Uma Habilidade para Desenvolver Antes de Aprender a Ler

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste vídeo, para que você comece a aquecer os motores para a 8ª Jornada da Alfabetização em Casa, quero chamar sua atenção para uma habilidade muito importante que precede o aprendizado formal da leitura e da escrita: a consciência do impresso.

Por que quero chamar sua atenção para isso? Porque antes de aprender a ler, a escrever, as crianças precisam adquirir, progressivamente, algumas noções sobre leitura e escrita e também algumas habilidades que vão prepará-las para a alfabetização formal. A consciência do impresso é uma dessas habilidades. Neste vídeo você vai entender o significado da expressão consciência do impresso e conhecer algumas atividades muito simples que vão auxiliar seu filho a adquirir e aprimorar essa habilidade tão importante.

Na preparação para a alfabetização a criança precisa perceber que há uma relação entre linguagem oral e linguagem escrita. Ela precisa perceber que palavras impressas em livros, jornais, revistas, dizeres em panfletos, placas e assim por diante são representações da linguagem oral. Consciência do impresso nada mais é do que perceber a relação existente entre a linguagem oral e a linguagem escrita. Ter consciência do impresso é saber também como a leitura de um livro funciona: como manusear corretamente um livro, localizando capa, lombada, contracapa, distinguindo início e fim de cada página e sabendo que a leitura se faz de cima para baixo, da esquerda para a direita, em linhas sucessivas, ou seja, entendendo regras básicas que regem a direcionalidade da leitura e da escrita. As crianças precisam também saber que as palavras são compostas por seqüências de letras e separadas por espaços vazios. Enfim, as crianças precisam aprender tudo isso. Esses são alguns exemplos da consciência do impresso. Há outros, mas destaquei os principais.

Por que as crianças precisam adquirir tal habilidade antes da alfabetização formal? Porque com o passar do tempo as crianças começam a entender que a escrita é útil, presta-se à comunicação, e assim passam a se interessar por ela.

Agora que você já entendeu a importância da consciência do impresso, passemos então para as atividades.

Primeira atividade: leitura em voz alta. Você precisa ler com freqüência para seus filhos, porque só assim eles perceberão com mais facilidade a relação entre linguagem oral e linguagem escrita. Certo?

Segunda atividade: apresentação das partes do livro. Antes de ler em voz alta para seus filhos, apresente as partes do livro: capa, contracapa, lombada, título, nome do autor, ilustrador e assim por diante. Já falei sobre isso várias vezes aqui no blog.

Terceira atividade: ao ler em voz alta para as crianças não se esqueça de passar o dedo indicador embaixo das palavras para que elas percebam a direcionalidade da escrita, percebam que tudo está acontecendo de cima para baixo, da esquerda para a direita, em linhas sucessivas e assim por diante.

Quarta atividade: depois de adotar essas práticas ao longo de dias ou semanas, confira como anda o desenvolvimento dessa habilidade. Faça testes periódicos com o seu filho para saber se ele está adquirindo uma consciência inicial do que são leitura e escrita, de como são feitas e para que servem. Entregue um livro para seu filho e peça para apontar a capa, a contracapa, a lombada, para que mostre o título, nome do autor, nome do ilustrador do livro, que mostre alguma ilustração ou por onde ele deve começar a ler e assim por diante.

São essas as atividades. Por fim quero destacar algo muito importante: todas essas noções são muito simples, mas não são intuitivas. Crianças com pouco ou nenhum contato com livros terão, no futuro, muita dificuldade para perceber essas coisas que nos parecem óbvias.

Se você gostou do tema, quero fazer um convite muito especial a você. Do dia 11 ao dia 15 de setembro, o blog Como Educar seus Filhos promoverá a 8ª Jornada da Alfabetização em Casa, um evento online e totalmente gratuito, no qual transmitirei a você dicas simples, práticas e divertidas para que você introduza seus filhos de maneira segura no universo da alfabetização. Para participar basta cadastrar o seu e-mail.

Então é isso, fiquem com Deus e até a próxima.


Participe da 8ª Jornada da Alfabetização em Casa. Cadastre-se e faça parte desse evento online e gratuito que já transformou a vida de mais de 100.000 famílias!

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo!

1 comentário


  1. Gostaria de agradecer pelas dicas aqui compartilhadas. Vou colocá-las em prática com minhas filhas. Muitíssimo obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *