DE NOVO, DE NOVO!

Tempo de leitura: 3 minutos

Por que as crianças querem ouvir sempre as mesmas histórias? O que fazer para introduzir a leitura de novas histórias na rotina de seu filho? Confira este vídeo e saiba as respostas para essas perguntas.

Sei que você às vezes fica entediado quando seus filhos pedem para você ler novamente as mesmas histórias. Já gravei um vídeo falando sobre a previsibilidade, mas hoje quero destacar outros aspectos. Também vou passar uma dica para você contornar essa situação, sobretudo quando deseja introduzir novas histórias na rotina de seu filho.

Por que as crianças pedem para os pais lerem várias vezes a mesma história? Isso acontece porque crianças pequenas não têm uma memória assim tão robusta. Elas não são capazes de se lembrar de todos os trechos da história. Ao ouvirem novamente uma mesma história, percebem que aquilo é algo familiar, além de se surpreenderem com a narrativa porque coisas inesperadas acontecem. Isso acaba mantendo o interesse das crianças pelas histórias, o que se reflete neste pedido: “De novo! Leia de novo, de novo!”.

Você precisa entender que as crianças pequenas, embora muitas vezes não entendam a maioria das palavras, estão atentas à sua voz. Isso mesmo! Elas gostam da voz dos adultos, sobretudo da cadência e do ritmo empregados durante a leitura em voz alta. Não se preocupe, pois a criança não ficará entediada ouvindo a mesma história várias vezes.

E quando você quer introduzir novas histórias na rotina de seu filho, mas ele só quer a mesma história? O que fazer nessa situação? Algo muito simples: faça um rodízio de livros no cantinho da casa destinado à leitura em voz alta. Você pode deixar de três a cinco títulos à disposição de seu filho e, na semana seguinte, manter o título de que seu filho mais gosta, substituindo os outros. Com isso você o fará ter interesse por outras histórias.

Por falar em leitura em voz alta, você sabe que ela é uma etapa importantíssima no processo de pré-alfabetização. Portanto, se você tem interesse em saber como introduzir seu filho de forma segura e divertida no processo de alfabetização, acompanhe a próxima Jornada da Alfabetização em Casa. Uma jornada totalmente gratuita, 100% online. Para participar basta cadastrar seu email.


Acesse abaixo a versão em áudio e faça o download para poder ouvir as dicas e atividades do prof. Carlos sempre que desejar.

Assine nosso super-mega-chique podcast no iTunes e receba nossos conteúdos em áudio, para escutar as dicas no carro ou em casa, pelo celular. Assine diretamente em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. É 100% gratuito. Se você quiser assinar pelo iphone, basta acessar o app “Podcasts”, que vem instalado no aparelho, e procurar por “Como Educar seus Filhos”. Caso você use Android, basta baixar o app Podcast Addict no Google Play e também fazer a busca por “Como Educar seus Filhos”. Além de publicarmos as versões em áudio de nossos conteúdos, produziremos conteúdos exclusivos para o podcast. Assine e deixe um review!


Se gostar do vídeo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, comente aqui embaixo!

Se quiser receber em seu email nosso ebook ‘As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa’ clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *