Tempo de leitura: 4 minutos
Não perca a brincadeira da semana com o prof. Robson Furlan! Diversão garantida para crianças de 3 a 8 anos.
Hoje vou apresentar uma brincadeira que é febre entre as crianças: o chão é lava.
Caso você já conheça essa brincadeira, já pratica ela com seu filho aí na sua casa, vou ensinar no final deste vídeo como variá-la, deixando-a mais divertida e desafiadora para as crianças.
Para essa brincadeira, você vai precisar de objetos nos quais as crianças possam subir, mas que não ofereçam risco de queda, para evitar possíveis acidentes. Você pode utilizar almofadas, travesseiros, blocos de espuma, cobertores dobrados, toalhas dobradas, colchonetes etc.
Dentro de casa, o que as crianças mais gostam é de subir em sofás, em cadeiras; se você for utilizar esses móveis para brincar de o chão é lava, tome cuidado principalmente com as cadeiras, porque na euforia da brincadeira elas podem provocar acidentes.
Vamos começar pela brincadeira tradicional: seu filho deve se deslocar no espaço, entre os objetos que estão aí espalhados – os objetos que eu mencionei: travesseiros, almofadas, ou até cadeiras e sofás – e, quando você disser “o chão é lava”, ele precisa subir, o mais rápido possível, em um desses objetos.
O deslocamento no espaço entre os objetos pode ser realizado em diferentes velocidades, e, se seu filho for capaz, você pode sugerir que ele se desloque de costas, ou então que ele se desloque de frente em um pé só, por exemplo. Mas, sempre que você emitir o comando “o chão é lava”, ele deve correr de frente o mais rápido possível para se posicionar em cima de um desses objetos.
“De costas; um pouquinho mais rápido. Isso! O chão é lava!. Pula, pula, pula, pula, pula, pula, de um pé só, vai, de um pé só. Isso! O chão é lava! Correndo, correndo, correndo, correndo. O chão é lava!”
Uma coisa importante: se seu filho não sabe o que é lava, explique para ele rapidamente que é um líquido muito quente, presente em vulcões, capaz de derreter tudo aquilo que entra em contato com ela.
Então brinque com seu filho várias vezes para vocês se familiarizarem com essa atividade.
Uma coisa legal seria que algumas vezes ele emitisse o comando enquanto você se desloca, e aí quando ele disser “o chão é lava”, você vai o mais rápido possível subir em um objeto para se proteger da lava.
Outra coisa bacana seria que vocês dois se deslocassem juntos e aí vocês decidem quem vai emitir o comando; quando essa pessoa emitir o comando, os dois precisam se posicionar em cima de algum objeto.
Agora, para deixar a brincadeira mais divertida, mais empolgante, você deve criar um caminho com esses objetos que você está utilizando; também deve definir onde será o abrigo, a zona de segurança; aí, sempre que você disser “o chão é lava”, seu filho precisa começar em um local específico, deslocando-se pelo caminho até chegar a esse abrigo, a essa zona de segurança.
Você começa a criar esse enredo. Explique para o seu filho que ele está próximo a um vulcão prestes a entrar em erupção, por exemplo, e que o único caminho que ele tem para se salvar da lava é este: deslocando-se pelos objetos em uma determinada ordem até chegar ao abrigo, à zona de segurança.
“Vamos lá! Correndo, correndo, correndo. Em volta! Correndo. Isso! O chão é lava! Isso!”
Depois de brincar algumas vezes com esse caminho predeterminado, você pode acrescentar uma pressão de tempo: você dirá ao seu filho que ele terá agora 5 ou 10 segundos para se deslocar nesse caminho, até chegar ao abrigo, à zona de segurança, senão a lava vai conseguir alcançá-lo.
Tenho certeza de que essa variação vai deixar a brincadeira mais empolgante e divertida para o seu filho, principalmente com a pressão de tempo.
“Correu; corre, corre, corre, corre, corre; correndo, correndo. O chão é lava! 5, 4, 3!”
Espero que você tenha gostado da dica!
Um abraço e fique com Deus.
Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 200.000 famílias!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!