Poesias para Memorizar e Recitar: 13 Indicações para as Crianças

Tempo de leitura: 6 minutos

A memorização de textos literários seletos é uma das atividades mais benéficas para o desenvolvimento lingüístico da criança. Dentre os muitos benefícios dessa prática, estão o enriquecimento do vocabulário, a absorção de estruturas sintáticas mais complexas, o fortalecimento da memória e da imaginação e, de quebra, o treino na arte de falar em público, por meio da prática da recitação dos poemas memorizados.

Mas o que memorizar? Em primeiro lugar, textos de que seu filho goste. Textos bem-humorados com rimas e repetições costumam fazer sucesso entre as crianças. Por essa razão, fizemos uma seleção quase exclusivamente de textos poéticos. Para as crianças mais velhas, contudo, é muito benéfica a memorização de trechos de prosa e teatro, de aforismos, provérbios e listas. Aproveite os momentos de leitura em voz alta para ir descobrindo as preferências de seu filho, a fim de selecionar um material que o agrade.

Sugerimos abaixo uma série de obras que você poderá levar em conta na hora de decidir por onde começar. Indicamos faixas etárias para a memorização, considerando as temáticas abordadas nos textos, sua extensão, etc. Mas obviamente você não precisa se prender a essas indicações.

Poesias e histórias rimadas

“Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles

Faixa etária indicada: a partir de 2 anos e meio

Este clássico traz poemas curtos, com temática leve e próxima do mundo da criança. Muito rica em aliterações, jogos de palavras e rimas  e explorando uma ampla gama de fonemas, a obra é muito utilizada tanto nas escolas quanto por famílias que alfabetizam em casa.

“Poemas para brincar”, de José Paulo Paes

Faixa etária indicada: a partir de 2 anos e meio

Com uma linguagem simples, este livro convida a criança a brincar com as palavras, seus sons e sentidos, pois “quanto mais se brinca com elas/ mais novas ficam. / Como a água do rio / que é água sempre nova. / Como cada dia / que é sempre um novo dia. / Vamos brincar de poesia?”

“Poemas da mentira e da verdade”, de Luisa Ducla Soares

Faixa etária indicada: a partir de 2 anos e meio

Com poemas bem-humorados sobre temas pertinentes ao universo infantil, a autora portuguesa capta bem a imaginação fértil das crianças. O uso de algumas palavras mais correntes em Portugal oferece uma ótima oportunidade de ampliação do vocabulário.

Fábulas de La Fontaine em verso

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

Recomendamos a edição em três volumes “Fábulas de La Fontaine”, ilustradas por Gustave Doré, da editora Logos. A edição conta com tradutores como Bocage, Barão de Paranapiacaba, Couto Guerreiro, Filinto Elisio etc. As traduções de Bocage, particularmente, são mais fluidas. A editora Martin Claret elaborou uma versão reduzida desta coleção, que se encontra com certa facilidade nas livrarias. Há também a edição da Editora Revan, “Fábulas de La Fontaine”, uma breve antologia traduzida por Ferreira Gullar.

“Poesias infantis”, de Olavo Bilac

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

Os poemas exploram temas associados ao mundo natural (o sol, as flores, as estações do ano) e valores que devem ser cultivados na infância (o amor à pátria, ao trabalho, à virtude etc.), na intenção de “educar o ouvido da criança e dar-lhe o amor da harmonia e da cadência”.

“O menino poeta”, de Henriqueta Lisboa

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

Segundo Nelly Novaes Coelho (Dicionário Crítico da Literatura Infantil/Juvenil Brasileira, 2a ed., INL, 1984, p. 328), neste livro a poeta mineira “sonda o poético latente no espírito da criança”, muitas vezes explorando uma sensibilidade mais adequada ao adulto, podendo, entretanto, agradar igualmente aos pequenos.

“Pé de Pilão”, de Mário Quintana

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

Trata-se do grande sucesso infantil de Mário Quintana. Segundo Érico Veríssimo, autor do prefácio, “o livro é bonito, divertido, faz a gente rir e querer saber ‘que é que vem depois…’”

“Viagem numa peneira”, de Edward Lear

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

Livro de limeriques – um tipo de poema de cinco versos – que trazem toda a fantasia do nonsense inglês, um estilo muito apreciado pelas crianças, por lidar com situações absurdas.

“O mundo da criança, vol. 1: Poemas da primeira infância”

Faixa etária indicada: a partir de 2 anos e meio

Enciclopédia fora de circulação, podendo ser encontrada em sebos, cujo primeiro volume traz uma seleção de parlendas, cantigas de roda e poemas para crianças.

“Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades”, organizado por Harold Bloom

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

O crítico literário estadunidense reuniu, nesta coleção, poemas e histórias em prosa de grande valor literário para crianças e adultos. A edição brasileira (editora Objetiva) conta com 04 volumes, uma para cada estação do ano.

“O livro das virtudes para crianças”, organizado por William J. Bennett

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

A coletânea traz poemas e textos em prosa que abordam virtudes como a coragem, a responsabilidade, a compaixão. Leitura agradável, com várias opções de textos para memorizar.

Parlendas

Faixa etária indicada: de 2 anos e meio a 6 anos

Parlendas são rimas infantis, geralmente curtas e bem-humoradas, que podem ser utilizadas, por exemplo, como acompanhamento de brincadeiras (“um, dois, feijão com arroz / três, quatro, feijão no prato” etc.). Se seu filho resiste em memorizar poesias, tente começar com algumas parlendas; posteriormente, retome a memorização de poesias.

Salmos

Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

Memorizar os salmos é uma prática tradicional de grande importância não só para a formação moral e religiosa das crianças cristãs, mas também para a formação literária, uma vez que a tradição bíblica é referência dos escritores clássicos do Ocidente.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

1 comentário


  1. Maravilhoso! Era justamente o que vinha procurando. Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *