Atividades para a Viagem de Férias

Tempo de leitura: 6 minutos

Vai viajar de carro nestas férias? Em vez de deixar as crianças aos cuidados do tablet, por que não entretê-las com estas atividades divertidas e educativas?

As férias estão chegando e você provavelmente está se preparando para viajar com sua família. Já planejou o itinerário, sabe onde ficarão e por quantos dias. Agora, porém, chegou a hora de planejar quais atividades adotar ao longo da viagem com as crianças. Isso porque as crianças ficam ali, dentro do carro, às vezes por 3 ou 4 horas, e é normal que fiquem cansadas e entediadas ou mesmo ansiosas, pois querem chegar logo ao destino. O que você pode fazer com seus filhos ao longo da viagem para diverti-los e, além disso, aprimorar as capacidades cognitivas deles? Esse, afinal, é um dos objetivos do blog.

Primeira dica. Leve CDs com canções folclóricas, eu já indiquei aqui algumas coleções. Leve também a Coleção Disquinho, um conjunto de histórias escritas por Braguinha. Vale muito a pena aproveitar a viagem para ouvir tais histórias e canções. Cante essas músicas com seus filhos e aproveite para ouvir histórias.

Segunda dica. Gravei recentemente um vídeo indicando brinquedos que aprimoram e melhoram as funções executivas das crianças. Falei também sobre a memória funcional. Há um brinquedo que contribui muito para aprimorar a memória das crianças, um brinquedo já tradicional, o Genius, da Estrela. Ele tem uma versão em miniatura, funcional, portátil – a criança o manuseará com facilidade ao longo da viagem. O Genius trabalha com a memória. Ao clicar em iniciar, ele dá um sinal sonoro que você deverá repetir. Ele então adiciona outro sinal para você repetir, e mais outro, e mais outro e assim por diante.

É lógico que estou passando essas dicas para evitar o contato das crianças com tablets e celulares. Você poderia dizer: “Ah, não preciso comprar. Prefiro baixar um aplicativo de graça no meu celular para jogar Genius”. As sugestões aqui do blog são justamente para você evitar o contato das crianças com tablets e celulares, porque nós sabemos que ultimamente as crianças estão viciadas nesses aparelhos.  

Terceira dica. Trabalhe com seus filhos a evocação de palavras, memória e seqüencialização. Funcionará da seguinte maneira: você dirá ao seu filho “Diga-me o nome de uma coisa que você encontra na farmácia, uma coisa que você encontra no mercado e uma coisa que você encontra na escola”. Seu filho então terá de evocar os nomes obedecendo à seqüência proposta. Durante a viagem você pode aproveitar as situações para criar várias perguntas. Você pode pedir para o seu filho dizer o nome de algo que ele vê dentro do carro, de algo que ele vê na estrada e de algo que vê no carro que está à frente. Seu filho responderá seguindo a seqüência. Trata-se de uma atividade interessantíssima! Dica de ouro para as férias.  

Quarta dica. Nós já indicamos aqui as histórias acumulativas, que são importantíssimas para treinar a memória auditiva de curto prazo das crianças. Já recomendei aqui no blog a “História do Duende da Vitória”. Como funciona? Você diz uma frase e a criança repete-a, acrescentando algum fato ou mais elementos à frase e assim sucessivamente. Procure na internet. Há uma história acumulativa famosa, “A Velha a Fiar”. Eu sugiro uma gravação que está no CD Murucututu, do Duo Rodapião. É uma gravação belíssima.

Quinta dica. Procure no blog a atividade “Fui às compras”, que trabalha com a memória auditiva de curto prazo. Você dirá às crianças, por exemplo, “Fui ao mercado e comprei abacate” e a criança repetirá e acrescentará um item: “Fui ao mercado e comprei abacate e banana”. Gradativamente você vai colocando mais itens na lista de compras. Você pode dizer que foi ao shopping, ao mercado, enfim, não importa muito o enredo, e sim aumentar a lista de compras.

A sexta dica é inédita no blog, trata-se da categorização semântica. Como funciona? De um lado, você trabalhará a categorização semântica e, de outro, a memória auditiva. “Ah, mas o professor Carlos é viciado nesse negócio de memória auditiva de curto prazo, de memória fonológica”. Sou mesmo, porque o aprimoramento dessa habilidade cognitiva é fundamental para o alto desempenho em atividades de leitura, escrita, matemática, etc. Como funciona a atividade? Você dirá para o seu filho uma seqüência de palavras: banana-caminhão-carro-uva. No fim dirá a categoria: frutas. E seu filho terá de dizer: “banana e uva”. Ou seja, ele deverá armazenar a seqüência na memória de curto prazo e depois não repetir exatamente as palavras na mesma ordem, mas as palavras que fazem parte daquela categoria que foi especificada pelo pai ou pela mãe. Você pode também adicionar uma variação. Caso seu filho esteja se saindo muito bem e respondeu “banana e uva”, pergunte em que categoria poderia classificar as outras palavras. A criança, em vez de enquadrar as palavras em uma categoria, terá de dizer a categoria das palavras que restaram da seqüência. É uma atividade interessantíssima, e você pode criar listas e mais listas, aumentando a seqüência, para treinar a categorização semântica.

Espero que tenham gostado das dicas que selecionei para a sua viagem. Se você costuma praticar atividades de memória ou categorização semântica, comente conosco. Nós vamos selecionar as melhores dicas para uma publicação no Facebook. Quem sabe gravarei um vídeo comentado as dicas dos pais que acompanham o blog Como Educar Seus Filhos.

No próximo vídeo, o professor Robson Furlan, especialista em ginástica artística, vai passar algumas dicas de atividades que os pais poderão praticar com seus filhos ao ar livre: na praia, na quadra, no gramado. Não deixe de ver o próximo vídeo.

Fiquem com Deus e uma boa viagem!


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *