Evite que seu Filho Apele à Adivinhação na Hora de Ler

Tempo de leitura: 2 minutos

Seu filho de 2 a 6 anos é capaz de notar pequenas diferenças entre imagens parecidas? Veja uma maneira de ajudá-lo a desenvolver essa habilidade necessária para aprender a ler.

Antes de aprender a ler, as crianças precisam perceber pequenas diferenças entre palavras distintas ou muito parecidas. Isso é muito importante para que elas não apelem à adivinhação – uma prática totalmente desaconselhada na aquisição da leitura. É por isso que atividades que encorajem a observação e a descrição de detalhes são muito importantes para as crianças.

Pensando nisso, neste vídeo vou ensinar a você uma atividade que para nós, adultos, pode parecer muito simples, mas que para as crianças não é tão simples assim.

O nome da atividade é Qual é a diferença?

Você vai convidar seu filho a descobrir diferenças entre pares de imagens parecidas, o que vai aprimorar a capacidade de observação e memória visual dele.

Então passemos ao exercício:

Numa folha de papel faça um desenho simples, ou simplesmente copie um desenho de um livro de colorir. Em outra folha repita o desenho modificando um detalhe do original e depois peça para seu filho descobrir a diferença entre os dois desenhos.

Um detalhe importante: no começo, a diferença entre os desenhos tem de ser algo bastante evidente para as crianças.

Então, se você desenhar, por exemplo, um cachorro, desenhe um cachorro com rabo e outro sem rabo; um cachorro com focinho e outro sem focinho.

Com o passar do tempo, dificulte a atividade desenhando um bebê sorridente e outro triste, ou espantado, ou inserindo duas, três, quatro ou mais diferenças.

Tudo isso pode parecer bastante simples para nós, mas nem sempre o é para as crianças.

Então é isso, espero que você tenha gostado da dica.

Fique com Deus e até a próxima.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *