Seu Filho de 7 Anos ainda Tropeça na Leitura? Saiba o Motivo

Tempo de leitura: 4 minutos

Seu filho de 7 anos ainda tropeça na leitura apesar de você saber que ele é perfeitamente capaz? Essa é uma inquietação frequente entre os pais. O problema não está na capacidade dos pequenos. A grande maioria de nossas crianças é perfeitamente capaz de ter, por exemplo, um alto desempenho em leitura. Mas onde então está o problema? É sobre isso que eu falo no vídeo de hoje. Assista!

Hoje vou responder a uma inquietação muito recorrente aqui no blog. Pais, com muita frequência, enviam mensagens dizendo: “Meu filho tem 6, 7, 8 anos e ainda não consegue ler. Por que isso está acontecendo?”.

Bom, para tratar especificamente sobre o assunto, quero dividir com vocês uma mensagem que recebi de um pai cujo filho de 7 anos não apresentava um alto desempenho nas disciplinas escolares, não conseguia ler de forma adequada, não compreendia textos, tinha problemas em outras áreas, como matemática, música. O pai estava tão preocupado que resolveu levá-lo a vários especialistas. Depois de muitas consultas e exames, chegou à conclusão de que seu filho era saudável e não tinha nenhum problema. Foi então que ele começou a desconfiar que todo o problema estava nos métodos adotados pelas escolas, na forma como as escolas conduzem o processo de alfabetização e ensino.

Mas não foi isso que me chamou a atenção na mensagem dele, e sim o que ele escreveu no fim: “Prof. Carlos, embora meu filho não atinja os resultados esperados nessas disciplinas, com toda sinceridade, eu sinto que ele é capaz”. Pois bem, esse pai disse “meu filho é capaz” e tem toda razão, realmente o filho dele é capaz. Mas será que o filho é hábil?

O que eu quero dizer com isso?

Existe uma diferença importante entre capacidade e habilidade.

As crianças são capazes sim! Seus filhos? São capazes. Mas será que eles são hábeis? Nós possuímos capacidades de forma natural. Por exemplo: nós temos a capacidade da atenção, a capacidade de percepção etc. As capacidades fazem parte de nosso patrimônio biológico e, até certo ponto, não precisam de aprendizagem para se desenvolver. Já as habilidades são adquiridas por meio de instrução, por meio de exercícios e reúnem certas capacidades que são depois aplicadas a um material específico. Por exemplo: tratando-se de leitura, nós sabemos que a habilidade que transforma uma pessoa em um leitor hábil é a de identificação automática de palavras. Para adquiri-la, a criança precisa praticar uma série de atividades, uma série de exercícios de consciência fonológica. Eu menciono alguns desses exercícios no e-bookAs 5 Etapas para Alfabetizar Seus Filhos em Casa”, você pode baixá-lo no nosso blog.

É evidente que as crianças só terão um alto desempenho em leitura adquirindo antes habilidade de identificação automática de palavras. Para isso, elas precisam passar por uma série de atividades que lhes dará essa habilidade central para um alto desempenho em leitura.

O  que acontece hoje nas escolas?

Infelizmente, as crianças, que são dotadas de capacidades, não estão recebendo um treinamento adequado para aplicá-las a um determinado objeto, a um determinado material. Ou seja, as crianças não adquirem as habilidades necessárias para ter um alto desempenho em leitura, escrita, cálculo, e assim por diante.

É sua missão proporcionar aos seus filhos a aquisição dessas habilidades. Qual seria a dica de hoje?

É a seguinte: antes de pensar nos conteúdos que seu filho aprenderá, analise quais serão as habilidades específicas para a aprendizagem desses conteúdos. Por exemplo, na leitura a criança precisa adquirir tal habilidade, na matemática esta outra, e assim sucessivamente. Há capacidades gerais e capacidades específicas; as habilidades são específicas. Cada material exige um tipo de habilidade. Então, muitas vezes as crianças utilizarão capacidades mentais gerais, mas todo material e todo conteúdo exigirão capacidades específicas e habilidades específicas.

Você precisa, então, averiguar se os programas, os métodos permitem à criança adquirir essas habilidades. Caso contrário, ela não terá sucesso em leitura, escrita, cálculo etc.

Seu filho é capaz? Sim! Mas será que ele é hábil? Cabe a você, então, analisar e proporcionar ao seu filho as habilidades exigidas pelas disciplinas.


Faça o download da versão em áudio e ouça essa dica quando quiser!

Assine nosso podcast no iTunes e receba gratuitamente nossos conteúdos em áudio. Assine em seu computador pelo link bit.ly/cesf-podcast. Siga-nos e deixe um review!


Participe da Jornada da Alfabetização em Casa. Acesse: https://goo.gl/LEV3Hd e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 200.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

21 Comentários


  1. Puxa vida não consigo baixar…. abri várias abas… queria muito esse de alfabetizar o filho em casa… Meu filho tem 07aninhos e Não ler!

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Sandra.

      Você já se inscreveu em nossa “5ª Jornada da Alfabetização em Casa”? É um evento online e gratuito, nele você poderá conhecer um pouco mais do método que o Professor recomenda e do nosso curso “Ensine seus filhos a ler – Pré-alfabetização”.

      O cadastro pode ser feito através deste link: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/5jac

      Abraços!
      Pâmela Arumaa
      Suporte

      Responder

  2. Olá, meu filho tem 8 anos e está na 3ª série. Ele até lê bem, o problema dele é preguiça. Ele não gosta de ler nem a pergunta pra poder responder o dever de casa. O que eu posso fazer pra ele se interessar pela leitura?

    Responder

  3. Parece que foi para mim esse título. Minha filha tem 7 anos, está no 2o ano e ainda não tem fluidez na leitura. Essa dificuldade afeta sua escrita e seu entendimento dos textos e enunciados que lê. Estou ansiosa à espera da jornada e também do curso. Espero que cheguemos ao final do ano tendo superado essa fase.

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Torço para que sim, Bianca. Com dedicação vocês irão superar esta fase.

      Contem conosco.

      Nos vemos na Jornada.

      Abraços.

      Responder

  4. Meu filho tem cinco anos,estuda o nível dois e não consegue juntar as palavrinhas… conhece as letras mas .não. lê.. gostaria de uma ajuda,orientação sobre isso.O quw fazer para ajudá -lo

    Responder
    1. Pamela Arumaa

      Olá, Tamyres!

      Você já fez o download gratuito de nosso e-book? Creio que ele lhe auxiliará. O link está disponível na parte superior do blog. ?

      Você também pode se cadastrar gratuitamente para a 5ª Jornada da Alfabetização em Casa, através do link: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/5jac

      Conte conosco!

      Responder

  5. Meu filho já vai completar sete anos agora em abril e ainda não lê o que é devo fazer,como posso ajuda-lo

    Responder
    1. Pamela Arumaa

      Olá, Francisca!

      Você já fez o download gratuito de nosso e-book? Creio que ele lhe auxiliará. O link está disponível na parte superior do blog. 😉

      Você também pode se cadastrar gratuitamente para a 5ª Jornada da Alfabetização em Casa, através do link: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/5jac

      Abraços!

      Responder

  6. Olá Carlos
    Meu filho tem 6 anos e a escola trabalha o método fônico
    Ele já tem a consciência fonológica, mas apresenta dificuldades em juntar as sílabas e fazer a leitura
    Como eu ensino “nha, nho, nho” por esse método
    Estou ansiosa, preocupada com meu filho…
    Ele já estuda com esse método desde o 4 anos…
    Vc pode me ajudar?
    Aguardo respostas

    Responder
    1. Pâmela Arumaa

      Olá, Élita.

      Sugiro que se cadastre na “5ª Jornada da Alfabetização em Casa”, um evento online e gratuito, e conheça um pouco mais do nosso método: http://www.comoeducarseusfilhos.com.br/5jac

      Creio que ela lhe auxiliará a identificar qual etapa do processo não foi trabalhada de forma eficaz.

      Abraços.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *