Comentários sobre: O que Raios é o Construtivismo? https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/ Mon, 07 Jan 2019 22:22:37 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.3 Por: Frederico https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22698 Wed, 27 Jun 2018 01:42:43 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22698 Pronto! Está demonstrado!

O Prof. Luiz Carlos escreveu: “Há tantas definições de construtivismo quantas são as cabeças dos construtivistas”. Na presente amostra de comentários, esta proposição figura-se como verdadeira, isso porque os construtivistas dos comentários não entraram num acordo; se pudessem, esbofeteariam-se. KKK!

]]>
Por: Hunter https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22660 Sun, 22 Apr 2018 09:29:29 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22660 Estou apavorado com os erros ortográficos de “professores construtivista” que ví nos comentários.
Com esse legado de nosso sistema educacional o Brasil jamais sairá do atoleiro ideológico no qual se meteu.
Israel é USA, quando identificaram erros no sistema educacional trataram com “remédios” adequados os responsáveis (demissão imediata).

]]>
Por: FRANCISCO FERREIRA https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22601 Sun, 18 Feb 2018 03:12:46 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22601 Excelente texto. Guardei aqui para ler novamente!!

É impressionante a quantidade de pessoas que constroem paginas em redes sociais para defender ideologias falhas ao invés de defender verdadeiramente a educação.

Depois volto para ler os 50 e poucos comentários rsrs.

]]>
Por: Marco Aurélio da Silva https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22575 Thu, 11 Jan 2018 21:24:46 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22575 Lendo este texto consegui compreender muitíssimo melhor.

]]>
Por: josi https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22041 Thu, 28 Jul 2016 00:39:55 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22041 Ótimo texto. Muito esclarecedor, parabéns.

]]>
Por: priscila da silva https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22040 Wed, 27 Jul 2016 14:15:32 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22040 Parabens professor Carlos.Sua ajuda tem sido muito grande para nós pais na educação dos nossos filhos

]]>
Por: Pâmela Arumaa https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22031 Tue, 26 Jul 2016 11:41:39 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22031 Olá, Patrike! Aqui é a Pâmela, tudo bem?

Obrigada por compartilhar suas impressões conosco. O professor Luiz responderá muito em breve aos principais questionamentos.

Abraços.

]]>
Por: Jaime Magalhães Sepulcro Júnior https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22020 Mon, 25 Jul 2016 17:55:43 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22020 Massa, mano. Mas a questão sobre os experimentos de Piaget é que ele levava em conta uma criança ideal e universal, como se seus filhos pudessem representar qualquer criança da face da terra. E na realidade as coisas não são bem assim. Ele deu uma contribuição espetacular para a Pedagogia, mas ignorou um aspecto importante e imprescindível na análise do desenvolvimento cognitivo: a questão sociocultural. Eu não ignoro que hajam muitos aspectos universais no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, no entanto, não dá pra ignorar o impacto que tem o contexto cultural do indivíduo nas formas como ele constrói sua cognição. E nesse caso, não dá pra ignorar as contribuições de Vygotsky, concordando ou não com seus ideais políticos: o desenvolvimento cognitivo de uma criança é construído em uma relação dialética, não somente com os objetos e a natureza em si, mas também com as representações sociais previamente estabelecidas e presentes na criança por meio da linguagem que, também por sua vez, é aprendida, mas já carregada de significados social e culturalmente construídos. É por isso que a criança não “aprende sozinha”, como alguns montessorianos e piagetianos defendem por aí, achando que é só soltar a criança na natureza ou ceder alguns objetos para ela interagir que ela “se desenvolve”.
Agora, o que fazer com isso é que é a questão. Muitos educadores construtivistas vygotskyanos (talvez a maioria dos influenciados por sua teoria) constroem métodos educativos pouco ou nada eficazes além de, por inclinações políticas e ideológicas, não fazerem do ensino da norma culta da língua uma prioridade da escola, achando que seria dominação de cultura de classe. PS: isso que não é defendido nem mesmo por Magda Soares, uma das principais propositoras da ideia de letramento no Brasil (Vide seu livro “Linguagem e Escola: uma perspectiva social”). Acho que currículos como o da “Escola Plural” de Belo Horizonte são muito mais consequência de idealismos político-ideológicos do que de teorias pedagógicas construtivistas aplicadas.

]]>
Por: André Bohn https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22019 Mon, 25 Jul 2016 10:40:51 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22019 Impressionante como pedagogos brasileiros se acham detentores da máxima sabedoria do ensino, e insistem no erro do sócio-construtivismo, deve ser por isso que a educação no Brasil está tão atrasada. Errar é humano, insistir no erro é burrice, humildade para os pedagogos brasileiros seria bom para todos.

]]>
Por: Sandra https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/o-que-raios-e-o-construtivismo/#comment-22018 Mon, 25 Jul 2016 02:53:24 +0000 https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/?p=973#comment-22018 Desculpe-me, mas o termo que empregou “eu, enquanto criança, vivi um período…”, está sim incorreto, uma vez que você refere-se ao tempo passado. Palavras como “escuteira”, ao invés de “escoteira” e “refleção”, ao invés de “reflexão”, nem se fala…, sendo você uma professora.
Além do que, a sua concepção equivocada do que realmente significa o termo “construtivismo”, no campo educacional, realmente é preocupante…
O autor refere-se ao ensino da leitura e escrita, que são códigos inventados pelo homem e portanto PRECISAM SER ENSINADOS de forma sistemática e gradual. Ele não defende a “escola tradicional”, mas um método eficaz de alfabetização, como o fônico, amplamente utilizado na Europa e EUA, inclusive na “Escola da Ponte” em Portugal.
Construtivismo NÃO É “MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO”. Ponto. O fato de uma escola denominar-se “construtivista”, não significa, necessariamente, que ela não utilize um “método de alfabetização” e que este não seja eficaz. Significa, ou ao menos deveria significar, que sabe-se que a criança é um ser ativo na construção do seu conhecimento, que passa por etapas de aprendizagem graduais e “normais” ao longo do processo de alfabetização.
Agora é fato que, muitos professores, infelizmente, ainda não sabem disso e ao se intitularem “construtivistas”, acreditam realmente que não há a necessidade de se ensinar os códigos da linguagem escrita de forma sistemática e gradual no processo inicial de alfabetização, com ênfase no desenvolvimento da consciência fonológica e o que vemos são crianças e jovens em séries adiantadas, com uma pobre consciência da relação fonema/grafema, dificuldades na leitura, escrita e interpretação, decorrentes de um processo de alfabetização deficitário.
Agora, quanto ao exemplo do vinho, para o seu bebê de dois anos…sem comentários. Espero que não decida deixar a janela do seu apartamento aberta para que ele realize a experiência de jogar-se por ela, para dessa forma, aprender que não é uma boa ideia. Ou que ao menos, more em casa térrea.

]]>