Atividade Divertida para a Memória de seus Filhos + PDF

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá, hoje é sexta-feira, 23 de setembro, e faltam 3 dias para começar a 6ª Jornada da Alfabetização em Casa. Se você ainda não se cadastrou, faça isso agora mesmo! Um dos pontos que vou abordar na 6ª Jornada é a importância de praticarmos atividades para desenvolver a memória auditiva de curto prazo das crianças.

Para aquecer os motores antes da jornada, quero que você pratique em casa com seus filhos, durante o fim de semana, uma atividade muito divertida que retirei do curso Ensine Seus Filhos a Ler. É uma atividade de que as crianças gostam muito e chama-se “No Fundo do Mar”.

Como ela funciona? Primeiro você deve baixar esta planilha. Imprima e recorte as figuras. Na planilha você verá imagens que representam objetos que há no mar. Você deve falar para seu filho que esses objetos estão no fundo do mar. Em seguida disponha as figuras em algum canto da sala ou no quarto do seu filho e diga a ele que ali é o fundo do mar. Peça então para que ele busque a âncora e a bóia, por exemplo. Diga-lhe: “Filho, quando eu disser ‘já’, quero que você vá até o fundo do mar e traga a âncora e a bóia”.

Seu filho vai então ao “fundo do mar” e traz a âncora e a bóia. É interessante que ele apresente primeiro a âncora e depois a bóia, seguindo exatamente a ordem da sua instrução. Conforme a idade e o desenvolvimento da criança, você pode emitir ordens de até cinco itens. Antes de começar a atividade é importante você nomear cada uma das imagens para o seu filho, porque ele não pode ter nenhuma dúvida quando for ao “fundo do mar” trazer os objetos solicitados.

Por fim, uma dica preciosa: se você quer aumentar ainda mais o desafio, basta aumentar a distância entre seu filho e o “fundo do mar”. Com isso ele vai ter de reter por mais tempo os objetos na memória, forçando ainda mais sua memória fonológica.

Pratique essa brincadeira em sua casa no fim de semana e prepare-se para a próxima Jornada da Alfabetização em Casa. Se você tem interesse em participar, não deixe de cadastrar seu email para receber todos os materiais exclusivos e as dicas para a alfabetização que passarei nesse grande evento.

Fique com Deus e até segunda-feira.


Acesse abaixo a versão em áudio e faça o download para poder ouvir as dicas e atividades do prof. Carlos sempre que desejar.

Assine nosso super-mega-chique podcast no iTunes e receba nossos conteúdos em áudio, para escutar as dicas no carro ou em casa, pelo celular. Assine diretamente em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. É 100% gratuito. Se você quiser assinar pelo iphone, basta acessar o app “Podcasts”, que vem instalado no aparelho, e procurar por “Como Educar seus Filhos”. Caso você use Android, basta baixar o app Podcast Addict no Google Play e também fazer a busca por “Como Educar seus Filhos”. Além de publicarmos as versões em áudio de nossos conteúdos, produziremos conteúdos exclusivos para o podcast. Assine e deixe um review!


Se gostar do vídeo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, comente aqui embaixo!
Se quiser receber em seu email nosso ebook ‘As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa’ clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

5 Comentários


  1. Boa tarde minha filha tem 3 anos e na hora que começo a falar dos numeros ou di alfabeto ela chora se isola e ate dorme de tanto chorar como se fosse algo muito ruim e eu acabo chorando junto de desespero por ela não aprender. O que faço?

    Responder

  2. Já faz muito tempo que não tenho mais filho pequeno, mas lembro bem de uma brincadeira muito parecida com essa que fazíamos com o nosso filho quando ele era pequeno. E funciona mesmo! Agora tenho utilizado as suas dicas para auxiliar os alunos da escola onde leciono. Obrigada!

    Responder

  3. A atividade foi um sucesso! Difícil foi convencer o meu filho de 3 anos a parar de brincar…
    Obrigada pela dica!

    Responder

  4. Até o preente momento, estou amando receber os e-mails com dicas. Não vejo a hora de começarmos o curso. Parabéns pela iniciativa e muito obrigada por compartilhar com nós.
    Abraço Ana Paula Funcho Morás

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *