Tempo de leitura: 5 minutos
No início desta semana, recebemos com tristeza a notícia do falecimento de Miguel Queiroz, integrante do Duo Rodapião. Veja nossa singela homenagem a esse artista espetacular.
No dia 4 de abril de 2016, eu gravei um vídeo para o blog indicando CDs do Duo Rodapião, formado por Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz, que desde 1994 faz espetáculos cênico-musicais direcionados ao público infantil. Neste vídeo falarei novamente sobre o Duo Rodapião, mas agora por um motivo muito triste para todos nós do blog Como Educar seus Filhos: o falecimento de Miguel Queiroz.
Graças ao meu amigo Francisco Marques – Chico dos Bonecos –, eu conheci há 3 anos o trabalho do Duo Rodapião; na época eu escutei sem parar as canções do CD Dois a Dois, que para mim é um clássico da música infantil, uma verdadeira obra-prima.
O trabalho do Duo Rodapião entrou na minha vida num momento muito especial, num momento muito marcante, quando comecei a elaborar o meu método de alfabetização, que contou com a colaboração de Chico dos Bonecos.
Eu conversava, então, com meu amigo Chico dos Bonecos sobre a importância de prepararmos as crianças para a alfabetização formal; e durante a conversa, lancei a palavra aculturação. Eu disse a ele que as crianças precisam aculturar-se à linguagem oral: elas precisam se familiarizar com a linguagem oral pela simples exposição aos sons verbais.
Acrescentei ainda que antes da alfabetização formal as crianças devem ser expostas a uma linguagem rica, que encontramos em certos livros, em conversações de qualidade – em que os pais adotam estilos de interação verbal de qualidade – e, também, em certas canções.
E qual era meu objetivo nessa conversa? Reunir um material de qualidade para apresentá-lo aos pais do blog Como Educar seus Filhos e também a meus alunos.
“Quanto mais referência você der à criança, melhor para ela; porque aí ela vai ter a possibilidade de escolha; se ela não conhece a música da China, da Argentina, como ela vai conhecer?
Como a gente gosta das músicas e no nosso espetáculo não temos um caráter pedagógico ou didático, não tenho a intenção assim ‘Ah, vamos fazer todas as músicas de vários países para as crianças aprenderem músicas de outros países’. Não: para elas terem acesso. Só isso.”
E de repente o Chico dos Bonecos me disse: “Carlos, você conhece o Duo Rodapião? Acho que o trabalho desse Duo se enquadra em tudo que você está me dizendo”. Eu disse a ele que não conhecia o Duo Rodapião. Então acessamos um site na internet que na época disponibilizava todas as canções do CD Dois a Dois.
Eu escutei algumas canções com o Chico; ele foi para o hotel e eu passei a noite ouvindo as canções, analisando-as, e fiquei simplesmente encantado com tudo o que ouvi: com a riqueza, com a qualidade das canções do Duo Rodapião.
Para minha surpresa, o Chico dos Bonecos me disse que era amigo do Tadeu e do Miguel. Aí eu falei: “Chico, pelo amor de Deus, preciso conversar com os dois, preciso trocar algumas figurinhas com o Miguel e com o Tadeu”.
E foi isso que aconteceu. Comecei a conversar com eles pelo Skype e ao telefone.
É claro que, depois de todas essas conversas, de todos esses encontros, de trocas de e-mails, decidi apresentar o Duo Rodapião àqueles que acompanham o blog Como Educar seus Filhos, em virtude do requinte, da qualidade das canções e também pelo fato de o Duo Rodapião destacar as palavras em suas canções: as palavras são valorizadas nas canções do Duo Rodapião.
Graças a esse vídeo os pais que acompanham o blog Como Educar seus Filhos adquiriram os CDs do Duo Rodapião, Dois a Dois, Murucututu, Nigun e, recentemente, eles lançaram o CD Umas e Outras. Nesse último você encontra a reunião dos trabalhos do Rodapião (Dois a Dois, Murucututu, Nigun e mais duas músicas inéditas).
Bom, as músicas do Duo Rodapião são realmente contagiantes; meu filho adora as canções, ele não consegue dormir sem ouvir as canções do CD Murucututu. Os filhos dos meus amigos também cresceram ouvindo as canções do Rodapião, e eu sempre recebi aqui mensagens de pais dizendo que as crianças amam essas canções.
Acompanhando todas essas reações, eu decidi marcar uma entrevista com o Duo Rodapião há poucas semanas. Liguei para o Tadeu e marquei a entrevista, que seria no próximo mês. Dias depois, o Tadeu me enviou uma mensagem dizendo que o Miguel não estava bem de saúde.
Mesmo assim não desmarcamos a entrevista, porque acreditávamos que tudo isso não passaria de um susto. Só que depois de alguns dias, a situação se agravou, e começamos a rezar, eu e meus amigos, pedindo a Deus por um milagre.
Mas, infelizmente, no último dia 27 de maio de 2018 o Miguel faleceu.
Este vídeo é uma homenagem a ele.
Dizem os místicos que a música é a linguagem do Céu, então, a partir de agora, o Céu ficou mais musical com a presença de Miguel.
Quero encerrar o vídeo pedindo a você que divulgue o trabalho do Duo Rodapião. Se você ainda não conhece as canções do Duo Rodapião, compre os CDs, assista aos vídeos disponíveis na internet (basta digitar Duo Rodapião).
E não se esqueça de uma coisa: as canções desse Duo são dignas de serem ouvidas, memorizadas e cantadas por todas as crianças de nosso país.
Este não será, com certeza, o último vídeo em que divulgarei o trabalho do Duo Rodapião, que sempre terá espaço aqui no blog Como Educar seus Filhos.
Aos familiares e aos amigos de Miguel, em nome de toda a equipe do blog Como Educar seus Filhos, meus sentimentos.
Miguel, que Deus o tenha.