Tempo de leitura: 4 minutos
Você já está cansado de saber que ler em voz alta para seu filho o prepara para o aprendizado da leitura. Mas sabia que essa prática também pode despertar nele a vontade de aprender a escrever?
No último vídeo destaquei que a prática da leitura em voz alta feita pelos pais a seus filhos é uma excelente ferramenta na preparação das crianças para o aprendizado da leitura. Mas será que a leitura em voz alta feita pelos adultos só prepara as crianças para o aprendizado da leitura? Ou, ao mesmo tempo, desperta também nelas o desejo pela produção escrita?
Quando você lê em voz alta para seus filhos, eles não só ouvem como vêem o que você lê. Seus filhos começam a estabelecer conexões entre a linguagem oral e a linguagem escrita, passando a entender que a linguagem escrita representa a linguagem oral. Desse modo seus filhos relacionam as palavras impressas com seus significados, a palavra oral com um objeto ao qual ela se refere, a palavra oral com a palavra escrita que a representa e assim por diante.
Durante a leitura em voz alta, de forma muito natural e até mesmo intuitiva, você acaba auxiliando seus filhos a estabelecer essas conexões entre linguagem oral e linguagem escrita. Antes de ler um livro a seus filhos, você geralmente apresenta as partes que o compõem. Por exemplo: “esta é a capa deste livro”, “esta é a contracapa deste livro”, “aqui temos a lombada deste livro” ou “vejam, o título deste livro é Linha, agulha e costura: canção, brincadeira e leitura”, ou ainda o nome dos autores e assim por diante.
Ao ler o título do livro, o nome dos autores, o que você geralmente faz? Corre seu dedo embaixo das palavras, destacando, assim, de maneira muito natural, a relação entre o que diz e o que está grafado. É claro que você fará isso lendo as demais páginas do livro e é claro que a criança vai notar outras coisas. Por exemplo, na escrita nós temos uma direção, tudo ocorre de cima para baixo e da esquerda para a direita. Com o passar do tempo, a criança também perceberá que há um espaço entre as palavras e que esses espaços são as fronteiras entre as palavras.
Enfim, todos esses elementos fazem parte de uma habilidade muito importante que se chama consciência de impressão. Já gravei um vídeo aqui no blog falando sobre essa habilidade. Agora você já entendeu que a prática da leitura em voz alta feita pelos pais auxilia as crianças a compreenderem as relações entre linguagem falada e linguagem escrita.
Chegamos então à seguinte conclusão: a prática da leitura em voz alta feita pelos pais não só prepara as crianças para o aprendizado da leitura como também desperta nelas o desejo pela produção escrita.
De início, a escrita das crianças é inventada ou espontânea, mas com o passar do tempo, dando pistas fonéticas e fonológicas ao seu filho, ele certamente conseguirá corrigir os erros de escrita. Para as crianças, não passa de uma brincadeira muito divertida. Só há um porém, essa brincadeira é observada sobretudo em crianças cujos pais têm muitos livros em casa, em crianças cujos pais freqüentam bibliotecas, livrarias, sebos etc. Se você deseja que o seu filho no futuro tenha um alto desempenho em leitura e em escrita, não deixe de cultivar tais hábitos em sua família.
Se você gostou do vídeo, não deixe de participar da Jornada da Alfabetização em Casa, que será promovida pelo blog Como Educar Seus Filhos. Trata-se de um evento online, totalmente gratuito, com dicas simples, práticas e divertidas para que você introduza, com segurança, seus filhos no universo da alfabetização. Para participar basta cadastrar seu e-mail.
Fiquem com Deus e até a próxima.
Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!
Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!
Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!
Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.