Mão na Massa!

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem resiste a um punhado macio e colorido de massinha de modelar? Todas as crianças adoram. A massa de modelar é um material muito versátil. Além de divertir, seu manuseio traz uma série de benefícios para as crianças: desenvolve a coordenação motora fina; desenvolve a coordenação visomotora e a integração bilateral; é um exercício para a concentração; acalma as crianças mais agitadas e estimula a criatividade.

Dê um pouco de massinha para seu filho, alguns acessórios, uma ou outra orientação e deixe-o brincar à vontade! Crianças acima de 2 anos  já são capazes de manusear a massa de modelar com a devida supervisão. Mas se seu filho ainda leva muito as coisas à boca, é melhor esperar um pouco.

Explore as múltiplas possibilidades da massa de modelar

1. Aos pequenos, é interessante mostrar  algumas formas de explorar as possibilidades da massinha. Diga: “Vamos fazer três bolinhas de massinha vermelha?”. Então separe um pedaço de massa e peça para seu filho fazer o mesmo. Role a massinha entre as palmas das mãos até formar uma bola, mostrando como se faz o movimento. Peça para a criança repetir.

2. Desafie a criança a fazer determinadas esculturas com a massa segundo algumas instruções. Esses exercícios servirão para exercitar os músculos das mãos e dos dedos, para treinar a atenção aos comandos e a memória auditiva. Exemplos: “Faça uma bola azul pequena e depois uma bola vermelha grande”, “Faça um rolinho bem fino usando apenas o polegar e o indicador”, “Faça uma minhoca rolando a massa com as palmas das mãos”.

3.cortadores de biscoito para a criança cortar a massa em diferentes formatos.

4. Peça para a criança colocar uma quantidade boa de massa nas mãos.  Então diga para ela fechar as mãos apertando com toda a força até a massinha começar a escapar entre os dedos. Junte a massa e comece tudo de novo trabalhando a força das mãos!

5. Com uma tesoura de plástico, a criança poderá cortar pedaços de massinha e assim treinar o uso da tesoura. Algo similar pode ser feito com uma faca de plástico ou espátula.

6. Oriente seu filho a rolar a massa sobre a mesa com o auxílio de um rolo de massa. O movimento de vai e vem fortalece os músculos das mãos  e dos antebraços.

7. Com o tempo e aperfeiçoamento da motricidade fina, as crianças vão aprendendo a usar a massa para dar forma a frutas, animais, figuras humanas, etc. Mas você pode dar uma mãozinha, mostrando como fazer algumas dessas esculturas.

8. Dê botões, conchas, pedrinhas, palitos de sorvete, plástico bolha, blocos de montar, pentes, garfos e outros objetos com texturas e formatos diferentes para a criança pressioná-los sobre a massa e observar as texturas diferentes que ali são gravadas.

9. A massinha também pode ser usada para confeccionar as letras do alfabeto e os números.

Como fazer a sua própria massa de modelar?

Agora que você já viu os benefícios que a massa de modelar proporcionam às crianças, desenvolvendo suas habilidades motoras e cognitivas, é hora de colocar, literalmente, as mãos na massa. Se não tiver massa de modelar em casa, aproveite a oportunidade para fazer sua própria receita com as crianças.

Ah, e não deixe que o medo da sujeira levem você a proibir a criança de brincar de massinha. Prepare o local antes, forrando o chão ou a mesa com plástico. Depois, dê liberdade e espaço para as crianças explorarem as inúmeras possibilidades que a massa de modelar tem a oferecer.

Receita de massinha caseira para as crianças

Existem algumas receitas para fazer massinha caseira. Segue uma delas:

Ingredientes
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de sal
  • 2 colheres de chá de cremor de tártaro
  • 1 colher de sobremesa de óleo de cozinha
  • 1  xícara de água
  • Corante alimentício
Modo de fazer

Misture os ingredientes secos em uma panela. Em fogo baixo, acrescente a água e o óleo e mexa bem, até que a mistura fique homogênea. Desligue o fogo quando a mistura estiver desgrudando da panela. Deixe a massa esfriar por cerca de 15 minutos.  Amasse com as mãos até adquirir uma boa consistência. Acrescente o corante alimentício aos poucos, até conseguir a cor desejada. Enrole em filme plástico e guarde em um pote bem vedado para não ressecar.

Essa massinha dura cerca de 2 semanas e deve ser descartada depois.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *