Tempo de leitura: 4 minutos
Já comprou um desses livros que ensinam os nomes das letras? Veja neste vídeo como utilizá-lo da melhor maneira com seu filho.
Hoje vou passar mais uma dica para você que quer promover em sua casa atividades voltadas para o desenvolvimento lingüístico de seus filhos e que farão com que eles tenham muita facilidade durante a alfabetização.
Por falar em alfabetização, gostaria de fazer um convite: participe da próxima Jornada da Alfabetização em Casa, um evento com muito conteúdo para que você comece a introduzir seus filhos no universo da alfabetização de forma segura e divertida. Cadastre seu email e receba todas as informações sobre a próxima Jornada da Alfabetização em Casa.
Você que é pai ou mãe de crianças pequenas, ao pensar em alfabetizar seus filhos, provavelmente tem sempre em mente aqueles livros que ensinam o alfabeto às crianças. Os pais acreditam que por meio desses livros ou músicas estarão preparando a criança para o aprendizado da leitura. O problema é que, antes de ensinarmos às crianças os nomes das letras e como reconhecê-las, precisamos apresentar-lhes os sons que essas letras representam. O ideal é ir do som para a letra.
Mas o que fazer se seu filho já aprendeu os nomes das letras, se você já comprou um desses livros e seu filho rapidamente memorizou todos os nomes? Nesse caso, chegou o momento de você explicitar para ele a parte crítica do nome da letra. Analise o nome da letra ‘b’, por exemplo, e explicite a sua parte crítica. Qual é essa parte? É o /b/ de “bê”. Se a criança ainda não tiver aprendido os nomes das letras, apresente apenas a parte crítica. Se a criança já souber os nomes das letras, você deve explicitar a parte crítica a partir do conhecimento desses nomes.
É por isso que você pode utilizar esses livros que pretendem ensinar os nomes das letras. Sempre que usá-los, verá que existe uma imagem associada. Por exemplo, ao lado da letra ‘b’ aparece a figura de uma bola ou de um balão; ao lado da letra ‘c’, a de um cachorro. O que você deve fazer? Aproveite esse material e enfatize o som inicial dos nomes dessas imagens. Eu já indiquei aqui no blog um livro do Mário Quintana que se chama “O Batalhão das Letras”. É um livro muito bom com quadrinhas, em que o autor apresenta as letras e seus nomes. Por exemplo, quando aparece a letra ‘f’, Mário Quintana diz:
Com F se escreve FUGA,
FRADES, FLORES e FORMIGAS
E as crianças malcriadas
Com F é que fazem FIGAS.
Além de dar ênfase aos sons iniciais dessas palavras que aparecem nas quadrinhas, você pode nomear as imagens e destacar os sons iniciais.
As crianças adoram brincar com palavras. Há um poema do José Paulo Paes que explica muito bem essa idéia, o poema chama-se “Convite”:
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Depois de algum tempo, você vai perceber que seus filhos começarão a brincar com essa atividade. Às vezes, sozinha, a criança começa a pronunciar palavras destacando os sons iniciais, imitando a ênfase dada pelos pais; ou a brincar com os nomes de familiares e amigos. Meu filho mesmo faz isso com alguma freqüência. É claro que essa é apenas uma atividade que você pode praticar em sua casa e que faz parte da preparação para a alfabetização. Porém, existem ainda outras atividades. Vou apresentá-las na próxima Jornada da Alfabetização em Casa. Se você ainda não cadastrou seu email, cadastre-se e receba todas as informações sobre a Jornada da Alfabetização em Casa.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Acompanho vcs desde antes do meu filho nascer, no ano que vem ele vai estar com 2 anos e meio então irei fazer o curso, mas já leio bastante, ele adora os livrinhos, também adora música, pois eu e o meu marido somos músicos, comprei um violino pra ele e ele toca e canta do jeito dele…rs está com um ano e oito meses e já fala muitas palavras e agora começou a formar frases pequenas, gostaria de algumas dicas para essa idade.
Link permanente
Olá Professor, parabéns, gosto muito de seu material.
Sou pedagoga e trabalho com crianças em preparação para alfabetização com deficiência auditiva que são protetizadas, usando aparelhos retroauriculares ou implantes cocleares, oralizadas, porém é claro que o atraso na linguagem oral e escrita é maior, devido ao tempo que ficaram sem ouvir. Alguns limiares elas ainda não discriminam, pois além de aprender a ouvir, elas têm que aprender a processar a informação. O senhor tem alguma experiência ou material nessa área para compartilhar?
Link permanente
Ops… Beatriz. rs
Link permanente
Eu gostaria de começar a alfabetizar minha filha que acabou de fazer 4 anos. Por onde devo começar utilizando suas técnicas?
Link permanente
Olá, Ilma! Aqui é a Pâmela, tudo bem?
Você já fez o download gratuito do nosso e-book? Para isso, basta se cadastrar conforme indicado no link abaixo.
Clique aqui: https://comoeducarseusfilhos.com.br/ebook-5-etapas/
Você receberá um email de confirmação, nele constará um link que lhe redirecionará à página do arquivo.
Abraços.
Link permanente
Muito bom!!!???gosto muito dd suas dicas!que Deus continue te abençoando.
Link permanente
Que bom, Elane.
Amém! A todos nós.