O “Abacaxi” que Todo Pai e Mãe Gostariam de Ter

Tempo de leitura: 5 minutos

Neste segundo vídeo da série Perguntas & Respostas, eu leio o depoimento de uma mãe que tem empregado as técnicas ensinadas no blog com seu filho. Em tão pouco tempo, ela já percebe as melhoras do pequenino na escola.

Eu indico algo muito valioso para essa mãe, pois acredito que estar acima da média, no ambiente escolar brasileiro, é simplesmente o primeiro passo.

No quadro Perguntas&Respostas de hoje vamos falar sobre o depoimento da Bruna, uma mãe que conheceu o blog e mandou um texto muito interessante. Ela diz o seguinte: “Boa tarde! Já assisti a todos os vídeos do blog e acompanho atenta as novidades por email. Tenho um filho de 2 anos e 3 meses que começou a falar quando completou 2 anos, porém com dificuldade. Já estou praticando a dica de modelagem da linguagem há 20 dias e sinto que meu filho já está preparado para modelar as palavras. Além disso, já vinha lendo em voz alta para ele há mais ou menos 8 meses, mas sem nenhuma técnica. Tenho aplicado as dicas do prof. Carlos e notei nele uma concentração maior e um interesse crescente por essa atividade. Antes minha casa vivia com brinquedos espalhados, hoje ele prefere jogar bola e ler livros e em alguns poucos momentos assiste histórias infantis na TV. Sei que fiz um longo depoimento, mas mãe é assim mesmo. Percebo um grande avanço do meu filho na linguagem e sei que estou seguindo o caminho correto. Tenho de agradecer a Deus por ter me permitido conhecer o blog e a vocês por esse trabalho tão esclarecedor”. Essa é, sem dúvida, uma mensagem muito emocionante.

Como a Bruna disse em seu depoimento, seu filho já carrega consigo alguns livros e simula que está lendo. Há pesquisadores que dizem o seguinte: no momento em que as crianças pegam um livro e simulam a leitura, no momento em que imitam aquele gesto típico de leitura, chegou a hora de iniciar a alfabetização. Já que você falou em histórias infantis, gostaria de fazer uma recomendação para você e para todos os que assistem ao vídeo.

Há uma coleção muito boa, a qual as crianças podem ouvir diariamente: coleção Disquinho. Trata-se de uma coleção antiga, com um português muito refinado, cheia de histórias orquestradas, clássicas e que todas as crianças devem conhecer. Qual a minha dica? Compre a coleção Disquinho ou a encontre no YouTube. Ali há muitas rimas, aliterações, vocabulário excelente, uma prosódia adequada dos intérpretes. Como seu filho tem 2 anos e 3 meses, escolha as menores histórias. Leve em consideração o critério “tempo”, não se preocupe com a história, é praticamente impossível não gostar das narrativas contadas ali.

Escolha histórias curtas, como já dito, porque você deve treinar algo muito importante, os chamados “três tempos Montessori”, ou seja, apresentação, reconhecimento e reprodução. Primeiramente, você vai apresentar a história, e nesse momento a criança não costuma ficar muito atenta. Ora, é apenas a apresentação auditiva. Não exija cem por cento de atenção nessa etapa. No dia seguinte ela ouvirá a mesma história e passará para a fase do reconhecimento. Então você vai perceber que haverá uma estabilização. No reconhecimento seu filho tem a oportunidade de repetir algo que já foi internalizado. Finalmente, depois do reconhecimento, que pode durar dias ou semanas, dependendo da idade da criança, vem a reprodução. Você não aplicou a técnica de modelagem da linguagem? Ele não modelava palavras e frases? Pois bem, agora ele já pode recontar a história que internalizou e que está pronta para ser expressa verbalmente. Compreender esses três tempos é decisivo para que você aumente o repertório de histórias, o vocabulário e o imaginário de seu filho.

Explore momentos em que aparecem rimas nas histórias. Seu filho terá acesso a um grande material e poderá ampliar muito o repertório de rimas com a coleção Disquinho.

A Bruna ainda escreveu: “Prof. Carlos, fui chamada pela professora de meu filho. Ela disse que ele tem se mostrado o aluno mais atento durante a leitura em voz alta na escola, reproduzindo aos colegas a maneira como ela lê”. Bruna, isso é algo fantástico. Mas, veja bem, vou te dar um “abacaxi”: seu filho tem um desempenho acima da média, porém ele não pode ter como critério a média. Por quê? Muitas vezes a média da escola não é a média que queremos para nossos filhos, ela pode estar muito abaixo daquilo que a criança consegue alcançar. Procure saber como acontece o momento da leitura em voz alta, quais os textos utilizados e a forma. Uma coisa é recontar uma história do Ziraldo, outra é recontar uma história da coleção Disquinho, por exemplo. Acompanhe o que seu filho ouve na escola e como está sendo aplicada a técnica da leitura em voz alta. Contudo saber que ele está acima da média da sala é uma grande notícia.

Finalmente, a Bruna conclui: “Tenho motivos de sobra para ficar ansiosa com a próxima turma do curso Ensine Seus Filhos a Ler”.

Bom, por hoje é só. Fiquem com Deus e até a próxima!


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

9 Comentários


  1. Gostei muito da dica;
    Meu filho de 3 anos e 8 meses gosta muito de historias.
    Obrigada sempre.

    Deus vos abençoe !!!

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Nós que agradecemos a confiança, Daniele.

      Amém! Rogamos bênçãos sobre sua vida, também.

      Abraços!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  2. Gostei muito da dica.

    Meu filho gosta muito de historias, dos três porquinhos então rsrsrs, já reproduz e acrescenta o repertorio. Me chama para brincarmos de faz de conta, ele é o lobo outra o porquinho, um amor! 🙂
    Encontrei a coleção disquinho no youtube, gostaria de saber qual a forma ideal, correta, para as crianças

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Que delícia, Daniele. Momentos preciosos, não é mesmo?

      Abraços!

      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  3. Professor, cresci escutando os disquinhos coloridos, apreciava tanto imaginar as histórias de acordo com o que ia sendo narrado. Muito bom saber que posso adquirir essa relíquia para meus 4 filhos. Obrigada pela preciosa dica!
    Fique com Deus!

    Responder

  4. Gostei! Claro que gostei! Quem não gostou, ah…. deixa pra lá!
    Sou aluna de uma das turmas e este abacaxi eu adorei descascar e confesso que deu norte às nossas vidas!
    Obrigada professor Carlos!

    Responder

  5. Muito boa essa dica.. Quero aqui dar um testemunho. Meu filho tem 2,5 meses, se chama Felipe e não está na escola ainda. Antes de conhecer o blog, desde o 1º ano de vida do Felipe, já compro livros para ele. Leio em voz alta como na dica, e aperfeiçoei a técnica de modelagem, através sua valiosa dica.. para que melhore sua fala de frases. Meu filho já fala frases inteiras, pergunta e simula histórias, fico impressionada, as vezes. E eu acredito que essas leituras, e os videos e filmes que ele já assiste inteiro como (A bela e a fera, Frozen, Os tres porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os sete anões, Alvin e os Esquilos, Toy Store, Pinóquio, entre outros…) deve ter influenciado nessa evolução da fala e reprodução de historias..
    E é claro que vou colocar essa coleção “Disquinho” para ele ouvir . Muito obrigada.
    E eu queria verificar o que já posso ensinar em casa para o meu filho. Além da fala, ele já sabe contar até 10, e identifica algumas letras, também já sabe as cores e algumas formas como triangulo, circulo, oval, etc… Mas como posso ensinar as letras? identificar as somas? quando devo fazer isso?

    Sei que sou muito ansiosa, então preciso da ajuda de vocês.

    Obrigada e aguardo uma resposta.

    Andressa Salvador Castellan

    Responder

  6. Olá professor. Vídeo muito bom. Eu estava pensando no que ler para meu filho de dois anos e quatro meses, e acabei de encontrar.Vou passar pra ele a coleção disquinho. Eu vejo ele com um livro na mão,falando o nome de toda a família, então pergunto a ele o que ele está fazendo, e ele me diz: “estou lendo mamãe!”.Muito obrigado pelas dicas maravilhosas que o senhor nos proporciona. Abraços . Fique com Deus.

    Responder

  7. Muito bom ter assistido este vídeo!! Aplico as aulas que aprendi no seu curso e não havia visto ainda os vídeos do seu blog! Faz algum tempo que coloco as histórias da coleção disquinho pra minha filha ouvir e algo me dizia que estava fazendo a coisa certa! Algumas vezes pensei em lhe escrever perguntando sobre essa coleção!! Agora , escrevo por outro motivo, para demonstrar minha satisfação!! Muito obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *