Brincadeiras Criativas com Palitos de Fósforo

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabia que palitos de fósforo podem proporcionar mais divertimento a seu filho do que brinquedos complicados e caros? E são um ótimo estímulo à imaginação produtiva!

Você sabia que uma caixa de fósforos pode muitas vezes proporcionar mais divertimento ao seu filho do que brinquedos complicados e caríssimos?

Palitos de fósforo estimulam a imaginação produtiva das crianças, que, aproveitando seus conhecimentos, criam cenas, personagens, animais, flores, estrelas, e assim por diante.

As crianças adoram agrupar esses pauzinhos das mais diferentes formas, manipulando-os; além de exercitar, é claro, a coordenação motora fina, elas podem, por exemplo, desenvolver a capacidade de resolver problemas, treinar a memória e as capacidades cognitivas de comparar, analisar e sintetizar.

Você quer alguns exemplos disso?

Pois bem, você vai convidar seus filhos, por meio de algumas atividades, a brincar com palitos de fósforo das mais diferentes maneiras.

1ª Atividade: Apresente simplesmente a seu filho um modelo pronto, desenhado ou feito de palitos de fósforo; em seguida, peça para seu filho imitar esse modelo, utilizando também palitos de fósforo.

Note que, para imitar o modelo, a criança precisa observá-lo com muita atenção, mantê-lo na memória, analisar as partes que o compõem, e assim por diante.

2ª Atividade: Usando palitos de fósforo, você pode fazer 2 desenhos – um completo, que servirá de modelo a seu filho, e outro incompleto; em seguida, peça para seu filho observar o modelo e, levando esse modelo em consideração, completar o desenho incompleto.

Caso seu filho não precise de um modelo, você pode simplesmente fazer um desenho incompleto e pedir, em seguida, para que ele o complete.

3ª Atividade: Se você quer trabalhar simetria, por exemplo, com seu filho, basta fazer um desenho como este, usando fósforos, e pedir para seu filho completar a outra metade de forma simétrica.

4ª Atividade: Que tal deixar seu filho criar seus próprios desenhos com palitos de fósforo? Essa é outra opção muito interessante. Mas, se a criação livre não fluir bem, você pode lhe dar sugestões: “Filho, usando esses palitos de fósforo, por que você não constrói uma escada, uma cruz, um chapéu de cone?”.

5ª Atividade: Para crianças que estão aprendendo a ler e a escrever, nada melhor do que desenhar com palitos algumas das letras do alfabeto, como a, e, i, f, m, n, p, z etc.

6ª Atividade: Para crianças mais velhas, existem os famosos desafios, como “mova apenas 3 palitos para fazer com que o peixe nade na direção oposta”, por exemplo.

Também para crianças mais velhas, recomendo o artigo, que foi publicado no blog Como Educar seus Filhos, Aprendendo a Desenhar com Fósforos e Palitos. Nele há ilustrações que servirão de modelo para que as crianças disponham os fósforos ou palitos a fim de compor objetos de uso, bichos, personagens de contos de fada, ou da vida cotidiana, e até cenas inteiras.

Antes de encerrar este vídeo, quero deixar uma dica para pais de crianças pequenas: se seu filho ainda não consegue manipular palitos de fósforo, basta substituí-los por palitos de sorvete.

Então é isso, espero que você tenha gostado das dicas deste vídeo.

Fique com Deus e até a próxima.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

1 comentário


  1. Professor, que alegria foi ver este vídeo! Tenho 77 anos e quando criança minha tia-avó me ensinava a brincar com palitos de fósforo. Lembro-me bem de uma espécie de pirâmide que montava com palitos. Detalhe: minha tia-avó, era analfabeta. Era a nossa contadora de história também.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *