Meu Filho Pequeno não se Concentra na Leitura em Voz Alta. Que Fazer?

Tempo de leitura: 1 minuto

A série “Perguntas & Respostas” de hoje responde à pergunta:

Meu filho pequeno está na fase da birra e não se concentra tanto na leitura em voz alta. Que fazer?

Uma sugestão é a seguinte: persista com a leitura em voz alta e crie uma rotina para ela, mas não exija tanta atenção da criança no momento da leitura. Você precisa reconquistar essa atenção com a prática constante da leitura em voz alta. O que a criança precisa entender é que, por mais birra que faça, a leitura não será interrompida.

Se necessário, ponha em prática também estas outras dicas:

(1) Acelere a leitura, mudando as páginas mais rapidamente. Isso costuma atrair a atenção da criança;

(2) Veja se no cômodo em que você está não há objetos ou estímulos visuais excessivos. Caso haja, mude de ambiente;

(3) Coloque atrás de você livros ricos em ilustrações;

(4) Persistindo a birra, troque de livro.

Se nada disso funcionar, continue lendo, não interrompa, não ceda à birra. Deixe a criança andar livremente pelo cômodo. O processo de reconquista da atenção pode levar algumas semanas. O importante é não ceder.

Se quiser saber mais sobre o papel da leitura em voz alta no processo de alfabetização de seus filhos, baixe gratuitamente o e-book “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa – O Guia Definitivo”.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

5 Comentários


  1. ola sou a viviane essas dicas são muitos importantes estou tentado algumas praticas com meu filho de 4 anos
    mais estou com dificuldade em tempo so tenho tempo a noite nesse horario e bom pro aprendizado do meu filho.

    Responder

  2. Meu filho tem 8 meses e tento ler para ele desde que era um bebê recém nascido. Acontece que ele é um bebê muito agitado, quando tento ler para ele, fica querendo pegar no livro e não para quieto um minuto. Os livros com folhas mais maleáveis eu nem tento mais, pois certamente irá rasgá-los. Acabo tentando ler aqueles rígidos ou de pano, mas mesmo assim é muito difícil conseguir sua atenção.

    Quando escuto depoimentos de pais que dizem que leram para os seus filhos desde que nasceram acho incrível. Nas últimas semanas tenho sido mais persistente: sempre após o banho e antes de dormir, horário que supostamente meu filho deveria ficar menos agitado, sento na cama com ele e tento ler. Não consigo. Ele quer ficar brincando com os livros, tenho deixado para ver se alguma hora ele enjoa e permite que eu leia…

    Enquanto não obtenho muito sucesso com a leitura partilhada, diariamente, depois que ele come (hora que precisa ficar sentado e quieto para fazer um pouco a digestão) sempre coloco alguma historinha da Coleção Disquinho para escutar. Essas sim ele consegue ficar atento escutando, desde que não exceda o tempo de uns 12 ou 14 minutos…

    Alguma dica para o caso de bebês muito agitados?

    Responder

  3. Estou adorado as suas dicas meu filho faz birrar por tudo o que devo fazer.Continue me mandado suas dicas são ótimas.

    Responder

  4. Olá, faz parte do comportamento leitor recusar determinado livro ou história. Mudar o livro é uma excelente dica. Tenha um arsenal de bons livros infanto-juvenis de qualidade e treine a própria leitura: voz enfadonha, leitura sem entusiasmo e ritmo inadequado fazem qualquer um perder a concentração.

    Responder

  5. Gosto muito do blog, apesar de meus filhos serem maiores, está me ajudando muito!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *