Tempo de leitura: 4 minutos
Tire os meninos da frente da T.V. e ensine a eles a brincadeira da semana! Vai valer a pena!
PROF. CARLOS: Olá, seja muito bem-vindo ao blog Como Educar seus Filhos. Eu sou o Carlos Nadalim; e neste vídeo o Prof. Robson Furlan vai ensinar a você outra atividade muito interessante, que vai exigir a atenção do seu filho. O nome da atividade é Tic-Tac-Toc.
É isso mesmo, Robson?
PROF. ROBSON: É isso mesmo, professor. Essa é uma atividade muito divertida, que as crianças gostam muito de praticar, principalmente pelo fato de uma tensão estar muito presente; e também da competição, as crianças nunca querem perder nessa atividade. Por isso elas devem estar muito atentas para não errarem o tic, tac, toc.
PROF. CARLOS: Então fique atento aí; preste muita atenção às explicações do Prof. Robson Furlan.
PROF. ROBSON: Acho que a demonstração já diz tudo, não é mesmo? Trata-se de uma brincadeira muito simples de aprender, mas que pode contribuir muito, sobretudo para a melhora da atenção do seu filho. Além disso, é uma brincadeira divertida, que provavelmente vai render algumas risadas e momentos divertidos entre vocês.
A princípio, basta aprender os comandos tic, tac, toc e os gestos.
Para se familiarizarem com a brincadeira, você e seu filho podem realizá-la parados mesmo, um de frente para o outro, a uma distância que permita vocês realizarem os gestos tic, tac, toc.
Em seguida vocês começam a aumentar a dificuldade e a demanda de atenção nessa brincadeira.
Para fazer isso, comece desenhando uma linha no chão, de aproximadamente 6 a 8 metros de comprimento. Você e seu filho devem se posicionar nas extremidades e começar a brincar de tic-tac-toc deslocando-se, indo de encontro um ao outro.
Caso cheguem ao meio sem cometer erros, vocês devem continuar a brincadeira, sem parar mesmo, agora se deslocando para trás, distanciando-se um do outro, realizando o gesto e emitindo os comandos tic, tac, toc.
Se algum de vocês cometer algum erro durante o percurso, a brincadeira deve ser reiniciada.
Outra maneira de brincar é iniciando ambos na mesma extremidade da linha. Nessa variação, um começa se deslocando de costas, enquanto o outro o acompanha deslocando-se de frente. Se não houver erro e vocês chegarem à outra extremidade, vocês invertem os papéis: quem estava se deslocando de frente agora se desloca de costas, e vice-versa.
A última variação que quero ensinar dessa brincadeira é brincar de tic-tac-toc saltando para os lados, para frente ou para trás.
Parece complicado, mas é simples.
Providencie 4 pares de cartões, numerados de 1 a 4. Posicione esses cartões no chão – como você está observando na demonstração – e comece a brincar. Apenas a pessoa que emite o comando é que pode saltar para o número seguinte. Por exemplo, eu estou brincando, vou começar a brincadeira, estou no nº 1; emito o comado “tic”, salto para o nº 2 simultaneamente; meu parceiro, que está brincando comigo, emite o comando “tac”, salta para o nº 2; em seguida, eu emito o último comando, “toc”, e salto para o nº 3. E assim por diante.
Não podemos errar. Precisamos estar atentos aos comandos emitidos, a quem emite o comando e para que número saltar. Quem errar, perde!
Bom, eu te ensinei a brincar de tic-tac-toc com seu filho, mas essa pode ser uma brincadeira divertida para a família toda. Normalmente, quanto mais pessoas participarem, mais divertida a brincadeira fica, mais legal, e maior a demanda de atenção também.
Para colocar essa brincadeira em prática com mais de dois participantes, basta que todos se posicionem em círculo e comecem a brincar emitindo os comandos tic, tac, toc. Se vocês quiserem deixar a brincadeira ainda mais dinâmica, brincando em grupo, podem se deslocar em círculo, fazendo a roda girar enquanto os participantes vão emitindo os comandos. Aqueles que errarem vão deixando a roda, e aquele que permanecer até o final, sem erros, vence.
PROF. CARLOS: Robson, como você disse, realmente essa atividade exige muita atenção das crianças, dos participantes. Os pais podem colocá-la em prática em qualquer ambiente?
PROF. ROBSON: Sem dúvida, professor. Essa atividade é muito divertida e pode ser praticada em diferentes locais: em um parque, dentro de casa, no quintal etc. E um aspecto interessante é que ela tem algumas variações e, por isso, as crianças não vão enjoar tão cedo de praticá-la.
PROF. CARLOS: Muito obrigado, Robson, por mais essa atividade.
Espero que você tenha gostado deste vídeo.
Fique com Deus e até a próxima.
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.