Tempo de leitura: 2 minutos
Neste vídeo vamos conhecer outra atividade que vai calibrar ainda mais as habilidades de escuta de seus filhos, sobretudo a habilidade de discriminação auditiva. Por meio dessa atividade você ensinará a seus filhos que, quando chacoalhamos certos objetos, eles emitem sons. Seus filhos podem classificá-los levando em conta a sua qualidade. Nesta atividade seus filhos terão de dizer se os sons são altos ou baixos ou, para facilitar a compreensão das crianças, se os sons são altos ou suaves. No fim do vídeo apresentarei também uma variação da atividade, em que você convidará o seu filho a graduar o som partindo do mais alto para o mais baixo.
Apresente os objetos e os sons a seu filho. Para aplicar a atividade em sua casa você precisará de objetos que produzem sons altos e objetos que produzem sons baixos ou suaves.
Para exemplificar eu preparei uma bandeja com alguns porta-condimentos e coloquei neles: feijões, chia, ruelas, chá-mate, porcas e farinha. Comece a atividade convidando seu filho a sentar-se à sua esquerda e depois coloque a bandeja sobre a mesa – ou no chão mesmo, se for o caso. Diga-lhe então: “– Vamos ouvir os sons produzidos por esses recipientes para decidirmos se esses sons são altos ou baixos”. Para iniciar a atividade, pegue um dos objetos que produz um som alto e chacoalhe-o. Diga “alto” para classificar o som em seguida e faça o mesmo com outro recipiente que produza um som baixo. Convide seu filho a continuar classificando os sons que são produzidos pelos recipientes como altos ou baixos.
Eu utilizei aqui 6 recipientes, mas você pode começar em sua casa com 4 ou 5 recipientes, conforme a capacidade de seus filhos. Leve em consideração a capacidade deles para a escolha da quantidade de recipientes. Com o passar do tempo você pode ir aumentando a dificuldade e chegar a até 10 recipientes.
No começo do vídeo eu disse que apresentaria uma variação dessa atividade, em que as crianças precisariam seqüenciar os sons partindo do mais alto ao mais baixo, ou mais suave. Utilize 4 recipientes, nessa variação, e selecione aquele que produz o som mais alto. Chacoalhe-o e o coloque à sua esquerda. Faça o mesmo com um recipiente que produza um som mais baixo. Chacoalhe-o e coloque-o à sua direita. Por fim, convide seu filho a completar a seqüência.
Então é isso, espero que tenha gostado do vídeo. Pratique essas atividades em sua casa, para que você calibre ainda mais as habilidades de escuta de seus filhos, principalmente a habilidade de discriminação auditiva.
Fique com Deus e até a próxima.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.
Link permanente
Gostei muito da metodologia de identificação dos sons aplicada. Também costumo realizar atividades e brincadeiras com meu pequeno para estimular seus sentidos.
Link permanente
Olá, estou conhecendo o blogue agora, e já gostaria de fazer um comentário que creio que ajudará a todos.
Neste poste, propõe-se que os sons sejam
classificados como “altos” ou “baixos” baseando-se na intensidade do som.
Entretanto, no estudo da música, o mesmo par de termos é usado para caracterizar a altura do som, que é um conceito baseado na freqüência de onda emitida e não no volume de som.
A fim de evitar que a criança precise “reaprender” a usar os termos futuramente, proponho a substituição por “fortes” e “suaves”. Quanto à segunda palavra, que já é uma opção que consta no texto, proponho que seja a única.
Espero ter sido claro e estar colaborando.
Obrigado.