedores de roupa. Sua cabana está pronta! Lembre de levar uma lanterna lá para dentro e aproveite para ler em voz alta para as crianças.  

13. Dançar. Faça uma seleção de músicas de diferentes estilos e dance junto com as crianças, fazendo com que elas se movimentem ao som da música. Dancem devagar e rápido, marchem, imitem os movimentos de uma bailarina, criem uma coreografia…

14. Atividades artísticas. Reúna retalhos de papéis, cola, tesoura, lantejoulas, tinta e pincel para fazer colagens e pinturas. Outra dica é criar novos brinquedos usando rolos de papel higiênico, tampa de garrafa, palitos de sorvete e potes de iogurte como matéria-prima.

15. Festa à fantasia. Não precisa ser carnaval para tirar do armário alguma fantasia. Em um dia chuvoso, que tal  fazer uma festa divertida com os pequenos, deixando que eles usem as roupas de seus heróis prediletos ou então vistam as roupas do papai e da mamãe? Para terminar, façam um desfile.

16. Circuito. Trabalhe a consciência corporal e a coordenação motora dos pequenos montando um circuito. Use cadeiras, a mesa, o sofá. Oriente que eles passem, por exemplo, por baixo da mesa, por cima de uma cadeira, depois por baixo de outra e assim por diante. Se você tiver um sofá cujas almofadas possam ser retiradas, use-as como rampa e trampolim para os pequenos subirem e descerem.

17. Dia de chuva combina com bolo. Estimular o interesse das crianças pela cozinha é uma oportunidade para aguçar seu paladar e introduzir novos alimentos e temperos ao cardápio, principalmente, para aquelas que comem uma variedade muito pequena de alimentos. Além disso, aprende-se e muito com uma simples receita de bolo. Primeiro, leia a receita em voz alta. Depois, peça ajuda das crianças para separar os ingredientes, instruindo detalhadamente como fazer tudo. Para as crianças menores, essa é uma atividade sensorial deliciosa. Deixe-os se lambuzarem misturando os ingredientes com a colher de pau.

Essas foram apenas algumas sugestões. Mas é bom lembrar que as crianças também precisam de tempo ocioso. E os dias de chuva são maravilhosos para isso. Quando aparentemente não têm nada para fazer, as próprias crianças são desafiadas a inventar suas próprias brincadeiras, a pensar em maneiras criativas de ocupar o tempo. Nesses momentos elas se lembram daquele brinquedo velho e esquecido no armário ou insistem para as deixarmos usar as canetinhas novas. E muitas vezes – acredite – chegam a se oferecer para ajudar os pais em alguma tarefa doméstica. Portanto, não se desespere para encher seu filho de atividades.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *