Tempo de leitura: 3 minutos
Esta é uma atividade que você pode propôr a seu filho de 3 a 6 anos, antes mesmo de ele aprender as letras e seus nomes. Ela desenvolve a consciência fonêmica, mais especificamente a consciência dos sons iniciais das palavras. Saber identificar os “sonzinhos” das palavras (fones) e manipulá-los é uma habilidade muito importante no processo de aprendizado da leitura e da escrita.
Para saber mais sobre o treino da consciência fonológica, a habilidade de ouvir, reconhecer e manipular as unidades sonoras da fala, não deixe de ler este artigo.
Quem é? Pode entrar!
DURAÇÃO: 10 a 15 minutos
IDADE RECOMENDADA: 3 a 6 anos
HABILIDADE TRABALHADA: Consciência fonêmica (som inicial)
1. Faça uma lista de nomes de familiares, amigos e conhecidos, de maneira que fiquem pelo menos 4 nomes para cada “som” (fone) inicial. Se vocês não conhecerem tanta gente assim, acrescente outros nomes (de personagens de livros, de heróis, de artistas, etc.). Você consultará essa lista para ter à mão vários nomes iniciados com cada “som” durante a realização da atividade.
2. Com uma caixa de papelão, confeccione um castelo, uma casa, uma torre, uma caverna ou qualquer outra construção. Se as crianças ajudarem no processo, melhor ainda!
3. Agora é hora de começar!
4. Diga à criança que naquela casa (ou castelo, ou o que quer que seja) só entram as pessoas cujos nomes começam com o som [m]. ATENÇÃO! Não diga “eme”, não se trata de uma atividade para ensinar o nome das letras, mas o “som” delas. Para tornar a brincadeira mais atraente, crie enredos interessantes para justificar a razão de essas pessoas não poderem entrar. Por exemplo, no castelo, diga que o rei decretou que agora somente as pessoas que começam com [mmm] podem entrar. Na casa, diga que é aniversário da mamãe e ela só convidou pessoas que começam com [mmm].
5. Então dê um ou dois exemplos: “O Mmmarcos pode entrar. O Mmmiguel também.”
6. A seguir, vá selecionando nomes que começam com outros sons e intercalando com nomes que começam com o “som” [m] e perguntando à criança: “Fulano pode entrar? Maria pode entrar? Bernardo pode entrar? Carolina pode entrar?”
7. Faça o mesmo com os outros “sons”. Repita-a diariamente, escolhendo de 1 a 4 sons por dia.
ATENÇÃO! Comece fazendo a atividade apenas com as vogais, que serão mais “fáceis” de perceber para as crianças. Depois, passe às consoantes cujos sons podem ser alongados.
As vogais e algumas consoantes como “l”, “m”, “n”, “r”, “v” devem ter seu som alongado: “Ooooolavo”, “Éeeeerica”, “Lllllaura”, “Mmmmmaria”, “Nnnnnivaldo”, “Rrrrricardo”, “Vvvvvanessa”. Já outras consoantes precisarão ter seu som repetido, como “b”, “p”, “d” e “t”: “B-B-Bárbara”, “P-P-Paulo”, “D-D-Daniel”, “T-T-Túlio”.
Na hora de escolher os nomes iniciados por consoante, prefira aqueles que iniciem por apenas uma consoante. Evite nomes iniciados por encontros consonantais. (Exs.: BRuno, GRaça, CLara, FLávio, PLínio) , pois serão mais difíceis de distinguir.
Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 200.000 famílias!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Link permanente
Muito interessante, porém fiquei na dúvida da pronúncia do som do Meu que não pode ser “eme”.
Pode me esclarecer melhor?
Link permanente
Ficou escrito errado: som da letra M.
Link permanente
Bom dia
Sou avô do Arthur (3 anos) e ele adora essa atividade. Já praticava com eles algum tempo e também adora a atividade de “bate cara” com o vovô e a vovó. É muito divertido. Vou ler com carinho novamente e praticar com o Arthur.
Obgd pela atividade.
Abcs.
Prof. Verdiani
Link permanente
Adorei a atividade vou fazer no final de semana com meu filho
Link permanente
Achei a ideia bem legal.
Link permanente
Interessante!!! Aplicarei no consultório????????
Link permanente
Boa tarde.
Gostei dessa atividade. Vou estar junto com minhas filhas confeccionado o castelo e colocando em prática o que aprendi. Obrigado pelas dicas
Link permanente
nossa muito é um verdadeiro aprendizado tô aprendendo muito com eles
parabéns a vcs educadores