Tempo de leitura: 4 minutos
Neste vídeo quero falar rapidamente a respeito de um tema que eu considero muito importante, principalmente para crianças que estão em período pré-escolar: a lateralidade. Você sabia que crianças que apresentam dificuldades em atividades físicas que envolvem a lateralidade podem também apresentar dificuldades escolares? Tenho trabalhado aqui na escola com a ginástica há alguns anos, e tenho percebido que as crianças que têm dificuldades na quadra em atividades que envolvem lateralidade são muitas vezes as mesmas que apresentam dificuldades dentro da sala de aula.
Foi pensando nisso que separei 3 exercícios que você poderá utilizar para começar a trabalhar a lateralidade de seus filhos aí na sua casa.
Antes de passarmos aos exercícios, preciso definir o termo “lateralidade”. A lateralidade nada mais é do que um aspecto interno relacionado aos movimentos do nosso próprio corpo. Difícil de entender? Pense numa criança: para que ela planeje e realize movimentos em certas direções, ela precisa ter essa consciência interna de que seu corpo possui dois lados, o direito e o esquerdo.
No curso Ensine Seus Filhos a Ler – Pré-Alfabetização e também aqui no blog, o professor Carlos Nadalim sempre comenta a respeito de a criança desenvolver a consciência do impresso ou consciência do material impresso para que ela possa aprender a ler. Um dos aspectos dessa consciência do impresso é que a criança precisa entender que a escrita ocorre sempre da esquerda para a direita. Quando falei da lateralidade, disse que a criança precisa adquirir essa consciência interna de que o corpo é dividido em lado direito e lado esquerdo, certo? Então fica muito claro que, para desenvolver a consciência do impresso, a criança deve ter um domínio básico de sua lateralidade.
Agora que você já entendeu a importância da lateralidade, passemos aos exercícios.
No primeiro exercício, seu filho deverá lançar um objeto em um alvo disposto no solo. No meu caso usarei um saquinho que costumo utilizar nas aulas de ginástica. Você também precisará de duas fitas de cores diferentes e deverá amarrar uma no braço esquerdo e outra no braço direito, assim seu filho vai começar a adquirir a noção de que o corpo se divide nos lados esquerdo e direito. Você não deve ainda explicar ao seu filho o que significam as palavras direita e esquerda, pois são termos muito abstratos para crianças pequenas. A atividade é muito simples: você deve dizer uma das cores e seu filho deve usar o membro em que a fita daquela cor está amarrada para lançar o objeto no alvo.
A segunda atividade é muito semelhante à primeira, mas agora você amarrará uma fita no tênis direito e outra no tênis esquerdo. Novamente você deverá falar o nome de uma das cores para que seu filho utilize o membro no qual a fita daquela cor está amarrada para pisar no objeto que está posicionado entre os pés dele.
Na terceira e última atividade vamos trabalhar a lateralidade do tronco. Já trabalhamos as mãos e os pés. Você vai novamente amarrar uma pulseira no braço esquerdo e outra no braço direito de seu filho, que deverá manter os braços elevados. Você vai se posicionar atrás de seu filho e, quando disser o nome de uma das cores, seu filho terá de olhar para trás de acordo com o braço no qual a fita daquela cor está amarrada.
Essas foram as dicas de hoje. Espero que você tenha gostado e comece a praticar quanto antes em sua casa, para auxiliar seu filho no desenvolvimento da lateralidade.
Para encerrar gostaria de lembrar de um convite do professor Carlos: entre os dias 11 e 15 de setembro, o blog Como Educar Seus Filhos promoverá a 8ª Jornada da Alfabetização em Casa. Para participar, basta cadastrar o seu e-mail.
Ah, última dica! Depois de realizar várias vezes esses exercícios – e também outros que podem ser utilizados para desenvolver a lateralidade –, você pode tirar as fitas e introduzir as palavras direita e esquerda. Com certeza seu filho terá adquirido a noção de que o corpo é dividido em lado esquerdo e direito.
Então é isso, fiquem com Deus!
Participe da 8ª Jornada da Alfabetização em Casa. Cadastre-se e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 100.000 famílias!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!