Tempo de leitura: 3 minutos
O ano de 2016 está chegando ao final. Foi um ano produtivo e cheio de novidades. Publicamos vídeos e artigos sobre alfabetização, leitura em voz alta, memória, habilidades cognitivas, interação verbal, comportamento infantil, música, psicomotricidade, ginástica, brinquedos e brincadeiras, dentre outros assuntos.
Para relembrar o que aconteceu no blog em 2016, fizemos uma retrospectiva com os 10 conteúdos mais populares do ano no blog, nas redes sociais e no Youtube. Confira a seleção!
Começamos o ano publicando uma entrevista com o prof. Olavo de Carvalho durante o II Encontro de Escritores na Virgínia. Ele falou sobre educação e cultura e deu dicas preciosas sobre literatura infanto-juvenil. Imperdível!
No segundo post mais acessado do ano, o prof. Carlos Nadalim ensinou como aproveitar o momento da leitura em voz alta para auxiliar as crianças na aquisição de uma habilidade fundamental no processo de alfabetização: a consciência de impressão.
Sabia que os bebês também conversam? No 3º lugar da lista, esse post apresenta dicas do prof. Carlos para interagir verbalmente com crianças de 0 a 2 anos e ajudá-las em seu desenvolvimento lingüístico.
Seu filho compreende o que ouve, mas não o que lê? Provavelmente ele não domina a habilidade de identificação automática de palavras. O prof. Carlos Nadalim explicou por que isso ocorre e o que você pode fazer para ajudar.
É comum que as crianças fiquem irritadas ao ouvir conversas entre adultos ou ao ver um dos pais pendurado no telefone. Esse vídeo apresenta o motivo para isso, além de mostrar como a fala direcionada à criança é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.
Já fez de tudo, mas seus filhos não lhe obedecem? Às vezes você tem a sensação de que eles sequer escutam o que você diz? Pode haver um problema de comunicação entre vocês. Esse post traz 5 dicas para você melhorar a comunicação com seus filhos e conquistar, pouco a pouco, a obediência deles. Vale a pena rever!
Já comprou um desses livros que ensinam os nomes das letras? O prof. Carlos Nadalim ensinou como utilizá-los da melhor maneira, evitando causar confusões nas crianças.
Em outra postagem muito acessada, o prof. Nadalim compartilhou algumas das estratégias que pretende adotar com sua filha – então recém-nascida – para prepará-la para a alfabetização.
Robustecer a memória auditiva de curto prazo é imprescindível para o sucesso na alfabetização. Brincar de “No fundo do mar” é uma das formas de fazê-lo. Disponibilizamos as planilhas para a realização da atividade e um vídeo com as instruções. No próximo ano, colocaremos à disposição dos leitores muitos outros materiais como esse!
Nessa transmissão ao vivo por Facebook, o psiquiatra Italo Marsili falou sobre a importância dos quatro hábitos básicos na vida das crianças (sono, alimentação, higiene e ordem) e deu várias dicas sobre comportamento infantil. Se seu filho é indisciplinado e faz muita birra ou passa tempo demais em frente à T.V. vale a pena conferir essa Live.
Gostou da nossa lista? Em 2017 retornaremos com mais vídeos, artigos e dicas de atividades.
A equipe do blog Como Educar Seus Filhos agradece a todos os leitores que nos acompanharam este ano, compartilhando nossas publicações nas redes sociais e sugerindo novas pautas.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Bom dia. Tenho 68 anos. Tive uma educação, onde predominava ler historinhas, poesias, declamar versos, fazer representações. Vejo que o seu trabalho deveria ser adotado ate pelo próprio Estado, aplicando nas creches e ate nas escolas de primeiro e segundo grau. Estudei Historia do Brasil e Historia Geral, com professores, a exemplo do gaúcho Professor Ratma, que distribuía os conteúdos como peças de teatro. cada aluno tinha o seu papel. era uma verdadeira festa. Soldados com chapéus de jornais…..
Parabéns por despertar a nação de como devemos ser educadores
Martinho José Diniz
Link permanente
Gostaria de postar uma foto no comentário .
Fiz uma brincadeira para estimular a memória do meu filho, baseada na brincadeira: no fundo do mar.
Link permanente
Olá, Joelma! Tudo bem?
Envie sua foto e comentários para nosso email: [email protected]. Abraço!