Um Jogo da Velha Perfeito para Gente Nova

Tempo de leitura: 5 minutos

Já viu a brincadeira da semana? É um jogo da velha desafiador, com números, formas, deslocamentos e muito mais! Para crianças a partir dos 3 anos e meio.

Neste vídeo o Prof. Robson Furlan vai ensinar a você um exercício em que seu filho terá de se deslocar de um ponto a outro, memorizar e reproduzir certos padrões.

É mais ou menos isso, Prof. Robson?

PROF. ROBSON: É isso mesmo, professor. As crianças vão ter de memorizar certos padrões, incluindo formas geométricas e números, e reproduzir esses mesmos padrões em outro ambiente. Então elas terão uma tarefa a fazer – um deslocamento – até chegarem ao outro ambiente e reproduzirem o padrão que visualizaram no início.

PROF. CARLOS: Muito bem. Então acompanhem aí essa atividade muito interessante.

PROF. ROBSON: Vamos começar pelos materiais. Você vai precisar de giz e de 3 ou 4 pares de formas geométricas – que você pode recortar de papel cartão, cartolina, folha sulfite ou de outro material que você tiver disponível.

Utilize o giz para desenhar e numerar o jogo da velha modelo e o outro jogo da velha – que será utilizado por seu filho. Utilize o jogo da velha modelo para explicar a seu filho como a brincadeira funciona. Diga que ele terá de simplesmente reproduzir o padrão do posicionamento das formas geométricas que ele visualizou no jogo da velha modelo no outro jogo da velha – que está posicionado a certa distância, de 6 a 10 metros, aproximadamente.

Você posicionará as formas geométricas de maneira aleatória no jogo da velha modelo enquanto seu filho está de costas para você, de olhos fechados – para que ele não observe você posicionando as formas geométricas. Então você diz “já” e ele pode observar o padrão, o posicionamento das formas, durante 5 segundos. Em seguida, ele precisa se deslocar de onde está o jogo da velha modelo até o outro jogo da velha, para reproduzir o padrão que observou no jogo da velha modelo.

Você pode começar com duas formas geométricas: posicionar o triângulo no número 2 e o quadrado no número 9, por exemplo; aí basta seu filho observar esse padrão, esse posicionamento das formas geométricas, por 5 segundos e se deslocar de maneiras distintas até o outro jogo da velha, para reproduzir o padrão.

Então basta ele se deslocar e utilizar a memória para reproduzir o posicionamento das formas geométricas que ele visualizou no jogo da velha modelo. Se ele acertar, ou mesmo se errar, o posicionamento das formas geométricas no seu jogo da velha, a brincadeira deve ser reiniciada, e você deve mudar a disposição das formas geométricas no jogo da velha modelo.

Se ele estiver com dificuldades para realizar essa brincadeira com duas formas geométricas, comece com apenas uma forma geométrica; se ele já está reproduzindo com facilidade o posicionamento das duas formas geométricas, aumente o número para três, quatro, e assim por diante.

É importante que, antes de começarem a brincar, você explique para ele também, ou, se for possível, até demonstre, como será o deslocamento que ele vai fazer no percurso entre o jogo da velha modelo e o jogo da velha que ele vai utilizar para posicionar as formas geométricas.

Quero sugerir para você 4 deslocamentos:

1º) A corrida. Ele observa o posicionamento das formas geométricas e se desloca correndo até o outro jogo da velha para utilizar a memória e reproduzir o mesmo padrão que observou.

2º) A caminhada em 4 apoios. Ele vai se deslocar com as mãos e os pés no chão.

3º) Uma corrida de um pé só. No percurso, ele vai usar apenas uma perna para chegar até o outro jogo da velha.

4º) Caminhando mas equilibrando um objeto sobre a cabeça. Ao equilibrar um objeto sobre a cabeça, ele terá de se deslocar de maneira mais lenta, tendo cuidado para que o objeto não caia.

Novamente, com o passar das repetições, caso seu filho já demonstre maestria em reproduzir o padrão de duas ou três formas, aumente o número, para elevar o nível de dificuldade da brincadeira.

PROF. CARLOS: Prof. Robson, eu gosto muito dessa atividade; a coloco em prática com muita freqüência aqui em casa com meu filho, que tem 5 anos.

Essa atividade, que é um pouco complexa, você indica apenas a crianças com 5 anos ou mais ou ela serve para crianças mais novas também?

PROF. ROBSON: Acredito que crianças a partir de 3 ou 4 anos já podem começar a tentar praticá-la de maneira mais livre; se a criança cometer alguns erros, não precisa parar a atividade e ficar preocupado porque ela não está conseguindo reproduzir os padrões. As mães podem começar introduzindo essa atividade com um estímulo apenas, para que a criança memorize apenas uma forma geométrica em cada número, e depois vai aumentando o nível de dificuldade. Com certeza as crianças vão aprendendo com o tempo.

PROF. CARLOS: Então é isso, Robson. Muito obrigado pela atividade e pelos esclarecimentos.

Espero que você tenha gostado das dicas deste vídeo.

Fique com Deus e até a próxima.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *