Número Secreto: Uma Atividade para Crianças Agitadas

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem filhos com muita energia, não perca este vídeo.

Dessa vez preparei uma brincadeira especialmente para aquelas crianças enérgicas, que vivem correndo daqui para ali, pulando de cá para lá, e a única coisa que elas não querem é deixar de se movimentar. Uma brincadeira divertida que vai desafiar o corpo e a mente das crianças.

Se você tem um ou mais filhos com essas características, vamos lá que vou te explicar como funciona a brincadeira.

Vou utilizar 4 cones numerados, mas, caso você não tenha cones aí na sua casa – não é comum as pessoas terem cones numerados em casa –, você pode utilizar folhas sulfite.

Você pode utilizar 4 folhas – eu vou utilizar 4 cones –, ou pode cortar duas folhas ao meio. Você vai enumerá-las com números aleatórios de 1 a 9. Por exemplo, 2, 7, 9 e 5. Você deve certificar-se de que os números são pequenos o suficiente; escreva números bem pequenos em cada folha para que não seja possível enxergá-los de longe, você já vai entender o porquê.

Depois que você enumerou as folhas sulfite, você vai criar um caminho, em linha reta, no solo. A distância entre uma folha e outra deverá ser de aproximadamente 1 metro e meio. Para demarcar o início do percurso, você pode usar uma folha sulfite em branco.

Feito isso, é só começar a brincar!

A brincadeira é simples, consiste em se deslocar até as folhas sulfite, falar o número em voz alta e, então, retornar ao início do percurso.

A cada folha é necessário que seu filho retorne ao início para que depois ele avance para a folha seguinte.

Como você viu na demonstração, para chegar até a folha, o deslocamento foi feito de frente (uma corrida de frente) e, para retornar ao início, foi realizada uma corrida, o deslocamento ocorreu de costas (correr de costas).

Essa é a maneira mais simples de se brincar.

Agora vamos dificultar um pouco…

O princípio será o mesmo, mas, em vez de correr, agora o deslocamento deverá ser realizado em 4 apoios.

Após praticar algumas vezes correndo de frente, de costas e se deslocando em 4 apoios, vamos dificultar ainda mais a brincadeira.

Caso seu filho tenha 5, 6 ou 7 anos de idade, ou até mais, e ele já saiba os números pares, vamos tornar a brincadeira imprevisível.

Eu não falei no início, mas a cada uma ou três repetições você pode embaralhar as folhas sulfite, ou os cones, para que seu filho não memorize a seqüência numérica e comece a se desinteressar pela brincadeira.

Bom, então nessa variação de par ou ímpar, seu filho vai se deslocar até a folha, ou correndo ou em 4 apoios, e dizer se o número é par ou ímpar. Agora não há mais necessidade de dizer qual é o número que está no cone. Mas você vai acompanhando seu filho para ver se ele está acertando os números pares ou ímpares, ou não.

Para essa última variação, que é um pouquinho mais difícil, você pode combinar com seu filho que, se ele acertar todos os números, dizendo corretamente quais são pares e quais são ímpares, ele ganhará no final um abraço de urso – aquele abraço bem apertado seu. Um detalhe interessante que tem o potencial de aumentar os laços afetivos de vocês!

E uma última observação: você pode cronometrar o tempo que seu filho leva para completar a atividade. Assim, você o encoraja a realizá-la cada vez mais rapidamente.

Espero que você tenha gostado da dica.

Um abraço e fique com Deus.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *