6 Busy Bags para Ocupar a Mente e as Mãos das Crianças nas Horas de Tédio

Tempo de leitura: 6 minutos

Durante uma viagem com filhos pequenos, quem nunca ouviu um “Já chegamos?” para, 5 minutos depois, tornar a ouvir: “E agora, já chegamos?”? Esse questionamento pode se repetir por horas intermináveis, pois as crianças ficam entediadas durante longas viagens. Aliás, crianças geralmente se enfadam com certa facilidade, especialmente quando as obrigamos a fazer “programas de índio”, como uma ida ao cartório, aos correios, ao banco, a uma repartição pública, ao dentista, ao médico, à costureira… Quem nunca presenciou a cena de um menino aos prantos e gritos, apressando a mãe para deixar logo um ambiente nada interessante para uma criança. Mas existe uma maneira de mudar essa situação.

Você já ouviu falar nas busy bags? Esse termo do  inglês designa algo muito simples: bolsas ou saquinhos de atividades. Elas têm como finalidade manter as crianças entretidas em períodos de espera, geralmente quando estão fora de casa, na sala de espera de um consultório, no restaurante ou durante viagens.

Exatamente por isso, as busy bags precisam ser fáceis de transportar e de usar, baratas e fazer o mínimo de bagunça e barulho possível. Ah! E também devem ser práticas na hora de guardar.

Existem busy bags de vários tipos e tamanhos e são tão simples que os próprios pais podem montar seu saquinho de atividades para os filhos conforme a faixa etária.

Como criar sua busy bag

O primeiro passo para criar suas próprias busy bags é fazer uma lista dos materiais necessários. Para armazenar o conteúdo das atividades utilize sacos com vedação (zip lock), sacos plásticos comuns com fechos de arame revestido ou estojos com zíper. Você também pode usar pequenos tubos de acrílico com tampa. Esses materiais podem ser encontrados em lojas de artigos para festas ou papelarias – ou na sua casa!

Mas antes de sair colocando um monte de brinquedos dentro de um saco, saiba que é importante pensar no propósito da atividade que irá propor para seu filho.  As busy bags, além de oferecer entretenimento e distração, podem conter atividades que exercitam habilidades cognitivas, sensoriais, a coordenação motora das crianças, o raciocínio lógico, etc.

Selecionamos uma série de idéias de atividades para diferentes faixas etárias. É só se inspirar e criar as suas próprias busy bags!

Busy bags para crianças de 1 ano e meio a 3 anos

1. Giz de cera, papel e post-its. Que fazer arte é uma delícia ninguém tem dúvida, mas em um restaurante ou na sala de embarque do avião não dá para deixar as crianças se lambuzarem de tinta, certo? Mas você pode criar uma busy bag artística para seus filhos. Coloque dentro de um saco (ou em uma pequena caixa com divisórias e tampa) giz de cera, papéis coloridos e post-its nos mais diversos formatos. Quando seus filhos estiverem entediados, é só tirar o pacote da bolsa e deixar a imaginação da criançada correr solta.

2. Caixinhas sensoriais. Aproveite caixinhas de fósforo vazias e forre o interior delas com materiais de texturas diferentes. Para os menores, já é uma diversão tentar abrir e fechar as caixinhas. E a vantagem é que, quando conseguirem fazer isso, ainda passarão um tempo explorando o seu conteúdo. No interior de cada caixa, cole materiais de cores e texturas diferentes como: velcro, lixa, feltro, cetim, veludo, camurça, celofane amassado, algodão, palitos, plástico bolha, sisal, esponja, bombril, etc.

3. Pompons coloridos. Pesquisando na internet, você encontra algumas lojas que vendem sacos de pompons coloridos. Outra opção é procurar na rede um passo-a-passo sobre como fazer seus próprios pompons de tricô. É muito simples: você irá precisar apenas de linhas de tricô de várias cores e tesoura. Coloque em um saco os seus pompons e um rolo de papelão ou pedaço pequeno de cano de PVC. Os pequenos de 1 a 2 anos vão ficar entretidos por um bom tempo, passando pompons de um lado para o outro do tubo. Além disso, estarão treinando a coordenação motora fina.

Busy bags para crianças de 3 a 6 anos

1. Para treinar os traços. Esta busy bag é um excelente entretenimento para crianças que estão iniciando o processo de alfabetização. Para criar esse pacote de atividades, você vai precisar de: cartolina ou papel cartão, um marcador para quadro branco e contact transparente. Imprima vários padrões de linhas tracejadas (retas, curvas, em zigue-zague, em caracol, em ondas, etc.) e recorte-os em tiras de, aproximadamente, 5 cm. Revista as tiras de cartolina com contact ou plastifique-as. Então, guarde tudo dentro de um saco plástico junto com um marcador de quadro branco. Sua busy bag está pronta. É só tirá-la da bolsa quando precisar. Essa atividade desenvolve a concentração, a coordenação viso-motora, além de preparar a criança para a escrita. Brincadeira encerrada, é só limpar os traços com uma esponja, algodão ou papel toalha e a atividade poderá ser utilizada novamente.

2. Caixa de recortes. Para esta atividade você vai precisar de uma caixa de plástico com tampa e divisórias; cartolina recortada em pedaços que caibam dentro das divisórias da caixa; uma caneta hidrográfica; uma tesoura escolar e um saco plástico extra para guardar os resíduos da atividade. Com a caneta hidrográfica, desenhe sobre a cartolina listras, ziguezagues e ondulações. Demonstre a seu filho como segurar a tesoura. Então, mostre-lhe como recortar os papéis, seguindo os movimentos do desenho. Use o saco plástico para coletar as sobras de papel.

Além de exercitar a concentração, ao aprender a recortar, seu filho trabalha habilidades como a coordenação bilateral, coordenação viso-motora e a coordenação motora fina.

Lembre-se de sempre supervisionar os pequenos com o uso da tesoura.

3. Quebra-cabeça de formas. Recorte algumas formas geométricas – ou outras formas como corações, flores, etc. – em feltro colorido ou E.V.A. Corte várias formas em cores diferentes. Divida algumas formas em partes (de 2 a 10 partes, de acordo com a idade da criança).  Você terá alguns quebra-cabeças portáteis. As partes poderão ser usadas também para formar figuras ou desenhos.

São inúmeras as vantagens de criar uma busy bag para entreter seus filhos. Entretanto, é bom ressaltar que, no caso de crianças com menos de 3 anos, é importante que brinquem sempre sob a supervisão de um adulto, pois muitas dessas atividades contêm objetos pequenos que elas podem engolir ou inalar.


Participe da 8ª Jornada da Alfabetização em Casa. Cadastre-se e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 100.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *