Uma Amarelinha Diferente…

Tempo de leitura: 5 minutos

Amarelinha é uma brincadeira antiga, mas nunca ultrapassada. Experimente esta variação super divertida com seu filho! Sugestão de idade: a partir dos 4 anos.

PROF. CARLOS: Olá, seja muito bem-vindo ao blog Como Educar seus Filhos; eu sou o Carlos Nadalim, e neste vídeo o Prof. Robson Furlan vai ensinar a você uma forma diferente de brincar de amarelinha. É isso mesmo, professor?

PROF. ROBSON: É isso mesmo. É a amarelinha das cores. Eu não vou explicar aqui muito, porque as demonstrações são auto-explicativas.

PROF. CARLOS: Então tudo bem, vamos para a brincadeira.

PROF. ROBSON: Eu aposto que você já brincou de amarelinha, não é verdade? Pelo menos uma vez na vida, vai. Quem nunca brincou de amarelinha? Essa é uma brincadeira clássica entre a criançada, e uma das mais divertidas para os pequenos.

Sabendo dos diversos benefícios que essa brincadeira proporciona às crianças, como melhora da coordenação motora grossa e fina, melhora do controle e ritmo corporal, melhora do equilíbrio, entre tantos outros, criei uma variação bastante divertida, que com certeza vai despertar o interesse de seu filho.

Como você já deve saber, na amarelinha tradicional são desenhados retângulos no solo, que, em seguida, são numerados (normalmente a numeração vai de 1 até 10), e a criança, para começar a brincar, precisa lançar um objeto em uma das casas. Os retângulos representam as casas. Após lançar esse objeto, ela inicia a rodada.

Lembrando que a brincadeira sempre começa com o objeto sendo lançado na 1ª casa, na casa de número 1; a criança precisa fazer o caminho de ida e volta saltando ora com um pé, ora com ambos os pés.

Existem basicamente 4 regras nessa brincadeira:

Regra nº 1: É necessário lançar o objeto na casa em que ele deve cair. Por exemplo, se a criança está na fase 3, ela deverá lançar o objeto na casa de nº 3.

Regra nº 2: É proibido pisar na casa onde está o objeto.

Regra nº 3: É proibido pisar nas linhas.

Regra nº 4: É necessário pegar o objeto de volta ao retornar.

Excelente! Agora que já revisamos a maneira tradicional de se brincar de amarelinha, quero apresentar a variação que criei.

Chamo essa variação de amarelinha das cores.

Acredito que você já saiba por que o nome “amarelinha das cores”. É porque a cada vez que a criança salta, avança uma casa, ela deve dizer a cor do retângulo em que está pisando.

É isso mesmo; como você viu na demonstração, a cada casa que a criança avança, ela deve dizer a cor do retângulo.

Então, para começar, trate de providenciar gizes de cores diferentes.

Desenhe o percurso da amarelinha no solo e explique para seu filho que, a cada casa que ele avançar, ele deverá dizer a cor do retângulo em que ele está pisando.

Isso aumentará a demanda de atenção na atividade, logo, seu filho não realizará a amarelinha no piloto automático. A cada instante, ele terá de usar a mente para responder dizendo a cor do retângulo em que está pisando.

Depois de brincar algumas vezes, você pode mudar a disposição das cores no percurso da amarelinha, porque após algumas repetições é provável que seu filho tenha memorizado a seqüência e comece a realizar novamente a amarelinha no piloto automático.

Ao mudar a seqüência das cores, novamente ele terá de usar a mente a cada repetição da atividade.

Para finalizar a dica, quero te ensinar uma variação bastante interessante.

Veja bem, agora seu filho não precisará mais dizer as cores de cada retângulo, ele terá apenas de responder aos seus comandos. A partir de agora, você dirá o nome das cores e ele precisará estar muito atento para responder apenas “sim” ou “não”, de acordo com o comando que você emitir. Por exemplo, se você disser “amarelo”, e ele pisar numa casa vermelha, ele terá de dizer “não”, e aí ele avança. Caso ele cometa um erro e diga “sim” quando deveria dizer “não”, ou vice-versa, ele deverá reiniciar a fase em que ele está, começar lá do início novamente: se ele está na fase 3, e já está no retângulo 9, cometendo um erro, deverá voltar ao início, para reiniciar essa fase.

PROF. ROBSON: E aí professor, você que estava desconfiado da atividade, o que achou?

PROF. CARLOS: Gostei bastante, sobretudo das variações. Realmente a amarelinha das cores é completamente diferente da amarelinha tradicional, que todo mundo conhece; não é Robson?

PROF. ROBSON: Sim. A amarelinha tradicional já traz diversos benefícios para as crianças, mas essa das cores vai acrescentar um pouquinho mais de desafio, despertar ainda mais o interesse das crianças. E ela é difícil para a criança e também para adultos; precisa de um pouquinho de prática para desempenhar essa brincadeira com maestria.

PROF. CARLOS: Então é isso, Prof. Robson; muito obrigado pela atividade.

E eu espero que você tenha gostado das dicas do Prof. Robson. Não deixe de comentar aqui embaixo; escreva quais foram as suas impressões sobre essa atividade e também como seus filhos reagiram durante a atividade.

Então é isso. Mais uma vez muito obrigado.

Fique com Deus e até a próxima.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *