Uma Técnica Tradicional para Introduzir seus Filhos na Alfabetização desde o Nascimento

Tempo de leitura: 5 minutos

No vídeo de hoje eu apresento uma técnica tradicional para introduzir seus filhos na alfabetização desde o nascimento, utilizando o momento da leitura em voz alta. Essa técnica desenvolve uma habilidade importantíssima, porém pouco conhecida dos pais. Assista!

Hoje vou transmitir a você uma técnica tradicional e muito divertida que poderá ser utilizada com recém-nascidos, crianças pequenas e até mesmo com crianças entre 4 e 6 anos. Ela servirá para aumentar o desempenho deles no processo de alfabetização. Por que essa técnica é tão importante, tão fundamental no processo de alfabetização? Porque dará aos seus filhos a aquisição de uma habilidade conhecida como consciência de impressão.

Trata-se de uma habilidade tão imprescindível no processo de alfabetização que é considerada por muitos como preditora do futuro sucesso das crianças em leitura. É sobre isso que eu vou falar hoje.

Mas antes gostaria de dividir com vocês um e-mail enviado para o blog Como Educar Seus Filhos. Quem escreve é Rosi Santos: “Já imprimi o guia (o e-bookAs 5 Etapas para Alfabetizar Seus Filhos em Casa”). É ele que está me ajudando a alfabetizar meu filho Tarciso. Em apenas 90 dias ele, que tem apenas 5 anos, foi alfabetizado. Muito bom esse guia! Estou passando essa maravilha para minhas colegas. Beijos!”. Rosi, muito obrigado pela mensagem, fiquei muito contente ao saber que seu filho já está praticamente alfabetizado e tudo isso graças ao e-book.

Vamos falar sobre consciência de impressão?

Logicamente não pretendo esgotar o tema, por isso selecionei aqui os principais pontos. Faz parte dessa habilidade a capacidade de relacionar a linguagem oral à linguagem escrita. Então, a criança precisa perceber, mesmo antes de aprender a ler, que as palavras representam a linguagem oral. Esse é um ponto central, pois crianças que percebem uma relação entre linguagem oral e linguagem escrita já dão o primeiro passo, importantíssimo, no processo de alfabetização.

Outra questão a ser percebida pelas crianças é que a organização do texto ocorre de maneira singular, tudo acontece da esquerda para a direita e de cima para baixo. Tal senso de orientação, de direcionalidade é indispensável para que elas entendam que, ao começar a ler, terão de processar o texto seguindo essa orientação.

Outro ponto importante que faz parte da capacidade de alfabetização é conseguir notar que as palavras são compostas de sequências de letras e que entre as palavras existem espaços. Isso também faz parte do desenvolvimento da consciência de impressão.

Como desenvolver a habilidade, a consciência de impressão, dos seus filhos?

É muito simples! Você provavelmente já lê em voz alta para os seus filhos, certo? Muito bem, antes de começar a leitura, você vai apresentar o livro para o seu filho. Vai mostrar o livro e dizer: “Veja, filho, essa é a capa do livro e na capa encontramos o título do livro”. Enquanto você lê passe o dedo nas palavras, seguindo o texto. “Mas o meu filho nem sabe ler, de que adianta isso?”. Ora, com tal atitude ele vai aprender o senso de direcionalidade do texto, de que tudo é escrito da esquerda para a direita.

Pegue, por exemplo, o livro “A casa sonolenta”, mostre-lhe a capa, leia o título passando o dedo sob as palavras e diga: “Olhe, filho, o livro ‘A casa sonolenta’. A autora se chama Audrey Wood. O ilustrador é Don Wood’. Por que você precisa dizer os nomes? Para que a criança comece a entender que o autor escreve as palavras que serão lidas e o ilustrador desenha as imagens. Qual a importância disso? A criança, ao ouvir a história, vai perceber que a leitura feita pelos pais se refere às palavras e não às imagens. Depois, parta para a contracapa: “Filho, essa é a contracapa do livro”. Comente sobre as informações que estão ali. Apresente a lombada, quando for possível.

Agora, feito tudo isso, você iniciará a leitura em voz alta, mas há um detalhe importante. Como você quer desenvolver a consciência de impressão, você deve manter o seu filho no seu colo, para que ele acompanhe sua leitura e a movimentação do seu dedo indicador que correrá embaixo das palavras no momento da leitura. Assim, ele vai adquirir o senso de direcionalidade, que faz parte da habilidade de consciência de impressão.

Há outras dicas, como, por exemplo, você pode no dia seguinte começar a ler e perguntar “Filho, começo a ler por aqui?” e aponta para a contracapa. “Não, pai, você deve começar a ler pela capa”. Também isso faz parte das atividades de consciência de impressão.

Dia após dia você repetirá essas dicas com os seus filhos e, depois de uma ou duas semanas, pode avaliar como está a consciência de impressão deles. Você pode também pedir para que ele lhe mostre a capa do livro, onde está o título ou o nome do autor, do ilustrador, a contracapa. Para crianças mais velhas, você pode pedir para indiquem onde está a primeira palavra de determinada página (isso mostra que a criança sabe que a leitura começará dali), a última palavra, e assim sucessivamente.

As dicas que eu reservei para hoje vão auxiliá-lo a desenvolver em seus filhos a habilidade da consciência de impressão. Há outras atividades de consciência de impressão, porém não tenho intenção de esgotá-las aqui.

Não esqueça: a aquisição dessa habilidade é fundamental para que seus filhos tenham sucesso no processo de alfabetização.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

2 Comentários


  1. Bom dia!
    Tenho um filho de 1a6m. Não consigo ler pra ele. Não para sentadinho no colo. Não se interessa. Quer pegar o livro. Morder. Tenta rasgar as folhas. Difícil manter o livro na minha mão. Quase impossível mantê-lo na leitura.

    O que fazer??? Me sinto frustrada…
    Muito obrigada

    Rita ( mãe do Jonas)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *