Pote da Calma: um Segredo para Deixar os Pequenos Tranqüilos

Tempo de leitura: 6 minutos

Ansioso pela próxima Jornada da Alfabetização em Casa? Ela já está chegando! Enquanto isso, aprenda a fazer e a usar este “pote da calma” para desacelerar seu filho agitado.

Neste vídeo vou tranqüilizar aqueles pais que estão ansiosos por informações a respeito da próxima Jornada da Alfabetização em Casa.

Todos os dias eu recebo aqui várias mensagens de pais que acompanham assiduamente as publicações do blog Como Educar seus Filhos, querendo saber quando disponibilizaremos os conteúdos da próxima Jornada: os vídeos, os arquivos, as informações sobre o curso Ensine seus Filhos a Ler etc.

São muitas as pessoas ansiosas pelo começo da próxima Jornada da Alfabetização em Casa. Elas ficam aqui no blog acompanhando atentamente cada publicação relacionada à alfabetização de crianças.

E se você também está ansioso, respire fundo e assista a este vídeo até o fim, porque vou transmitir a você informações relacionadas ao assunto, que com certeza vão acalmá-lo.

Mas antes disso vou ensinar a você alguns exercícios que podem ajudar seu filho a ficar mais calmo, mais tranqüilo; e você pode adotá-los como estratégia para preparar seu filho para a resolução de atividades escolares, domésticas, e assim por diante.

No meu curso, por exemplo, eu sempre falo a meus alunos sobre a importância de prepararmos as crianças para a resolução das atividades do curso. Então, muitas vezes não adianta dizer a seu filho apenas: “Filho, nesta atividade você terá de fazer isto, aquilo etc.”. As palavras não possuem, em certas situações, poderes mágicos. Às vezes as crianças estão tão agitadas que você precisa acalmá-las, tranqüilizá-las, por meio de atividades físicas, por meio de exercícios de respiração, de imitação de gestos…

Pois bem, as atividades e os exercícios que vou ensinar a você tiram vantagem da curiosidade visual das crianças sobre as coisas. E essa curiosidade é algo natural nos pequenos, que são atraídos pelo ambiente e pelos objetos que os cercam.

Você pode despertar a curiosidade visual do seu filho escolhendo um objeto que seja atraente, que o leve a uma observação atenta e que também o tranqüilize.

Um dos objetos que você pode escolher é este aqui: um pote da calma.

Muito bem, passemos então ao primeiro exercício:

Encha o pote com água morna, coloque-o sobre uma mesa e peça para seu filho se aproximar dele. Em seguida, pingue pelo menos 6 gotinhas de corante azul ou verde na água. Depois de algum tempo, diga a seu filho: “Filho, observe com muita atenção este pote. Que cor de corante eu pinguei na água? O que está acontecendo com a cor? Olhe a forma da cor, com que se parece? Notou como a forma da cor está mudando? A cor está se movendo pela água? O que você vê agora? A cor mudou?”.

Você notou que o movimento do corante na água é algo mágico para as crianças, elas ficam fascinadas observando isso.

Praticando esse exercício de observação atenta, seu filho vai notar detalhes, vai aumentar o foco e vai também controlar a respiração.

Depois desse exercício, experimente, por exemplo, ler uma história em voz alta a seu filho, ou encoraja-o a resolver alguma atividade escolar ou doméstica. É bem provável que ele fique muito mais atento.

A atividade que acabei de apresentar destina-se a crianças entre 3 e 5 anos; se seu filho tem 1 ano ou 2 anos, você pode fazer um pote da calma como este.

Para fazer um pote da calma você vai precisar de água quente ou morna, corante, um pote transparente como este de vidro ou uma garrafinha de plástico como esta, cola glitter e glitter.

Ele pode movimentar o pote e observar o glitter dentro da água; assim ele ficará mais tranqüilo e atento.

Agora vou apresentar a você uma variação da primeira atividade, em que utilizei este pote, só que em vez de corante você vai usar glitter – escolha aí duas cores.

É uma variação para crianças mais velhas, entre 5 e 6 anos ou entre 5 e 7 anos.

Para que seu filho pratique a observação atenta e fique conseqüentemente mais tranqüilo, você vai criar um enredo. Mostre o pote para seu filho com a água e comece, por exemplo, dizendo: “Filho, observe esta água limpa e tranqüila; ela é a sala da casa de Joãozinho. Veja como ela está calma e vazia. Mas eis que começam a chegar da rua Joãozinho e seus amigos (representados pelos brilhantes azuis). E eles estão agitados porque estavam passeando no parque; eles correram muito. E aí vêm os irmãos de Joãozinho (representados pelos brilhantes vermelhos), que também estavam no parque, mas chegaram um pouco mais tarde. Todos estão com muita fome, e os cachorros começaram a latir lá fora”.

Aí você vai começar a agitar o pote.

“Está tudo uma grande confusão, mas logo vem a mãe de Joãzinho e começa a cantar uma canção em voz suave no canto da sala. Aos poucos as crianças vão ficando curiosas para saber de onde vem aquele som. A agitação diminui e até o cachorro lá fora pára de latir: é até possível ouvir a respiração das crianças.”

E seu filho vai então acompanhar os brilhantes assentando-se no fundo do pote.

Eu inventei aqui uma historinha. Você pode inventar a sua. Você pode, por exemplo, usar a imagem de uma tempestade, que também cessa, ou de uma festa de aniversário com muita música, balões estourando até o final da festa, e assim por diante.

São esses os exercícios que escolhi para que você tranqüilize, acalme seu filho, o prepare para a resolução de atividades escolares e também de atividades domésticas. Repita com regularidade esses exercícios para que, com o passar do tempo, seu filho fique mais concentrado, mais focado, mais atento.

Agora chegou o momento de tranqüilizar você que quer mais informações a respeito da próxima Jornada da Alfabetização em Casa.

Se você quer participar da próxima Jornada da Alfabetização em Casa, fique muito atento, ela ocorrerá do dia 7 ao dia 13 de maio. Trata-se de um evento online totalmente gratuito, no qual vou transmitir a você informações simples, práticas e divertidas, para que você introduza seus filhos no universo da alfabetização de maneira segura e eficaz.

Você quer participar da próxima Jornada da Alfabetização em Casa? É muito simples. Basta clicar neste link que está aqui; cadastre seu e-mail para que você receba mais informações a respeito da próxima Jornada da Alfabetização em Casa.

Então é isso. Espero que você tenha gostado das dicas de hoje.

Fique com Deus e até a próxima.


Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 200.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

2 Comentários


  1. homem do céu por onde como eu fico feliz em dizer isso… eu precisava tanto de alguém como você, de um blog desses pra me salvar… Nossa como eu estava entrando em desespero e de repente ficou tudo tão mais fácil… muito obrigado pelas dicas…

    Responder

  2. Olá, meu filho tem 10 anos, escreve muito devagar, copia muito lento e quase sempre volta para casa da escola faltando parte do conteúdo porque não deu tempo de copiar tudo. Como posso ajudá-lo? Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *