Cada Livro em seu Lugar: Organizando os Livros das Crianças

Tempo de leitura: 4 minutos

Livros infantis são a porta de entrada das crianças no universo literário. Os livros devem estar presentes na vida dos pequenos assim como as brincadeiras. Por isso é importante não apenas reservar um momento do dia para a leitura em voz alta, mas também permitir que eles peguem e manuseiem seus livros por conta própria.

Contudo, assim como acontece com os brinquedos, você já deve ter encontrado livros perdidos em locais inusitados da casa, como debaixo do sofá, em meio às roupas no armário, na despensa ou até na geladeira. Se situações semelhantes já aconteceram na sua casa, talvez seja hora de respirar fundo e chamar as crianças para organizar os livros de uma forma eficiente e que faça sentido para todos.

O primeiro passo é reunir todos os livros em um único lugar. Sentem-se, por exemplo, no chão da sala e separem os títulos, um a um, em duas pilhas: livros que desejam manter e livros em que as crianças não têm mais interesse. Esses últimos podem ser doados a bibliotecas, escolas e ONGs ou mesmo trocados e vendidos em feiras de livros e sebos. Lembre-se, por mais amor que tenhamos aos livros, é importante realizar esse exercício de desapego junto com seus filhos. Desse modo, haverá mais espaço para abrigar novos livros!

Agora, já separada a pilha de livros que vocês pretendem manter, é hora de organizá-los. Existem inúmeras maneiras de fazer isso. Ordenar por ordem alfabética conforme o título ou o autor, por gênero, por assunto, por tamanho… Escolha o critério de organização e mãos à obra!

Para manter a organização em dia, coloque os livros em locais a que as crianças tenham fácil acesso. Ensine-as a retirar os livros do lugar e, depois de usá-los, guardá-los de volta.

Neste artigo, trouxemos algumas opções para a organização dos livros dos pequenos.

Organize por autor. Quando notamos que a criança tem paixão por um determinado livro, é muito comum que passemos a colecionar títulos de um mesmo autor. Nesse processo, ela se familiariza com o estilo do autor, a forma única como constrói seu texto, realiza descrições, emprega figuras de linguagem, cria ambientes, desenvolve seus personagens… Encontrar os títulos de um mesmo autor todos juntos na estante facilita bastante as coisas. Por isso, organize os livros pondo nome ou sobrenome do autor – fica a seu critério – em ordem alfabética.

Organize por categoria. Outra boa opção é organizar os livros por categoria ou área do conhecimento. Separe os livros para bebês dos demais. Reserve um canto para os livros com imagens de animais e plantas, outro para os livros de atividades e de colorir, outro para os livros de artes plásticas e música. Os livros de literatura podem ser dispostos todos juntos, mas organizados por gênero: poesia, narrativa (conto, fábula, crônica, etc.), teatro, etc..

Organize por prioridade. Com a quantidade de livros espalhados por todos os cantos da casa, deve ser difícil recordar quais já foram lidos e quais não. Diante da pilha de livros que vocês pretendem guardar, pode-se dividi-los em duas: lidos e não lidos. Coloque os livros que já foram lidos em locais acessíveis às crianças (uma cesta no chão ou numa prateleira baixa, por exemplo) e separe os livros que ainda não foram lidos para sessões futuras de leitura em voz alta.

Organize por preferência. Com o hábito de ler diariamente para seu filho, é provável que você já tenha observado as preferências dele por um ou mais assuntos. Incentivar a criança a saber mais a respeito de um tema de que ela gosta é uma excelente maneira de estimular o hábito da leitura, assim como também um modo eficaz de fazê-la perceber que a leitura é fundamental na aquisição de conhecimento.

Seu filho pode ter tido a fase de adorar insetos, répteis, dinossauros, princesas, contos de fadas e animais. São essas “fases” que muitas vezes vão formando as coleções de livros de um determinado assunto. Organizar por assuntos de preferência pode ser uma ótima opção para facilitar a escolha no momento da leitura em voz alta.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *