Os 4 Principais Motivos para Alfabetizar seus Filhos em Casa

Tempo de leitura: 4 minutos

No vídeo de hoje falo sobre os 4 principais motivos para alfabetizar seus filhos em casa. O quarto motivo, em especial, nos deixa muito felizes quando realizado. Assista!

Para alfabetizar seus filhos em casa é preciso ter bons motivos. No vídeo de hoje falaremos sobre os 4 principais pelos quais os pais devem fazê-lo. Há outros motivos, mas escolhi apenas 4 para falar a vocês hoje.

O primeiro motivo é o seguinte: infelizmente a maioria das escolas não adota métodos eficazes de ensino nos momentos de alfabetização e pré-alfabetização. Isso tem gerado o fenômeno bizarro do analfabetismo funcional: as crianças passam anos nos bancos escolares para, ao final, serem incapazes de compreender textos. Mas você, ao alfabetizar seu filho em casa, tem a possibilidade de escolher o melhor método, pode analisar todos os métodos disponíveis e escolher o melhor para seu filho.

O segundo motivo: há um choque entre o ensino coletivo e o ensino individualizado. Vou levar em consideração a situação brasileira. Se você tem um método eficaz, uma boa instrução em uma escola, é possível alfabetizar crianças de forma eficaz num ambiente coletivo. Isso acontece em minha escola, por exemplo. Porém, quando não há essa combinação, é melhor optar pelo ensino individualizado, no qual você levará em conta as capacidades de seu filho, a progressão que o método estabelece (partindo do mais simples para o mais complexo) e buscará saber que habilidades ele ainda precisa adquirir e qual o momento adequado para adquiri-las. Assim, será possível conjugar a progressão estabelecida pelo método com as capacidades da criança.

É justamente por causa da combinação de um método eficaz com a atenção individualizada às capacidades de aprendizagem de uma criança que muitas delas aprendem a ler antes do tempo esperado. O ensino individualizado torna-se eficaz quando os pais adotam métodos eficazes. Assim, o mesmo fenômeno da ineficácia que encontramos em tantas escolas poderá acontecer também se os pais resolverem alfabetizar seus filhos em casa mas adotarem métodos ineficazes.

O terceiro motivo é o seguinte: ao utilizar métodos eficazes, você começará a perceber que as crianças, além de adquirirem habilidades, começarão a apresentar progressos em outras áreas, como no campo da disciplina. Ora, mas como uma criança em processo de alfabetização pode melhorar sua disciplina? O motivo é muito simples. Ao estabelecer uma rotina por meio do método, a criança precisará desenvolver a atenção auditiva, prestar atenção a certas instruções e responder a elas. Conseqüentemente, com o treinamento auditivo, os pais também colherão frutos no campo da disciplina, encontrando filhos mais obedientes, organizados e que seguem rotinas.

O quarto motivo – que tem um efeito que adoramos – é o estreitamento das relações entre pais e filhos. Quantas famílias já enviaram mensagens ao blog dizendo que, depois do curso “Ensine Seus Filhos a Ler”, as rotinas em sua casa mudaram completamente após a introdução das atividades! Muitos pais relatam que, antes de fazer o curso, não sabiam o que fazer com os filhos e que os deixavam muito tempo assistindo a desenhos animados ou outros programas de TV; agora têm uma interação maior e um contato mais próximo com eles, graças às atividades propostas pelo curso, como contação de histórias, jogos de linguagem e atividades de psicomotricidade.

São, enfim, muitas as vantagens de alfabetizar os filhos em casa usando um método eficaz. E o mais incrível é que, ao longo do processo, somos ainda surpreendidos com resultados que a princípio nem imaginávamos que seriam alcançados.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 200.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

12 Comentários


  1. Assistir os videos e agradeço por nos agraciar com tantos ensinos.
    Tenho um filho que fará em breve 9 anos,e me preocupo muito
    com seu aprendizado escolar.Gostaria que me desse dicas,de como
    ajudá-lo em sua compreensão de textos,haja visto que,a meu ver ele
    tem dificuldades em entender e escrever o que se le .Tenho cobrado da escola,
    uma medida p solucionar este problema desde o 1 ano do Ensino Fundamental
    mas, percebo q ele tem dificuldades no momento em que tem de colocar em prática estas
    ações.Tem dificuldades em resumir o que leu.Temos ido a biblioteca do shopping em minha
    cidade, e pegamos livros p leitura em casa,visando um melhor desempenho em seu vocabulário,entendimento e escrita.A
    biblioteca da escola em que estuda,não tem livros que atenda as necessidades que ele precisa.
    Gentileza, nos ajude.
    Att,
    Marci.

    Responder

    1. Boa noite Marci, desculpe me meter na sua pergunta. É q me chamou muito atenção algumas características do seu filho, eu digo isso pq tenho um filho de 11 anos q apresentava essas características e algumas outras sutis e depois de alguns diagnósticos errados, como por exemplo, TDAH, descobrimos o real problema dele, se chama DPAC- Distúrbio do Processamento Auditivo Central. Esse é um problema q afeta muitos crianças e um distúrbio pouco conhecido. Conversa com um fonoaudiólogo, peça exames. Hoje meu filho faz tratamento com fono e psicopedagoga e sua evolução tem sido ótima.

      Responder
      1. Pâmela Arumaa

        Muito obrigada, Renata, por dividir conosco a sua história. Certamente auxiliará outros pais na busca de um diagnóstico.

        Abraços.

        Responder
    2. Pâmela Arumaa

      Olá, Marci.

      As dicas que a Renata lhe deu são muito importantes. É sempre bom procurar um profissional.

      Você chegou a ver este vídeo: https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/ler-nao-e-compreender/

      Este aqui também pode lhe ser útil: https://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/seu-filho-de-7-anos-ainda-tropeca-na-leitura-saiba-o-motivo/

      Pois se origens patológicas forem descartadas, o que falta ao seu filho é o treinamento em algumas habilidades fundamentais para um alfabetização eficaz.

      Se preferir, pode enviar suas dúvidas para [email protected], lá há uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas.

      Abraços.

      Responder

  2. Eu amei sua explicação,não sou a mãe sou a vovó ja. Vou começar. Amanhã mesmo tenho 2 netinhos um de 4 o outro de 8. Muito obrigada pela sua atitude de compartilhar sua ideia no mundo deveria ter mais pessoa igual a você.

    Responder

  3. Adorei, este metodo meu filho esta com dificuldade de ler vou aplicar este metodo estava a procura de um material que eu pudesse ajudalo acabei de encontrar, Graças a Deus. Obrigado.

    Responder
    1. Pamela Arumaa

      Que bom, Neuracir.

      Conte conosco! 🙂

      Abraço!
      Pâmela Arumaa – Suporte

      Responder

  4. O maior presente que recebi depois da chegada da Alice foi este curso! Hoje somos muito próximas, sabemos como interagir de forma inteligente e realmente ganhamos tempo brincando! Nossos dias ficaram incríveis!!! Obrigada professor Carlos

    Responder

      1. Esta é a mais pura verdade Arno!
        Você terá isto como prova qdo seu pequenino e da bela Araceli nascer!
        Bjos à esta família que está só começando!

        Responder
    1. Pamela Arumaa

      Estamos juntas, Lídia.

      Precioso! Simplesmente, precioso! Até hoje olho para a Laura lendo e não acredito que eu fiz isso… rs…

      Responder
      1. Ana Godoy

        Os pais têm a Força! Só precisam descobrir! E este blog tem sido um instrumento incalculável de auxílio aos pais, mas não somente isso. Nós, professores, sob a proteção do Alto, ainda vamos beber muito dessa fonte e mudar a educação das crianças no Brasil.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *