3 Atividades para Desenvolver a Lateralidade das Crianças

Tempo de leitura: 3 minutos

Exercícios físicos básicos como estes podem deixar seu filho melhor preparado para ler e escrever.

 

Neste vídeo quero conversar com você a respeito da importância de estimularmos crianças pequenas a praticarem atividades contra-laterais ou de lateralidade cruzada. Talvez você não conheça essa expressão, mas os movimentos de lateralidade cruzada são realizados com um lado do corpo que atravessam a linha sagital mediana, que é um referencial intrínseco, uma linha imaginária que divide o corpo em lado esquerdo e lado direito. Por exemplo: com a sua mão direita, toque seu ombro esquerdo. Você acaba de realizar um movimento de lateralidade cruzada. Para que sua mão direita toque o ombro esquerdo é necessário fazer um movimento que atravesse essa linha que divide o corpo ao meio.

Depois de conversar com o professor Carlos Nadalim e assistir a algumas aulas do curso Ensine Seus Filhos a Ler – Pré- Alfabetização, eu comecei a perceber que as crianças que apresentavam dificuldades nas atividades de lateralidade cruzada nas aulas de ginástica também tinham dificuldades em outras atividades, como vestir a meia, calçar o tênis e em atividades escolares.

Agora que você já entendeu a importância de realizar movimentos de lateralidade cruzada com crianças pequenas, eu quero dizer a você que pensa que essas atividades são complexas para crianças entre 2 anos e meio e 3 anos que, após algumas sessões de prática, seu filho certamente vai realizar esses movimentos de lateralidade cruzada com facilidade. Isso vai auxiliar muito no desenvolvimento dele.

Vamos à atividades!

Para a primeira atividade você precisará apenas do próprio corpo. Seu filho deve estar posicionado de frente para você e imitará todos os seus movimentos. Ele deve realizar todos os movimentos como se estivesse diante de um espelho. Você deve usar suas mãos para tocar lados opostos do corpo, como cotovelos, ombros, joelhos ou pés. Caso seu filho tenha alguma dificuldade, pode ser por conta da velocidade que você emprega. Se você fizer as atividades de modo muito rápido, é melhor diminuir sua velocidade e ele o acompanhará. Para deixar a atividade mais divertida, coloque uma música e faça a atividade conforme o ritmo.

Para a segunda atividade você precisará de objetos de duas cores diferentes. Aqui eu tenho saquinhos de cores vermelha e verde. Você deve posicionar esses objetos lado a lado, verde do lado direito e vermelho do lado esquerdo, por exemplo. Você então dirá o nome de uma das cores e seu filho deverá usar a mão do lado oposto para pegar o objeto e lançá-lo em um alvo.

Na terceira e última atividade você vai utilizar 3 objetos de cores diferentes e os posicionará ao lado dos pés de seu filho. A princípio, para que ele se familiarize com a atividade, você deve pedir para que ele pise nesses objetos com o pé que está mais próximo. Depois você dirá o nome da cor e seu filho deverá pisar com o pé mais distante, o membro contra-lateral.

Então é isso, espero que você tenha gostado dessas atividades. Se você quiser participar da 8ª Jornada da Alfabetização em Casa, que será promovida pelo blog Como Educar seus Filhos entre os dias 11 e 15 de setembro, cadastre seu e-mail.


Participe da 8ª Jornada da Alfabetização em Casa. Cadastre-se e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 100.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *