Não há malefício em ler e estimular a memória nessa idade, muito pelo contrário. Há marcos no desenvolvimento cerebral que precisam se aproveitados.
As pesquisas dizem que crianças entre 15 e 18 meses tendem a aprender uma palavra nova a cada sessão de exposição. Ou seja, basta apresentar uma palavra nova uma única vez à criança para que ela a absorva. Veja que fascinante! Isso não se repetirá com tanta força na vida de um indivíduo. Por isso é muito importante aproveitar o potencial que as crianças têm nesse período para memorizar palavras.
Outra questão importante: quando você lê um livro para uma criança, ela tem contato com um vocabulário muito mais rico do que aquele usado no dia-a-dia – dependendo, é claro, das obras selecionadas. Na conversação cotidiana, durante o jantar ou brincando com seus filhos, você não nomeia tantas coisas quanto no momento da leitura. Com um livro nas mãos você tem a capacidade de nomear aproximadamente 10 vezes mais do que conversando no dia-a-dia com as crianças. Assim, a leitura de livros aumenta o vocabulário muito mais do que a exposição à linguagem oral.
Se preferir, pode enviar suas dúvidas para [email protected]
Abraços.
]]>Abraços!
Pâmela Arumaa
Suporte
Conte conosco.
Abraços.
]]>Abraços.
]]>Esperamos por você na Jornada.
Fique com Ele também.
Abraços.
]]>Abraços.
]]>