Tempo de leitura: 2 minutos
A série “Perguntas & Respostas” de hoje responde à seguinte pergunta:
“Minha filha tem cinco anos e ainda não realiza o som da letra “r”. Ela diz “ato” em vez de “rato”. Outras vezes, ela simplesmente omite o som da letra “r”, falando “pato” no lugar de “prato”. Posso alfabetizá-la mesmo assim?”.
A resposta é sim! E fique tranquila, pois isso acontece com muita frequência.
As crianças pequenas enfrentam dificuldade no momento de realizar o “r” forte, como na palavra “rato”. Já na palavra “prato”, elas se deparam com o encontro consonantal “pr”, que não é nada fácil.
Em geral, o “r” traz dificuldades. Por isso você deve praticar alguns exercícios com sua filha, a fim de que ela tome consciência aos poucos dos movimentos articulatórios necessários para a produção desses fonemas.
Uma prática muito eficaz, que ajuda a criança a produzir o “r” forte (p. ex.: “rato”, “risco”, “rosto”), é a do gargarejo. Primeiro, a criança deverá fazer o gargarejo com um pouquinho de água na boca; depois, ela irá simular o gargarejo, mas sem a água na boca – é claro!
Quanto ao “r” brando (p. ex.: “prato”, “caro”, “fera”), há várias alternativas. Uma muito interessante consiste em que a criança produza alternadamente os valores fonológicos das letras “t” e “d”, [t] – [d] – [t] – [d] – [t] – [d], aumentando aos poucos a velocidade de emissão desses “sons”. Mas não deixe de alertá-la sobre a posição correta da língua, indicando o ponto de contato desta com o palato. Assim, a criança golpeará com a língua a saliência alveolar. Ora, como nesse caso a articulação da língua é similar à articulação realizada para a emissão do “r” brando, isso pode ajudá-la. Depois, encoraje-a a pronunciar palavras com o encontro consonantal “pr”, como, por exemplo, “prata”, “primo”, “compra”, etc.
Enfim, esses são alguns exercícios que podem auxiliar sua filha a vencer tais dificuldades.
Mais da série “Perguntas & Respostas”: Clique aqui
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
meu filho tem 3 anos e meio e ainda tem dificuldade com a letra r. vou aplicar esses exercícios com ele.
Link permanente
Oi Carlos, boa tarde!
Adorei seu vídeo de hj sobre as 4 estratégias para ajudar a crisnça a falar melhor. Foi aí que conheci seu trabalho e vi que é bem amplo. Tem dicas diversas. Parabéns e obrigada por dividir seus conhecimentos e nos ajudar nesse nobre missão de pais.
Um abraço,
Ana Karla
Link permanente
Olá, Ana! Aqui é a Pâmela, faço parte da equipe de suporte. Tudo bem?
Nós que agradecemos a confiança, muito nos alegra poder ajudar. Conte conosco!
Abraços!
Pâmela Arumaa
Suporte
Link permanente
Olá professor Nadalim!
Minha irmã tem 6 anos. Ela praticamente não falava, e quando fomos investigar descobrinos que ela tinha uma fissura oculta no palato. Já faz um ano que ela foi submetida à cirurgia e que está na escolinha. Agora ela fala e canta, porém ao invés de pronunciar o fonema “x”, ela pronuncia “s” (xícara-> sícara), ao invés de “c” pronuncia “t” (casa-> tasa).
Professor, o que posso fazer para resolver esse problema?