Treine a Memória e a Atenção de Seu Filho com este Jogo

Tempo de leitura: 3 minutos

Este simples joguinho é uma forma de trabalhar a escuta, a atenção e a memória auditiva de curto prazo.  Ele pode ser feito praticamente em qualquer lugar e situação: em casa num momento de ócio, na rua, na sala de espera do médico, na casa da avó, etc. Você não vai precisar de nenhum material específico. Basta usar o que tem por perto.

Como jogar

1. Diga à criança que vocês vão jogar um jogo muito divertido, chama-se “3 coisas”. “Você precisa prestar bastante atenção e fazer tudo o que eu disser. Eu vou pedir para você fazer 3 coisas. Essas 3 coisas têm de ser feitas exatamente na seqüência que eu pedir. A primeira coisa primeiro, a segunda coisa em segundo lugar e a terceira em terceiro lugar. Entendeu?” Essas três coisas não têm necessariamente de ter ligação entre si.

2. É hora de fazer a lista de atividades. Um exemplo: “1): Ponha as mãos na cabeça. 2) Vá até a cozinha, abra a gaveta e pegue uma colher. 3) Venha correndo até aqui e me entregue a colher. (Repita os comandos) Preparado? Um, dois e já!” Fale bem devagar e repita a lista. A repetição é necessária para a criança memorizar tudo e na ordem correta.

3. Para a criança se lembrar da ordem, é interessante que, ao cumprir cada item da lista, ela diga em voz alta o número correspondente (1, 2 ou 3).

4. Comece apenas com 3 itens e repita a atividade algumas vezes, variando aquilo que pede para seu filho fazer.

5. Quando observar que já está muito fácil para ele, aumente o número de itens para 4, 5, 6, 7, 8…. – e o nome do jogo passará a ser “4 coisas”, ou “5 coisas”, etc. Por isso, este jogo também serve para crianças maiores, que se sentirão desafiadas a memorizar os comandos com vários itens e fazer tudo na ordem certinha.

Algumas variações

Brincando em grupo. Se você tem mais de um filho – ou está recebendo primos ou amigos de seu filho em casa -, uma boa idéia é realizar a atividade em grupo. Prepare uma seqüência diferente para cada criança. Coloque-as em fila e diga para cada uma esperar sua vez de brincar.

Usando o jogo para animar a criança a fazer algo que resiste em fazer. Você também pode adaptar o jogo e usá-lo para seu filho fazer alguma coisa que costuma enrolar para fazer, como, por exemplo, arrumar os brinquedos, colocar roupas sujas no cesto, guardar lápis espalhados pelo chão, escovar os dentes ou ir para a cama: “Filho, vamos brincar de “4 coisas”? Preste atenção. 1) Vá até o banheiro pulando como um coelhinho. 2) Pegue sua escova de dentes e a pasta. 3) Escove os dentes devagar e com bastante cuidado. 4) Volte para cá e coloque a mão no queixo. (Repita os comandos) Preparado? Um, dois e já!” Outra opção: “1) Pegue um lápis amarelo e guarde no estojo. 2) Guarde um lápis azul. 3) Guarde um lápis vermelho. 4) Guarde um lápis preto. (Repita os comandos) Preparado? Um, dois e já!

Treinar a memória auditiva de curto prazo é muito importante para seu filho de 2 a 6 anos, que está se preparando para a alfabetização ou que já está sendo alfabetizado. Confira outras brincadeiras para exercitar a memória auditiva: Exercite a memória auditiva de seu filho com 3 atividades simples; Atividade divertida para a memória de seus filhos +PDF.

Use a criatividade e aplique este jogo no seu dia-a-dia. Além de treinar a memória e a atenção de seu filho, ele também é um instrumento incrível para contornar a resistência a obedecer com a qual os pais convivem diariamente.


Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

Receba em seu email nosso ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa”, um guia completo e totalmente gratuito para introduzir seus filhos no universo da Alfabetização. Clique aqui: https://goo.gl/FDS4xU.

10 Comentários


  1. Meu filho Micael Cruz tem 4 anos…to amando as excelentes dicas e praticado com meu Anjo…ele ama muitoooo…kkkkkk

    Responder

  2. Prof. Carlos sempre nos revelando dicas preciosas. As vezes até já sabemos e brincamos mas da forma com que vc expõe vemos o processo lúdico e como isso auxilia no desenvolvimento das nossas crianças . Obrigafa Prof. 😍

    Responder

  3. Tenho um leve receio de ao invés da colher, a criança pegar uma faca e voltar correndo. rsrs

    Responder

  4. Ola! Sou pedagoga e psicopedagoga atuante. Gosto muito das suas postagens tem nos ajudado grandemente. Ainda não tenho netos, por isso aproveito e trino com os alunos. Parabéns e obrigada por contribuir com: “Como educar seus filhos”.

    Telma Bezerra.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *